fbpx

Island Saver – Grátis, educativo e, incrivelmente, divertido

As vezes nos deparamos com jogos “encomendados” por empresas. Geralmente esses jogos feitos unicamente para promoção de uma marca são jogos simples mobile. Mas não é sempre que nos deparamos com um jogo encomendado por um banco e que está presente nos consoles também. E é quase nunca que nos deparamos com um bom jogo assim.

Island Saver pode ser considerado uma ótima excessão. Criado pelo banco National Westminster Bank do Reino Unido o jogo acontece nas Ilhas dos Espertos, um arquipélago de diferentes ecossistemas que está cheio de lixo e cabe a você limpar essas ilhas e salvar a fauna local.

Island Saver - Grátis, educativo e, incrivelmente, divertido

Banconimais e os bichos do lixo

Island Saver é um jogo de exploração em primeira pessoa. Você, o bionauta, é responsável por ajudar a fauna local, sugando lixo com sua arma e limpando a sujeira e melecas que estão espalhadas pela ilha. Os comandos são simples e apresentados em um tutorial bem apresentado e mesmo com a camera e movimentação um pouco desajeitadas o jogo é de fácil aprendizado.

O que é bom, visto que o foco dele são as crianças. E o jogo tem tudo para agradar o público alvo. É colorido, fácil, cheio de animais. E em português. Com os comandos simples, logo você aprende como andar e utilizar sua arma para fazer as missões pela ilha.

Mas o jogo não é apenas um simples jogo infantil, o estilo exploração plataforma em 3D não deixa muito a desejar para o gênero não. Tem colecionáveis escondidos, passagens que abrem com determinados elementos que você pega no jogo, inimigos, desafios diferentes em cada área.

Por mais que seja um jogo simples, é um jogo completo. Você tem uma enciclopédia de animais para salvar e vai descobrindo e catalogando os banconimais. Eles são como cofrinhos e dão dinheiro quando são salvos. Há também os animais ….. que são maiores, te dão mais dinheiro quando salvos e com os quais você deve fazer amizade antes de salvar. Eles também ajudam você a progredir no jogo. O rinoceronte, por exemplo, quebra pedras que bloqueiam caminhos, com o gorila você consegue subir em árvores e assim por diante.

Normalmente em jogos assim, as moedas coletadas podem ser utilizadas para comprar novos itens, sejam para ajudar no jogo ou apenas cosméticos. E aqui não é diferente. A diferença é que este é um jogo feito por um banco, então há mais complexidade em como lidar com a moeda do jogo.

Banco e o Robô do Imposto

Island Saver é, acima de tudo, um jogo educativo. Ensina as crianças a cuidarem do meio ambiente, não jogar lixo, reciclar e também ensina as crianças ao básico de movimentações bancárias. Afinal é um jogo produzido por um banco.

Dentro do jogo você coleta moedas que você pode (e deve, pois elas ocupam espaço de armazenagem) guardar no banco que existe naquele arquipélago. Você cria uma senha para acessar os vários pontos do banco no mapa, o dinheiro guardado rende juros e ainda existe o Robô do Imposto, que a cada dez moedas coletadas vem pegar uma para pagar a taxa de imposto da ilha.

E tudo é muito bem explicado para o jogador, sem ser algo maçante ou chato. O que é incrível em jogos educativos. Tudo é apresentado de modo natural, dentro da história. Com elementos fantasiosos, mas muito bem baseado na realidade.

Island Saver - Grátis, educativo e, incrivelmente, divertido

A Ilha dos Espertos

Com uma tradução muito bem feita para o português (com alguns errinhos aqui e ali) o jogo é uma boa pedida para você apresentar ao seu filho, que vai se divertir (da até para re-colorir os animais depois de salvos), entrar no mundo dos plataformas 3D e ainda aprender sobre dinheiro, economia e meio ambiente. E também é uma boa pedida para jogadores de qualquer idade que estejam a fim de um jogo casual, para passar o tempo.

Island Saver, claro, não é o próximo Mario Odyssey e nem tenta ser. É um jogo com uma proposta simples, encomendado para ser educativo, mas que ainda assim é um jogo completo, polido e divertido. E para um jogo grátis, feito por empresa que não é focada em games, é uma ótima surpresa que apareceu na eShop do Switch.

Island Saver ainda tem uma DLC paga que inclui um novo mundo de ilhas de dinossauros na história e todos os lucros dessa DLC serão revertidos a instituições ajudadas pelo banco no Reino Unido.

86%
Incrivelmente divertido

Com Island Saver você já poupa dinheiro pelo jogo ser grátis e ainda aprende coisas sobre economia e meio ambiente dentro de um jogo de plataforma 3D completo e muito bem realizado.

  • Design
  • Trilha Sonora
  • Diversão
  • Gameplay
  • Custo x Benefício
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...