Podcast criado por amantes da Nintendo e do seus jogos. Nele você encontrará notícias, curiosidades, humor e muito mais sobre todo o universo Nintendo.

Untitled Goose Game – O jogo do Ganso e suas confusões

0

Eu não sei qual a sua realidade, onde você nasceu ou vive, mas eu sou do interior de Minas Gerais e lidar com a realidade rural é algo muito comum em minha região. Dentro dessa realidade existe um animal que nas fotos parece ser um dos animais mais fofos e belos de uma fazenda mas na verdade esse ser não é nada amigável. Estamos falando do Ganso.

Quando for em uma fazenda e ficar sabendo que lá existe algum ganso, tome muito cuidado pois ele pode tornar a sua vida um inferno. Ok, mas porque falar disso? Pelo simples fato que alguém teve a brilhante ideia de criar um simulador de Ganso! Sim, é isso mesmo, estamos falando de “Untitled Goose Game”.

Untitled Goose Game - O jogo do Ganso e suas confusões

O que há de diferente nisso?

Simuladores exóticos não é algo tão inovador assim, já tivemos alguns com bastante sucesso no mercado como Goat Simulator. Porém Untitled Goose Game não te coloca apenas no controle de um Ganso, mas te coloca no controle de um Ganso endemoniado (para não falar uma palavra menos pesada para descrever a personalidade do ganso). É isso mesmo que você leu, o ganso que você controla tem como único objetivo perturbar toda a vizinhança numa pequena cidade inglesa.

Seguindo um estilo “stealth” irreverente, o jogo te coloca num cenário charmoso, num estilo cartunesco e minimalista, sob o controle do ganso  que deve completar uma série de tarefas que basicamente são tópicos para infernizar os moradores da cidade. Com atividades das mais variadas como montar um piquenique a trancar um lojista na garagem, o jogo se desenrola nas passagens do ganso pelas regiões da cidade causando altas confusões (Sim, o jogo é sessão da tarde total!)

A história do jogo não é algo muito bem explicado, você só vai conseguir entender o real sentido da sua jornada quando completa ela (pelo menos foi assim comigo). Não vou revelar aqui qual o sentido (apesar de que isso não iria fazer diferença nenhuma na experiência de jogo, pois o charme não está no objetivo real mas sim em perturbar todo mundo rsrs)

Mas como é controlar um ganso?

Os controles são bem simples, com um botão de ação que te dá inúmeras possibilidades de interações  com o cenário e NPCs, além dos comandos básicos para correr, abaixar ou mesmo abrir as asas para assustar alguns personagens.

Vale ressaltar que, apesar da simplicidade dos controles, em alguns momentos senti que não é muito fácil controlar o protagonista. As vezes o controle é meio travado, mas depois de um tempo de jogo você acaba se acostumando, e até mesmo refletindo: “É um ganso gente, ele tem que andar meio torto mesmo”.

Untitled Goose Game - O jogo do Ganso e suas confusões

Mas o que realmente é o charme de “Untitled Goose Game” é o estilo stealth. Você não é necessariamente punido por suas atitudes, mas para realizar algumas tarefas (a maioria na verdade) você precisa saber muito bem o hábitos dos NPCs e tentar passar despercebido por eles e assim fazer suas bagunças. Sim, você vai conseguir fazer muita coisa só para brincar mesmo, jogando as coisas na água, fazendo raiva nos personagens, mas para avançar você vai ter que levar as tarefas a sério e se esconder bem para que não percebam o que você está tramando.

Desafiador… Mas nem tanto…

Desde o inicio do jogo você recebe uma lista de atividades excêntricas a serem cumpridas, e a medida que você realiza as tarefas outras áreas são liberadas. Vale aqui um comentário importante para acalmar o coração de alguns: O jogo está totalmente em PT BR, o que irá ajudar muito, uma vez que é preciso conhecer as tarefas para avançar no jogo. Ainda sobre as tarefas vale ressaltar que algumas são obrigatórias para seguir em frente, outras são opcionais (eu mesmo deixei algumas para trás, pretendo terminar esse texto e voltar a atazanar as pessoas para completar as tarefas).

Algumas tarefas são bem complicadas e que vão te fazer quebrar bastante a cabeça até conseguir imaginar como fazer o que está sendo pedido. Mas no geral as tarefas são bem fáceis e diretas, acredito que a maioria dos jogadores não terão dificuldades. Porém vale ressaltar que essa regra se aplica a história principal, pois após completar a jornada é liberada uma série de novas tarefas e, essas sim, são bem desafiadoras.

Porém…

Talvez o maior defeito de Untitled Goose Game seja o tamanho da sua jornada. Infelizmente ela é bem pequena, o que me deixou um pouco frustrado. Conforme disse anteriormente existe um pós game, mas são, na verdade, tarefas novas mas os cenários e personagens são os mesmos. Teria sido muito bom ter novas regiões e NPCs para tacar o terror, derrubar muitos objetos e esconder ferramentas. Talvez esteja ai uma possibilidade para outro jogo (sim, quero muito!)

Concluindo

Untitled Goose Game - O jogo do Ganso e suas confusões

Com uma premissa exótica e cenários muito bem feitos, Untitled Goose Game é um jogo indie muito charmoso e divertido. Apesar da história não ser tão longa e os controles serem um pouco travados de inicio, o jogo vai te proporcionar muitas risadas e um desafio moderado, levando em consideração o seu pós game.

83%
Muito bom

Com sua proposta irreverente e cativante Untitled Goose Game vai te dar uma jogabilidade divertida e descontraida

  • Gameplay
  • Diversão
  • Design
  • Soundtrack

Pena que o jogo principal é pequeno...

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...