fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta

Story of Seasons: Friends of Mineral Town – Nostalgia que encanta

Quando foi anunciado um remake de Harvest Moon: Friends of Mineral Town eu mal pude acreditar, sem dúvidas nenhuma foi um dos jogos que mais joguei na minha pré-adolescência (e creio veemente que esteja no top 5 dos jogos que mais joguei na vida). Esperei muito por esse momento e quase não contive a ansiedade de poder re-jogar esse game que marcou tanto minha vida.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Harvest Moon: Friends of Mineral Town lançado em 2003 para o Game Boy Advance

É até cômico, mas Harvest Moon influenciou diretamente na minha carreira profissional, já trabalhei com agricultura de precisão e hoje trabalho com pecuária de precisão. Tudo isso por gostar imensamente de jogos de fazenda e sentir um apreço extremo pela monotonia da fazenda e pela rotina de plantar/colher.

Começo a escrever essa review depois de ter jogado bastante e ter vivenciado muita coisa no jogo, e confesso para vocês que fiz tantas capturas de imagens de tudo que acontecia no jogo, que provavelmente terei dificuldade em selecionar as melhores fotos para ilustrar essa review.

Conhecendo Mineral Town

A história do jogo é bem simples, chegando a ser bem clichê. No game você deve tomar conta de uma fazenda pertencente a sua família, podendo plantar, criar diversos animais, pescar e minerar para conseguir dinheiro. O jogo é um remake bem fiel do clássico Harvest Moon: Friends of Mineral Town lançado para Game Boy Advance em 2003. Porém houveram algumas mudanças no escopo do jogo, como:

  • Casamento do mesmo sexo e novos candidatos para casamento foram adicionados ao jogo.
  • A mineração foi facilitada com adição de elevadores nas minas.
  • O celeiro possui um sino externo para trazer todos os animais para fora de uma vez.
  • Agora é possível andar por cima das plantações.
  • Novas opções para animais de estimações, agora é possível ter pinguim, cachorro, gato e capivara.
  • O espelho dentro da casa está disponível para personalização predefinida de roupas.
  • Um novo bosque entre a loja de vacas e a pousada da cidade está disponível.
  • Novos animais foram adicionados como coelho, galinhas marrons, alpaca, vaca morango/fruta/café.
  • Novas culturas foram adicionadas ao jogo.
  • O plantio possui qualidade de classificação (1 a 5 estrelas).
Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Ao usar o espelho é possível customizar seu personagem com diversas roupas

Uma vida de possibilidade

O jogo te permite cuidar da sua fazenda e te dá uma gama de muitos afazeres, tais como explorar o mundo do jogo e interagir com os NPCs. Você inclusive pode criar um relacionamento com os NPCs podendo se casar e ter filho com alguns NPCs “casáveis”.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Cerimônia de casamento

Ao todo são 12 personagens casáveis – 6 personagens femininos e 6 masculinos. Porém o jogo te permite casar com outros 4 personagens especiais (Deusa da Colheita, Kappa, Huang e Bon Viviant).

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Personagens casáveis do jogo.

Cada personagem tem sua própria personalidade, assim como seus gostos pessoais. Por exemplo, o Doctor (personagem que escolhi para casar) ama leite de vaca e detesta ganhar pizza e pipoca. Durante a conquista, você vai adquirindo corações e liberando eventos que vão introduzir um pouco da história do NPC para você, deixando o jogo mais amigável e criando uma imersão do seu personagem com os moradores de Mineral Town.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Dashboard mostrando o relacionamento com cada NPC de Mineral Town.

Explorando o jogo

O jogo todo se passa em Mineral Town, uma cidade pacata e charmosa. Há muito o que explorar e também muitos personagens para conhecer, todos eles possuem histórias e diálogos bem escritos. Durante o jogo você conhecerá cada local e visitará cada uma das casas e lojas.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Mapa de Mineral Town no inverno.
Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Mapa da fazenda

O jogo segue um calendário dividido em 4 estações, você começa pela primavera, depois temos verão, outono e inverno. Cada estação dura 30 dias e ao longo dos dias acontecem diversos eventos no jogo, como disputas gastronômicas, concursos de animais e réveillon, tudo isso em diversos locais do mapa, a maioria ocorrendo na praça principal, porém alguns eventos ocorrem na praia ou até mesmo no topo da montanha.

