Podcast criado por amantes da Nintendo e do seus jogos. Nele você encontrará notícias, curiosidades, humor e muito mais sobre todo o universo Nintendo.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon – Parte 1

0

Se você sempre quis aprender mais sobre o lado competitivo dos jogos, mas nunca achou um material ou tutorial completo, apresento-lhe o “Guia para o competitivo dos jogos Pokémon”.

Nesse guia, dividido em três partes, explicaremos, do básico ao avançado, todas as principais informações para você sair daqui tendo uma excelente noção do competitivo, que é componente fundamental dos jogos Pokémon.

Antes de mais nada, deixemos claros que existem, essencialmente, três tipos de jogadores que não conhecem o lado competitivo. O primeira tipo representa aqueles que nem sabem da existência do competitivo (Sim, existem essas pessoas). O segundo tipo é o de pessoas que conhecem esse lado dos jogos, mas nunca se interessaram por ele. Por último, o terceiro tipo de jogadores é o de pessoas que tentaram aprender sobre, mas bateram de frente com várias informações (STAB, IV, EV, STATS, MOVESET, etc) e acabaram desistindo.

Independe de qual tipo de jogador você se encaixa, garantimos que o competitivo de Pokémon traz toda uma gama de novas possibilidades para o jogo, assim como o deixa enxergar tudo de uma maneira melhor. Aprenda tudo nesse guia de forma simples e começando do básico. Vamos lá!

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1

Guia – Parte 1

Em todos os jogos core da franquia é possível selecionar um Pokémon e ver suas informações. Antes de tudo, é importante entender o que elas representam. Nessa primeira parte do guia, entenderemos o que cada uma dessas informações significa.

Tela de informações dos jogos Pokémon X & Y

Types

Até a 7ª geração, temos 18 tipos de Pokémon:

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1
Os 18 tipos de Pokémon

Os golpes sempre serão de um tipo, existindo movimentos de todos os tipos. Já um Pokémon pode ser de apenas um tipo (single type) ou de dois tipos (dual type). Cada tipo possui seus pontos fortes e fracos que, nesse caso, chamamos de fraquezas e resistências.

Por exemplo, um Pokémon do tipo Grass (Grama) será fraco contra movimentos do tipo Fire (Fogo). Mas, por outro lado, será resistente aos movimentos do tipo Water (Água). Neste caso, quando um Pokémon do tipo Grass recebe um ataque do tipo Fire, o ataque causará o dobro do dano, ou seja, o movimento do tipo Fire é super eficaz contra Pokémon do tipo Grass (It is very effective). Entretanto, um movimento do tipo Water será resistido por um Pokémon do tipo Grass, causando apenas metade do dano (It is not very effective). Também existe casos em que um tipo é imune aos ataques de outro (o movimento não causará dano algum), como, por exemplo, o tipo Ghost (Fantasma), que é imune (It is not effective) aos ataques do tipo Normal.

Os Pokémon que possuem dois tipos terão as resistências e fraquezas dos seus tipos combinadas entre si. Um exemplo é Moltres, que é dos tipos Fire/Flying (Fogo/Voador). Movimentos do tipo Ground (Terra) são super eficazes contra o tipo Fire, porém, o tipo Flying é imune a esse tipo. Logo, Moltres não receve dano de movimentos do tipo Ground. Mas, em contrapartida, ambos os tipos, Fire e Flying, são fracos a movimentos Rock (Pedra), então, um movimento desse tipo contra Moltres causará 4x mais dano: Dano x fraqueza Fire (2) x fraqueza Flying (2).

A tabela abaixo mostra qual tipo resiste a qual (1/2x), qual tem fraqueza (2x) e qual tipo tem imunidade a outro (0x). Não se preocupe em decorar tudo de uma só vez, conforme você for jogando aprenderá. Sem pressa, tudo com paciência.

Tabela com todas a correlações de resistência e fraqueza entre os tipos de Pokémon

Stats

Ainda na página de informações de um Pokémon, é possível verificar os stats do mesmo. Estes stats são separados em 6: HP, ATTACK, DEFENSE, SPECIAL ATTACK, SPECIAL DEFENSE e SPEED.

HP (HIT POINTS): Representam os pontos de vida do Pokémon. Quando chega a zero, o monstrinho desmaia e está fora de combate. Em batalhas competitivas não é possível usar itens como Potions para recuperar o HP. Mas, existem movimentos, como Recover, e itens que você pode deixar o Pokémon segurando, a exemplo de Leftovers, que aumentarão a quantidade de HP restante do monstrinho de bolso.

