Asphalt 9: Legends - Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado

Asphalt 9: Legends – Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado

Asphalt 9: Legends não é um jogo novo. Ele foi lançado em 25 de Julho de 2018 para plataformas mobile, mas acaba de ganhar sua versão para o Switch, lançada agora dia 8 de Outubro de 2019.

Desenvolvido pela Gameloft, a série Asphalt foi toda criada com as plataformas mobile em mente e, apesar de ter tido títulos para o 3DS e PSVita e ser adaptada também para computadores, chega agora somente aos consoles por meio do Nintendo Switch.

E por isso Asphalt 9, antes de ser um jogo de corrida, é um jogo de celular e por esse quesito o jogo fica devendo um tanto de coisa aos jogadores que esperam um bom jogo de corrida para a plataforma híbrida da companhia japonesa.

Asphalt 9: Legends - Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado
Micro-transações

De graça até injeção na testa

O maior ponto a favor do jogo é, sem dúvidas, o preço. Assim como sua versão para smartphones, Asphalt 9: Legends é um jogo de graça, ou como a Nintendo provavelmente chamaria: Free to Play. Não há custo nenhum para jogar, mas o dinheiro ainda vale muito dentro do jogo.

Como qualquer jogo de celular, é recheado de micro-transações. Com elas você pode conseguir um carro melhor sem precisar jogar diversas partidas atrás de cartas aleatórias necessárias para tais upgrades. Ou mesmo jogar quantas vezes quiser, já que os carros estão limitados a um número de “tanques de combustível” e cada partida requer um desses tanques, caso você não possua mais tanques disponíveis tem a opção de comprar novos, ou aguardar aquele tempo que vários jogos tem para recarregar os itens. Ou seja, é o tipo do Free to Play que se você gastar um dinheiro você sair lá na frente da largada.

Mas se você souber ignorar todo esse cash-grab, é um jogo divertido, mesmo para quem começa do zero e vai subindo no rankings e melhorando seus carros aos poucos.

Asphalt 9: Legends - Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado

Gráficos lindos, mas com UI mobile

Quando falamos em gráficos há dois pontos que destoam bastante no jogo. O jogo e o hub UI dele.

E o Hub deixa muito a desejar. Você logo percebe que ele é pensado no mobile, pois para você se mover por todas (e tem muitas) abas, seções e janelas de cada pedaço do jogo com os controles do joy-con ou pró-controller dá um trabalho, e muitas vezes você se perde. No modo portátil com touch screen fica tudo mais fácil, claro, aliás ele nasceu ali.

E é um hub cheio de coisa, tem botões na barra de cima, na barra de baixo, cada seção tem seus botões, há janelas pop-up aparecendo, mensagens por todo canto, indicações de notificação e novidades. Chega a ser barulhento sem nem precisar mudar ou aumentar a soundtrack padrão de jogos de corrida e esportes que todos conhecemos.

MAs em relação ao jogo em si, não há como negar, ele é incrível. As pistas e paisagens estão muito bem trabalhadas, os carros estão lindos e, por mais que a realidade aqui por vezes seja relativa, é um jogo com gráficos muito fiéis ao mundo real.

Uma coisa que por vezes pode atrapalhar a jogabilidade é que certas pistas você sente ter visto já muitas vezes. Não me entenda mal, a variedade de pistas até pode ser grande, mas muitas parecem iguais ou apenas versões diferentes, o que deixa um pouco tedioso quando você pega para jogar várias partidas em sequência.

Mas também tem o ponto a favor, de você acabar conhecendo melhor as pistas e conseguir se locomover e tirar o melhor proveito dos atalhos e rampas existentes no circuito.

Asphalt 9: Legends - Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado

Rampas, Stunts e 360º

E o que mais temos em Asphalt 9: Legends são atalhos e rampas. E por consequência os tantos stunts e 360º que o jogo te induz a fazer para uma partida ainda mais “divertida”.

E até que fica realmente, mas imagino porque muitos fãs de jogos de corrida não recebam isso com um sorriso no rosto. A ênfase do jogo por vezes acaba sendo maior em tentar um giro no ar, em fazer drifts, para assim ir subindo sua barra de nitro e poder dar boost no seu carro o mais vezes possível durante o jogo. O que pode garantir a corrida.

Mas claro que habilidade de correr e virar na hora certa também entram em jogo, afinal é um jogo de corrida e ele trás isso com ele. Qualquer um que já jogou algum jogo do estilo estará familiarizado e pode correr sem muitas preocupações desde o começo. Você ainda vai se divertir correndo mesmo que não utilize as rampas e o nitro (mas você vai utilizar eles).

Em Asphalt 9: Legends, é muito mais sobre como você faz a corrida, do que basicamente correr. E isso é bem divertido.

Asphalt 9: Legends - Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado

O infame Touchdrive

Agora, se tem um item que eu realmente odiei do jogo, foi a função Touchdrive, que ele trouxe consigo das plataformas mobile.

No celular não há botões como num controle de console, por isso grande parte de jogos mobile são simples, com comandos simples. Pokémon perdeu seu RPG de turno com quatro ataques, mochila de itens, troca de monstrinhos, para um esquema de batalha de somente cliques e arrastar o dedo na tela em Pokémon Go. Mario Kart acelera automaticamente e você só preocupa em arrastar o dedo para baixo para soltar itens e para os lados para virar o volante.

Em Asphalt 9: Legend esse mesmo “piloto-automático” de Mario Kart se chama Touchdrive. Com ele você não precisa se preocupar em acelerar ou freiar o carro. Ele vai sozinho, você apenas deve escolher que rota ele deve ir. Se deve por exemplo, seguir reto, ou escolher a rampa. E é isso. Toda a diversão de acelerar, fazer a curva, tentar o melhor tempo foi embora com um clique.

Asphalt 9: Legends - Um jogo grátis excelente, um jogo de corrida adequado

Conclusão

Asphalt 9: Legends é um jogo divertido, que te entretém ser necessitar de muita habilidade do jogador. Não é o melhor e mais fiel jogo de corrida que existe, e nem pretende ser. É apenas um bom jogo grátis que (vale a ênfase novamente) se você conseguir se desviar de todas as micro-transações e cash-grab de mobile, te entretém e diverte sem te pedir muito em troca. Vale umas partidas aqui e acolá, sem dúvidas.

[rwp_box id=”0″]


O Project N tem um club no Asphalt 9: Legends, junte-se a nós e vamos nos divertir juntos nas pistas do jogo. Nossa tag é #f99e


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.