fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Cooking Simulator - Libere o cozinheiro que existe em você (ou não)

Cooking Simulator – Libere o cozinheiro que existe em você (ou não)

Se você já sonhou em se tornar um chef de cozinha , o Cooking Simulator publicado pela Forever Entertainment é certamente o jogo ideal para você! 

Utilize uma cozinha totalmente equipada com utensílios de nível profissional e os ingredientes mais frescos para cozinhar 80 receitas diferentes. No jogo você é encarregado de gerenciar uma cozinha e conduzi-lá ao estrelato, criando pratos perfeitos e obtendo cinco estrelas.

Parece simples, mas o caos vai dominar a cozinha na medida que novos pedidos começam a chegar. É sem dúvidas um dos melhores simuladores de cozinha que existe no mercado.

Cooking Simulator - Libere o cozinheiro que existe em você (ou não)
Se não quiser cozinhar, tudo bem. Tem um alvo na cozinha para você arremessar facas. hahahaha

Um jogo, muitas possibilidades!

Cooking Simulator não é um jogo tão fácil, possui modo de jogo complexo, o que pode frustrar quem não gostar da complexidade da cozinha profissional. Para facilitar e abranger a necessidade de diversão de todos os jogadores, existem alguns modos de jogo, tais como:

Modo Sandbox” – Modo livre em que se começa com dinheiro infinito e todas as opções de receitas e customizações liberadas.

Novo Jogo” – Modo carreira, você inicia o jogo assumindo uma espelunca um restaurante. De início será necessário reformar todos os equipamentos, e ir obtendo novas receitas. Ideal para quem quer desfrutar da complexidade do jogo por completo.

Escola de Culinária” – Um modo para rever os tutoriais do jogo. Como não é um jogo tão simples, sendo um simulador de cozinha profissional, haverão muitas dúvidas, podendo ser necessário dar uma nova conferida nos tutoriais.

Cooking Simulator - Libere o cozinheiro que existe em você (ou não)
Menu do jogo, totalmente em português.

Cozinhando do meu jeito

Como um jogo de “cozinhar”, não tem muito enredo e seus pratos são simplesmente classificados em uma escala de zero a cinco estrelas após cada “tentativa”. A física do jogo é bem realista, tornando um ambiente perfeito para testar seus conhecimentos e habilidades culinárias.

Um destaque do jogo é que você não precisa seguir as receitas do livro de receitas, se não quiser. O jogo te dá a liberdade criativa para inovar e testar suas criações culinárias da maneira que lhe inspirar. Acha que a receita é muito conservadora com alecrim? Coloque mais pimentas para ver como isso afeta o sabor – e a sua pontuação. Existem muitas maneiras não descobertas de obter uma classificação de cinco estrelas, portanto, experimente diferentes técnicas e ingredientes.

Cozinhando o caos

Eu confesso que tive muitas dificuldades no início do jogo, fazia as receitas erradas, errava ingredientes, minha técnica de corte sempre foi ruim, e demorava demais para conseguir concluir uma receita. O jogo no início te dá um suporte muito bom, e você é guiado através de um tutorial te ensinando a cozinhar as primeiras receitas oferecidas no jogo.

A técnica de jogar a panela no chão para esvaziá-la foi amplamente usada por mim durante as minhas jogatinas.

Os itens usados no jogo se deterioram, acabam e/ou estragam. Então ao usar seu fogão demais, será necessário ligar para o serviço de manutenção para arrumá-lo. Ao usar todo o vidro de óleo, será necessário comprar mais no mercado. E isso vale para tudo. Pratos se quebram, garrafas entornam na superfície, receitas caem no chão… por isso é necessário muita destreza manual e bastante concentração para errar a menor quantidade possível e assim garantir boas notas para seus pratos.

É importante destacar que a quantidade correta de ingredientes e tempo de cozimento farão toda diferença na avaliação. Por diversas vezes eu deixei pratos cozinharem por demais, ou entreguei receitas praticamente cruas para conseguir cumprir prazos de entrega.

Personalize sua cozinha!

Cooking Simulator oferece também muita personalização. É possível trocar os pisos, tetos, paredes, estilo da cozinha, dentre diversas opções de decoração. Inclusive algumas opções de decoração são típicas de um filme de terror dos mais macabros.

Cooking Simulator - Libere o cozinheiro que existe em você (ou não)
Confesso que quis sim continuar usando o modo Horror, mas estavam deixando as coisas mais tensas do que deveriam.

Além de poder personalizar sua cozinha, é possível habilitar e desabilitar “perks” – conquistas que são liberadas durante o jogo que facilitam muito o preparo de seus pratos. Alguns dos “Perks” tornam garrafas e pratos inquebráveis e alguns até te deixam pegar itens quentes sem queimar as mãos.

Cooking Simulator - Libere o cozinheiro que existe em você (ou não)
O Perk de “Luvas à prova de calor” é fundamental, junto do Perk de “Pratos Inquebráveis”. Perdi as contas de quantos pratos quebrei sem querer.

Vale a pena?

Se você está disposto a vivenciar a realidade de uma cozinha profissional, sabendo de toda complexidade que isso envolve, vale super a pena!
O jogo está custando U$ 17,99 na eShop americana e está totalmente em português brasileiro.

Infelizmente os controles não são tão simples, e muitas vezes é difícil fazer tarefas simples como virar um filé de salmão na frigideira ou cortar um limão. O jogo também não possui nenhum modo multiplayer, sendo um jogo para apenas um jogador.

Confira o trailer oficial do jogo para Nintendo Switch:

7.2 / 10 Nota Final
Prós
- Bons ensinamentos culinários
- Totalmente em português
- Muitas opções de personalização
- Muito divertido
Contras
- Controles complexos
- Não tem modo multiplayer
Resumo
Cooking Simulator proporciona muitas horas de jogatina, e é bem divertido. Além de servir para ensinar receitas e técnicas culinárias.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Cooking Simulator foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Forever Entertainment para avaliação.]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184