The Movies: Um tour pela indústria hollywoodiana

The Movies: Um tour pela indústria hollywoodiana

Eu sempre gostei muito de jogos de simulação, desde crianças perdia horas e horas jogando The Sims, Roller Coaster, Theme Hospital, dentre outros.

Esta semana fiquei bem nostálgico relembrando de um jogo em específico, chamado ‘The Movies’ (que por ventura é o meu jogo de simulação preferido), pois, a Netflix lançou uma série chamada Hollywood que conta a história da industria do cinema nos anos 1950 – uma situação bem vivida para quem jogou The Movies. Infelizmente a franquia não teve um final muito bom, chegou a ser anunciada até para o GameCube, mas devido ao fracasso das vendas teve seu lançamento cancelado para os consoles da época.

The Movies,

Uma Hollywood bem contada

The Movies é um game de simulação lançado em 2005, em que você controla um estúdio de cinema desde o primórdio da indústria cinematográfica até os tempos atuais com alta tecnologia e alto orçamentos gastos com filmes.

The Movies: Um tour pela indústria hollywoodiana

Foi idealizado por Peter Molyneux, co-fundador da Lionhead Studios, no início de 2002. Na época, Peter Molyneux prometeu revolucionar a indústria de jogos de simulação e tinha grandes propósitos de fazer The Movies uma franquia de muito sucesso.

Possibilidades infinitas

O jogo nasceu com o objetivo de retratar o universo hollywoodiano em todos os aspectos, desde a contratação de funcionários (atores, diretores, roteiristas, comitiva…) até a compra e gerenciamento de cenários usados para gravações. O jogo tem uma estrutura bem complexa e completa, que te permite criar o roteiro dos filmes e gerenciar todos os aspectos da produção como figurino, maquiagem, escalação de atores, aspectos do cenário (tanto decorativos quanto ambientais – chuva forte, chuva fraca, etc.).

The Movies: Um tour pela indústria hollywoodiana

Superestrelas e Reabilitação

Um aspecto interessante do jogo é que você lida diretamente com suas estrelas do cinema, e elas são um tanto quanto exigentes. Necessitam de comitivas, trailers luxuosos, corpos perfeitos, salários altos e se vestirem adequadamente para suprirem seus egos. O jogo também simula a cerimônia do Óscar e coloca seu estúdio na disputa das estatuetas contra outros estúdios. Cada categoria vencida seu estúdio ganha um bônus, que variam desde seus funcionários aceitando receber salários menores à funcionários trabalhando mais felizes e menos propensos a irem para a reabilitação.

The Movies: Um tour pela indústria hollywoodiana

O jogo é uma verdadeira aula de cinema hollywoodiano, te faz entender (mesmo que em alguns casos superficialmente) como se dá o desenvolvimento de filmes e a organização de um estúdio cinematográfico em praticamente todos os aspectos da indústria, desde a roteirização dos filmes, até a pós-produção que envolve técnicas de sonoplastia, dublagem, legendas e também o gasto com marketing.

O que deu de errado?

Embora o jogo tenha ganhado uma expansão chamada The Movies: Stunts e Effects que adentra no universo dos dublês e efeitos especiais, o jogo não vendeu o suficiente. O que fez com que todas as versões para consoles fossem canceladas (em alguns sites o jogo ainda consta como lançado para Game Cube).

A IGN chegou até a disponibilizar alguns vídeos em seu canal do Youtube com alguns filmes feitos no jogo mostrando a gameplay no GameCube.

No entanto o jogo foi bem recebido pela crítica, possui uma nota de 84 no metacritic e também venceu o BAFTA 2006 como melhor jogo de simulação. Porém por problemas de marketing o jogo não se tornou tão conhecido e amargou nas vendas.

Existem chances de um novo jogo?

Provavelmente não. Peter Molyneux saiu da Lionhead Studios em 2012 e fundou a 22cans que chegou a lançar um game para o Nintendo Switch chamado ‘The Trail: Frontier Challenge’ mas que infelizmente não teve muito sucesso, amargando uma nota 40/100 pela Nintendo Life e poucas vendas. Já tem alguns anos que a empresa de Peter Molyneux não anuncia algo relevante para o mercado.

Em 2006 a Microsft Studios adquiriu a Lionhead Studios e em março de 2016 anunciou o cancelamento do jogo Fable Legends e também o fechamento do estúdio.

Visto a totalidade desses acontecimentos somada as baixas vendas do jogo achamos improvável que algum dia a franquia veja a luz do dia novamente.

Trailer do jogo

Você já jogou The Movies? Conta pra gente nos comentários abaixo!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Fire Emblem: Three Houses e Pikmin 4 são seus jogos favoritos do Switch. Instagram: @pvgm91 X: @pvgm91 F.C: 6972-9848-6184