fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Desenvolvedores de Langrisser I & II comentam sobre o remaster, dificuldades, novo estilo de arte e mais

Langrisser

O site Nintendo Everything publicou uma entrevista detalhada com diversas personalidades responsáveis pelo remaster de Langrisser I & II, que chega para o Nintendo Switch em 10 de Março.

Conversando com o diretor Takayuki Akiho, Koichi Kondo (da Chara-Ani), e o lendário artista Satoshi Urushihara, que trabalhou nos jogos originais da série, eles comentaram sobre dificuldades no desenvolvimento do game, o novo estilo artístico, o lançamento no ocidente e muito mais. Confira abaixo os pontos principais da entrevista:

Por que você decidiu fazer remaster desses jogos? 

Akiho: Eu, pessoalmente, sou um fã de SRPG. Eu gosto de jogá-los e gosto deles. Em geral, a Chara-Ani, como empresa, licenciou negócios para outras empresas e as fez criar e refazer jogos. No entanto, desta vez, trabalhamos com o licenciador original que é a Extreme. Conversamos com eles e eles disseram: ‘Nós temos essa série Langrisser.Por que você não trabalha com isso?’ Então eu joguei e pensei: ‘Uau, isso é muito legal’. Me lembrou muito de Fire Emblem. E eu pensei realmente em lançar o jogo. Isso vai vender. Acreditei que seria um ótimo jogo para eu trabalhar nele. Obviamente, jogos assim foram refeitos antes. Esta não é a primeira vez que eles tiveram remakes, mas eu pensei que era uma boa oportunidade para tentar algo novo com ele, então fizemos isso.

[…]

Os títulos originais de Langrisser são conhecidos por seu estilo artístico distinto de Satoshi Urushihara. No entanto, um estilo de arte totalmente novo foi adotado para esses remasters. Por que você decidiu redesenhar completamente as obras de arte do jogo?

Akiho: Obviamente, a arte de Urushihara é incrivelmente importante e representativa da série, e nós a mantivemos – para as pessoas que jogaram os jogos anteriormente e que talvez quisessem pegar essa remasterização e jogá-las também. Mas por outro lado, não queríamos segmentar apenas para os fãs mais velhos do jogo. Queríamos trazê-lo também para um novo público, e, ao fazer isso, pensamos que seria bom ter uma nova arte que pudesse ser um pouco mais – talvez moderna, um novo gosto para as pessoas, pessoas mais jovens que também podem experimentar o jogo. E essa ideia de refrescante se estende não apenas à arte, mas também à jogabilidade e sistemas, por isso, se você tiver a chance de jogar, você notará que não apenas a arte é atualizada, mas também os gráficos. E também algumas áreas do sistema.

[…]

Esta é a primeira vez que o Langrisser II é lançado oficialmente em inglês. Como foi a tradução do jogo depois de todos esses anos? A localização levou a alterações no enredo, no diálogo ou na jogabilidade do jogo?

Representante da NIS America: Sim, como você disse, esta é a primeira vez que o jogo sai em inglês. Essencialmente, nós realmente não nos preocupamos demais. A coisa legal sobre o universo Langrisser é que todos os jogos estão vinculados. Há três jogos que vieram antes e lançados para antigos PCs no Japão, que são a base da série e tudo mais. Então, em termos disso, muitas das tendências já estavam definidas, então tivemos que garantir que esses nomes fossem consistentes.

[…]

Como foi desenvolver para o Switch? Vocês encontraram algum problema em comparação com outras plataformas?

Kondo: Então, honestamente, os únicos obstáculos que existiam foram em termos de memória. O Switch tem memória limitada.

Akiho: Como tínhamos planejado desde o início desenvolver os dois simultaneamente, não foi uma grande dificuldade. Se tivéssemos começado com o PS4 e depois tentássemos portá-lo, isso teria sido diferente.

[…]

Se eu puder perguntar, que tipo de personalidade sai quando vocês jogam [Langrisser] II?

Akiho: Existem vários finais para o jogo, então pela minha personalidade que é um pouco distorcida, eu gosto de fazer a rota de destruição ou a rota do mal, na qual seu personagem principal trai todo mundo que ele conhece e ama. Eu não recomendo necessariamente que todo mundo faça isso na sua primeira tentativa – faça o caminho ortodoxo, tenha o final bom e então talvez fique um pouco louco com sua segunda jogada.


Langrisser I & II tem data de lançamento prevista para 10 de Março e já tem demo disponível na eShop.

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.