fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Bug Fables: The Everlasting Sapling

Bug Fables – Um recorte carismático de Paper Mario

De surpresa (certo, nem tanta supresa, pois tínhamos rumores) a Nintendo anunciou o mais novo título da franquia Paper Mario para o Switch. Paper Mario: The Origami King chega em julho e se você não conhece o formato desse jogo do encanador bigodudo Bug Fables: The Everlasting Sapling, desenvolvido pela Moonsprout Games e publicado pela Dangen Entertainment, é uma ótima chance para você entrar de vez nesse mundo.


(Caso você queira conhecer o primeiro Paper Mario, estamos com uma série de lives em nosso canal do Youtube, siga a gente lá!)


Os contos de Bugaria

Em Bug Fables: The Everlast Sapling você comanda três “heróis” insetos em uma jornada épica: Kabbu, o besouro, é determinado e quer mostrar sua capacidade a todos do reino; Vi é uma abelhinha cheia de personalidade, jovem que precisa mostrar aos outros e a si mesmo que é mais capaz do que sua idade aparenta; E Leif, uma mariposa misteriosa que eles encontram durante a jornada e torna-se um parceiro de ouro (e esconde um segredo sobre seu passado).

Bug Fables - Um recorte carismático de Paper Mario

Juntos, os três insetos embarcam em uma jornada de exploração, puzzles e muitos inimigos em busca do Everlas Sapling, uma muda eterna que diz a lenda dá alimento para sempre a quem o obtiver. Diversos outros desbravadores já tentaram realizar o feito, e cabe a você, no comando dos três tentar desvendar essa antiga lenda.

Com um plot assim, o estilo do jogo se constrói. O RPG de turno, com itens, habilidades, medalhas casa perfeitamente com a história. E não é só pelo gênero que Bug Fables ganha a comparação com Paper Mario. A estética do jogo é toda baseada no spin-off da Nintendo. Todo o ambiente é construído como se fosse um grande livro de pop-up infantil, em que a cada página as dobraduras em papel saltam do livro.

Carisma e Cuidado

A estética é uma grande homenagem, o gênero é o mesmo. Mas Bug Fables também tem o mesmo carisma de Paper Mario? Dentro dos limites possíveis, sim. É claro que não há um personagem principal já tão conhecido que traz consigo toda uma bagagem história de jogos. Mas o jogo tem seu charme único, sua história cativante, seus personagens muito bem trabalhados. Então Bug Fables sim encanta com o que apresenta.

Mesmo com controles no overworld por vezes difíceis de manejar, uma tela com elementos um pouco grandes demais, o cuidado com que os desenvolvedores tiveram com o jogo é visto e sentido. Todos os detalhes são coerentes com a história e com a estética. Cores, fontes, ícones são muito bem encaixados.

Bug Fables - Um recorte carismático de Paper Mario

Claro que não é fácil você se situar dentro de toda a mecânica, dentre itens, ataques, bloqueios, medalhas, habilidades. Mas o jogo te ensina tudo de modo rápido e fácil em um tutorial rápido no começo e com o tempo você se acostuma com as mecânicas, mesmo que as vezes se perca um pouco em lembrá-las.

Uma pena o jogo não ter traduções em português, pois este tipo de jogo é uma grande porta de entrada de crianças ao mundo dos RPGs e das histórias complexas de jornadas épicas e os textos traduzidos também ajudariam muito na parte de entendimento rápido das mecânicas e tutoriais.

Passos de Formiga

Bug Fables: The Everlasting Sapling não tenta ser algo totalmente diferente, até por que a fórmula está muito bem feita e casa perfeitamente na história. O jogo é uma grande homenagem a Paper Mario e clássicos RPG envolto em uma carisma história. Por vezes falta um pouco de encanto nos personagens e a movimentação é meio travada, mas no geral Bug Fables é um jogo que entrega aquilo que promete: uma divertida jornada em RPG no melhor estilo nostálgico de Paper Mario.

O jogo ainda apresenta uma trilha sonora delicada, sutil e coerente às localizações e enredo (que é atrapalhada por vezes pelos efeitos sonoros apenas, principalmente de fala), além de custar apenas US$24,99 na eShop americana. É sem dúvida uma boa entrada no gênero.

8.8 / 10 Nota Final
Prós
- Bela Arte
- RPG de Turno Clássico
- História bem trabalhada
- Personagens com personalidade
Contras
- Movimentação por vezes travada
- Sons de fala atrapalham
- UI carregada demais
Resumo
"Abelhíssimo!" Um bela homenagem ao gênero RPG e a estética de Paper Mario dentro de uma carismática história. Bug Fables: The Everlasting Sapling promete horas de diversão ao solucionar vários mistérios de Bugaria.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

Nota do Editor: Bug Fables: The Everlasting Sapling foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Dangen Entertainment para avaliação.]

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.