ATTACK: É o stats que determina a força dos ataques físicos. Quanto maior for esse valor, maior será o dano que um Pokémon poderá causar ao usar um movimento físico.

DEFENSE: Refere-se à defesa do Pokémon aos ataques físicos. Se a DEFENSE for alta, o monstrinho será mais resistente aos movimentos físicos.

SPECIAL ATTACK (SpAtk): Stats que determina a força dos ataques especiais. Quanto maior o valor, maior será o dano que o Pokémon causará ao usar um movimento especial.

SPECIAL DEFENSE (SpDef): Diz respeito à defesa do Pokémon aos ataques especiais. Se a SpDef for alta, o monstrinho será mais resistente aos movimentos especiais.

SPEED: É a velocidade do Pokémon. Como o jogo é em turnos, atacará primeiro o bichinho que tiver a maior Speed. Ou seja, a speed definirá quem começa atacando.

Nature

As NATURES (naturezas) dos Pokémon possuem um papel super importante no jogo. Conforme a Nature, o Pokémon terá 10% de um Stats aumentado e 10% de outro reduzido. Isso pode ser útil, pois, digamos que você tenha um bichinho que seja muito bom em Attack e bem fraco em SpAtk. Se escolhermos uma Nature que reduza SpAtk e aumente o Attack, que seria a Nature Adamant, otimizaríamos o nosso Pokémon.

Lembrando que a Nature não é algo possível de mudar nos jogos. Então, se você capturar um Pokémon com determinada Nature, ele sempre terá a mesma, mesmo que evolua ou mude de forma.

Abaixo, temos todas as Natures dentro dos jogos. Lembrando que existem algumas que não mudam nenhum stats. Confira:

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1
As Natures encontradas no jogo

Moves

Movimento Thousand Arrows

Nos jogos, um Pokémon pode usar apenas um movimento por turno. Os movimentos podem ser classificados como Physical (físico), Special (especial) ou de Status (que não causa dano direto).

Os movimentos Physical causarão dano conforme o stats de ATTACK do atacante e a base de DEFENSE do alvo. De modo semelahnte, os movimentos Special se basearão no SpAtk e na SpDef. Já os movimentos de Status, apesar de não causar dano diretamente, podem ser bastante úteis, existindo movimentos que causam dano indiretamente ao oponente, como Toxic, que fortalecem o usuário, a exemplo de Sword Dance, ou que enfraquecem o adversário, como Screech.

Os Pokémon podem aprender novos movimentos dessas maneiras:

  • Subir de nível
  • TM (itens que possibilitam ensinar determinado movimento)
  • Egg Moves
  • Tutor Moves.

Egg Moves são movimentos que o Pokémon herda dos pais, que será abordado de forma melhor na parte 2 do guia. Tutor Moves são movimentos que você paga (em determinados locais de alguns jogos) para ensinarem a seu Pokémon.

Efeitos adicionais

Alguns movimentos físicos ou especiais, além de causar dano, possuem a possibilidade de causar um efeito adicional. Um exemplo é o movimento Flamethrower, que é um movimento especial com base de poder 90 e que, além de dano, possui 10% de chance de causar Burn no oponente. São vários os movimentos que possuem um efeito adicional. Se quiser conferir quais são e qual a chance de ocorrer o efeito secundário, é só entrar aqui: Bulbapedia.

STAB

Aproveitando que aprendenmos que cada movimento é de um determinado tipo, é importante falar sobre STAB (Same Type Attack Bonus). STAB é um bônus de 50% no poder de um ataque quando ele é do mesmo tipo do Pokémon que está usando.

Tanto Charizard quanto Venusaur aprendem o movimento do tipo Grass, Solar Beam (Raio Solar), que possui poder de 120. Porém, quando estem ovimento é utilizado por um Venusaur, que é do tipo Grass/Poison, seu poder receberá um bônus de 50%, passando a ficar com um total de 180. Isso porque o Pokémon (Venusaur) e o movimento Solar Beam tem o mesmo tipo, Grass, ou seja, ocorre o STAB

Os Pokémon que possuem dos tipos, como o Venusaur (Grass/Poison), recebem STAB para movimentos que sejam de qualquer um dos dois tipos que ele possui, tornando isso algo interessante a ser avaliado na hora de escolher os movimentos para seu Pokémon.

