fbpx

Guia Pokémon – Modo Competitivo (Parte 3)

Chegamos a parte final do nosso guia! Após entender todos os conceitos apresentados nas partes anteriores, chegou a hora de se tornar um Pokémon Master!

Na parte 1, aprendemos sobre tipos, natures, moves e muito mais, e na parte 2, falamos sobre stats, IVs, EVs. Mas antes de se tornar um Master ou um Champion, primeiro é preciso entender que existem dois modelos de competitivo relacionado aos jogos Pokemon: VGC e Smogon.

Guia Pokémon - Modo Competitivo (Parte 3)

VGC

O estilo VGC é o estilo oficial da Pokémon Co. Nesse formato as batalhas são em duplas (cada jogador usa dois Pokémon no campo simultaneamente).

Antes da batalha, os treinadores devem selecionar 4 Pokémon entre os seus seis e travar batalhar em duplas onde as combinações e trabalho em equipe entre os Pokemon são as partes fundamentais para a vitória. Neste formato as batalhas são, geralmente, mais dinâmicas e as combinações possíveis são inúmeras. As regras, como Pokémon e itens permitidos, são atualizadas todos os anos.

Smogon

O formato Smogon, apesar de não ser oficial, é o mais popular.

Nele ocorre o famoso 6×6 em single battles, ou seja, você monta sua equipe com 6 Pokémon e usa um por vez no campo. Neste modelo de batalha é importante montar um time de Pokémon com diferentes funções. É valido ressaltar que a Smogon utiliza um sistema de tiers. Em resumo, eles avaliam os Pokemon por força e os separam, impedindo que você use Pokémon muito fortes contra outros que não são tão viáveis competitivamente.

Decidido o formato em que você quer jogar, vamos as dicas:

VGC: Veja as regras referentes ao ano atual. Monte times que tenham sinergia e que quando a dupla de Pokémon estiver em campo, um auxilie o outro e formem um combo. É importante surpreender o oponente e que um Pokémon cubra a fraqueza do outro. Nesse formato é importante sempre ter em mente que seu time deve trabalhar todo junto e que qualquer deslize pode ser o motivo de uma derrota ou uma oportunidade de virar o jogo.

SMOGON: Pesquise sobre as tiers e encontre aquela que possui mais Pokémon do seu agrado. Crie seu time com pelo menos: um atacante físico, um atacante especial, um defensivo físico, um defensivo especial, um hazard (que use movimentos como Stealth Rock, Spikes ou Toxic Spikes) e um Revange Killer.

Guia Pokémon - Modo Competitivo (Parte 3)

Dicas Gerais

  • A smogon tem no seu site dicas de moveset (como montar o Pokemon, com a melhor distribuição de EVs, moves, nature e abilities), clique aqui.
  • Use as dicas de moveset deles incialmente para dar um norte a criação do seu time.
  • Procure vídeos de batalhas para se inspirar. Existem YouTubers gringos e brasileiros focados em VGC e em Smogon. Aprenda com eles.
  • Seja original! Use as dicas da smogon apenas como inspiração, mas tenha em mente que aquelas dicas estão disponíveis para todos, então caso você apareça com um time usando apenas as dicas deles, provavelmente os treinadores mais experientes irão decifrar seu time facilmente. E para ter uma ideia de como a originalidade é importante, o ganhador do torneio oficial VGC de 2014 tinha um Pachirisu em sua equipe.
  • Treine bastante. Aprenda com cada derrota e estude suas vitórias. O Ash demorou 23 anos para vencer uma liga, então não espere virar um mestre da noite para o dia.
  • E o mais importante: Nunca se esqueça que é um jogo e a prioridade aqui é se divertir!

Chegamos ao fim do nosso Guia Básico de Competivo de Pokémon, mas fique sempre atento a nossas redes sociais e ao portal, estaremos sempre postando novos guias e dicas para você desfrutar ao máximo os jogos de Pokémon.

Pokémon Sword & Shield foram lançados dia 15 de Novembro, e já temos um guia básico de breeding, se você quiser iniciar na jornada do competitivo!

E ainda uma análise incrível de qual o inicial mais poderoso de Galar para o competitivo, confira!

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...