Podcast criado por amantes da Nintendo e do seus jogos. Nele você encontrará notícias, curiosidades, humor e muito mais sobre todo o universo Nintendo.

Glitches e erros de Pokémon Gold & Silver

0

Após o sucesso de vendas de Pokémon Red & Blue, a Nintendo e a Game Freak logo produziram a sequência, Pokémon Gold & Silver.

Lançados em 21 de Novembro de 1999 no Japão e em 15 de Outubro de 2000 nos Estados Unidos, alguns erros dos títulos anteriores foram corrigidos (veja alguns glitches e erros neste link), mas novos também foram criados.

Os novos jogos trouxeram melhorias significativas para a franquia e usou e abusou das capacidades do Game Boy Color, um sistema mais avançado do que o Game Boy, no qual foram lançados os jogos de Kanto. Com eles vieram as cores, os ciclos de dia e noite, os Pokémon shiny (com destaque para o Gyarados vermelho do Lake of Rage), breeding, ovos, novas pokébolas, novos tipos de Pokémon, gêneros e Kanto inteira como pós-game.

Glitches e erros de Pokémon Gold & Silver
Poster de Gold e Silver

Mesmo com várias melhorias, como a criação do tipo Sombrio (Dark) que rebalanceou o poder dos tipos psíquicos, alguns glitches e erros passaram despercebidos pelo pessoal da programação do jogo.

Há aqueles glitches que exploram E quebram o jogo de tal maneira, que você consegue fazer coisas até então impossíveis no percurso normal do jogo. Há meios de se quebrar o jogo para liberar o Celebi, que foi um Pokémon disponível apenas através de um evento oficial no Japão, para ter os três iniciais no mesmo arquivo salvo (super simples inclusive e eu até já testei) e vários outros. Mas há também aqueles erros pequenos de programação que afetam o desempenho e jogabilidade em alguns momentos.

Love Ball

Uma das novas mecânicas que Gold & Silver trouxe foi a criação de novos tipos de pokébolas a partir de diferentes apricorns do jogo. Umas das pokébolas novas eram as Love Balls, que diziam-se ser mais eficazes para capturar Pokémon da mesma espécie e gênero diferente do Pokemon atacante, mas, no entanto, ela fazia exatamente o contrário, tinha eficácia apenas com Pokémon do mesmo gênero do atacante, enquanto que para o gênero oposto funcionava como uma Pokébola normal.

Love Ball apresentada no mangá de Pokémon

Outras novas bolas também tinham alguns problemas. Era o caso da Fast Ball que, supostamente, melhorava a taxa de captura para Pokémon que poderiam escapar da batalha, mas só funcionava corretamente contra Grimer, Tangela ou Magnemite.

E também da Moon Ball que tinha como propósito aumentar as chances de captura em Pokémon que evoluíam com a Pedra da Lua, como Jigglypuff e Clefairy. No entanto, o código especificava apenas que ela seria eficaz para capturar Pokémon que evoluíam com Burn Heal! Pois é, nenhum Pokémon evolui com um Burn Heal, e com isso Moon Ball era apenas uma pokébola normal com um desenho diferente.

Lance, o primeiro pkhex de Pokémon

Glitches e erros de Pokémon Gold & Silver
Dragonite do campeão Lance

Dentro da história que acontece em Pokémon Gold & Silver, Lance é o atual campeão da Liga Pokémon, especialista em dragões e que ajuda você em algumas passagens do jogos. Mas se paramos para analisar seus Pokémon, muitas coisas não fazem realmente sentido nos jogos.

Lance tem três Dragonites, e até aí tudo bem, já que não existem muitos Pokémon de tipo Dragão no jogo até o momento e ele tem esse tipo como especialidade. Mas todos os seus Dragonites estão abaixo do nível 55, que é o exato nível em que Dragonair evolui para sua forma final. Como será então que Lance conseguiu seus Dragonites?

Outro ponto questionável gira em torno de seu Aerodactyl, o fóssil Pokémon, que tem o ataque Rock Slide. Só que Aerodactyl não aprende esse movimento naturalmente e, na época, Rock Slide não tinha um TM exclusivo. Uma escorregada dos programadores do jogo, sem dúvidas.

Mudança de Status

Clefable dormindo.

E quando novos erros de programação atrapalham mecânicas já implementadas e de sucesso? Foi o que aconteceu com os status conditions em Pokémon Gold & Silver.

Desde os primeiros jogos e até hoje, sabemos que condições adversas no Pokémon inimigo aumentam as chances de captura. Paralisia, sono, envenenamento, todos tem um indicador que aumentam a taxa de captura base do Pokémon, mas em Gold & Silver essa taxa foi extinguida. Nenhuma condição influenciava mais nas taxas de captura de um Pokémon selvagem.

Males que vêm para o bem

E ainda há uma variedade de outros erros, como itens que não fazem o que deveriam fazer (estou olhando para você Dragon Fang), ataques quebrados (como Nightmare, Lock-On e Present), pescarias dentro de ginásios e muito mais. Mas isso apenas deixa a jogatina nostálgica desses títulos de Pokémon ainda mais divertida e surpreendente.

Afinal, Pokémon sempre será uma franquia recheada de diversão com alguns errinhos aqui e ali. Pokémon Sword e Shield, que lançam dia 15 de Novembro, sem dúvidas não estarão livres disso e muitos percorrerão todos os pedaços do mapa atrás de bugs e glitches, como sempre!

Fonte Dragon Fruit The Gamer Bulbapedia
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...