Ability

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1
Exemplo de uso de uma ability

Cada Pokémon possui uma ability (habilidade) que pode causar um efeito adicional na batalha. Dependendo da ability ela pode aumentar a força do usuário, diminuir a força do oponente ou causar uma mudança no campo de batalha. Existem mais de 200 abilities dentro do jogo com os mais variados efeitos.

Algumas espécies podem possuir mais de uma opção de ability, porém, o Pokémon ficará limitado a ter apenas uma. Geralmente, um Pokémon pode ter até duas duas opções de ability e mais uma extra chamada de Hidden Ability (HA). A diferença entre elas é a forma de se obter um Pokémon com aquela ability (seja comum ou HA). No geral, para obter um mosntrinho com sua HA a tarefa é um pouco difícil, sendo necessário cumprir alguns processos dentro do jogo (o que varia conforme o game). ou obtendo apenas através de eventos.

O fato de conseguir um Pokémon com sua HA ser mais difícil não significa que auela ability será a melhor opção para ele. É sempre importante conhecer as opções e avaliar qual a melhor habilidade para seu bichinho.

Status

Os Status são condições em que o Pokémon pode ficar e que possuem uma grande influência nas batalhas. São 6 os STATUS presentes no jogo e cada um tem um efeito, sendo eles: Burn, Freeze, Poison/Badly Poison, Sleep, Paralysis e Confunsion.

BURN (Queimadura): Causa dano fixo de 1/8 do HP total do Pokémon no final de cada turno. Também reduz o ATTACK do monstrinho pela metade. Os Pokémon do tipo Fire são imunes ao Burn.

Pokémon sofrendo o efeito do Burn

FREEZE (Congelado): O Pokémon ficará incapaz de usar qualquer movimento enquanto estiver sobre o efeito desse status. Quem estiver que congelado terá uma chance de sair desse status a cada turno. Os Pokémon do tipo Ice são imunes ao Freeze.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1
Pokémon congelado

POISON/BADLY POISON (Envenenado/Gravemente envenenado): Quando um Pokémon fica com o Status de Poison, ele perderá 1/8 do HP total no final de cada turno. Já se ele ficar com Badly Poison, o dano recebido no fim do turno aumentará gradativamente, começando com 1/16 do HP total no primeiro, passando para 2/16 no segundo, 3/16 no terceiro e assim por diante. Os Pokémon do tipo Poison e Steel são imunes a esse Status.

Pokémon sofrendo o efeito do Poison

SLEEP (Dormir): O Pokémon ficará incapaz e usar qualquer movimento enquanto estiver com esse Status. As criaturas com Sleep terão uma chance de sair do seu efeito a cada turno.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1
Pikachu sob o efeito do Sleep

PARALYSIS (Paralisia): Sob esse efeito, a Speed do Pokémon é reduzida pela metade e existe uma chance dele não poder usar nenhum movimento durante o turno. Os Pokémon do tipo Eletric são imunes à Paralisia.

Status Paralysis sendo utilizado no game

CONFUSION (Confusão): O Pokémon com Confusion terá uma probabilidade de 33% de se auto machucar ao invés de utilizar o movimento selecionado. Após alguns turnos, o Pokémon deixará de estar com esse Status.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon - Parte 1
Torterra sob a ação do efeito do Confusion

Esse foi o fim da primeira parte do nosso guia. Falamos sobre o básico das informações dos Pokémon. Estudando com calma e perseverança, você notará que toda essência ensinada aqui faz uma grande diferença na hora de escolher os melhores monstrinhos para o competitivo.


Na segunda parte (clique aqui), começaremos a falar de assuntos mais intermediários, então se esforce que logo mais você será um grande jogador do competitivo e deixará suas dúvidas sanadas. A parte 2 será lançada nos próximos dias, então fique atento ao site.

Recomendamos também a você, fã de Pokémon, uma matéria excelente do site, onde mostramos as curiosidades e motivos do Pikachu ser a estrela da franquia. A matéria está disponível aqui: “Pikachu: Anatomia do Sucesso”.


Não fique de fora também do nosso sorteio no Instagram, você pode ganhar uma cópia de Pokémon Sword ou Shield, a sua escolha! Clique aqui e confira!

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...