O jogo traz uma variedade de concursos e eventos. Para participar de alguns concursos são necessários algumas expertises culinárias ou animais aptos para participar. Os animais são vendidos na cidade, uma vez comprados aparecem na sua fazenda. O jogo possui uma variedade grande de animais e cada espécie exige cuidados distintos.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Recolhendo os ovos das galinhas
Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Escovar os animais aumenta seu grau de amizade com eles.

A energia do jogo é bem escassa e para ganhar muito dinheiro você precisará se desdobrar para obter mais energia. Uma boa maneira é cozinhando ou utilizando o ‘spa’ localizado em frente a mina, lá sua energia irá se recompor. Ao utilizar bastante as ferramentas você poderá realizar o ‘upgrade’ delas, quanto mais for o “grau” do ‘upgrade’ mais eficaz será sua ferramenta, e te fará economizar energia durante seu dia.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Meu personagem exibindo a cozinha quase completa.

Recomendo veemente que todos façam amizades com os ‘Harvest Sprites’, eles irão ajudar na fazenda e trabalharão para você, seja colhendo, regando ou cuidando dos animais. Ao todo são sete criaturas, cada uma de uma cor e ficam localizados em uma cabana no norte da igreja.

Infelizmente, no inverno o jogo não te permite plantar e todo o cenário ficará coberto por neve, sobrando a mineração, pesca e animais como fonte de renda. Uma nova mina se desbloqueará, e por lá você encontrará muitas pedras preciosas que deverão garantir o ganho de renda da fazenda.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Mina desbloqueada no inverno do jogo.

Curiosidades

  • Caminhar com o Pedômetro aumentará seu relacionamento com a Deusa da Colheita. Caminhando 10 milhões de passos você ganha bastante pontos de relacionamento com ela. E desbloqueará um dos 7 aneis que serão obtidos durante o jogo (casando, por exemplo, você ganha um anel).
  • É importante dar um presente para a Deusa da Colheita todos os dias, pois assim você ganhará algumas recompensas, tais como aumento da barra de energia, desbloqueio do elevador da mina, desbloqueio de um novo vendedor…
Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Presenteando a Deusa da Colheita que mora no lago.
  • Na mina é possível encontrar ferramentas amaldiçoadas, levando para o padre elas se tornarão abençoadas e consequentemente serão mais eficazes que as ferramentas de Level 5 (mithril) e gastarão menos energia.
  • Existe uma Mina secreta que só poderá ser acessada no inverno, quando o lago congelar.
Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta
Mina desbloqueada no inverno.

Conclusão

O jogo vale muito a pena, principalmente para os fãs mais nostálgicos da franquia. Além de trazer um design muito bonito, a trilha sonora do jogo também é impecável e não cansa em nenhum momento.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town - Nostalgia que encanta

Se comparado com outros jogos de fazendas mais atuais, como Stardew Valley, é perceptível que Story of Seasons: Friends of Mineral Town peca em recursos, mas por se tratar de um remake de um jogo lançado 17 anos atrás é seguro dizer que o jogo não deixa a desejar em nada e traz uma jogabilidade incrível e fascinante.

Para os navegantes de primeira viagem, é importante destacar o impacto que a franquia sempre teve para jogos do gênero, sendo uma inspiração para diversos outros jogos de fazenda.

O jogo está custando U$ 49,99 na eShop americana, um preço um pouco salgado que pode afugentar muitos jogadores, principalmente aqueles que ainda não conhecem a franquia.

8.6 / 10 Nota Final
Prós
- Design bonito
- Trilha Sonora impecável
- Remake de um dos principais jogos do gênero
- Muitas horas de gameplay
Contras
- Preço salgado
- Não possui recursos multiplayer
- Não possui recursos on-line
Resumo
Nostálgico e encantador. Tenho certeza que todos os fãs da franquia ficarão bem satisfeitos em jogar Story of Seasons: Friends of Mineral Town, o jogo está lindo e a jogabilidade está ainda melhor que o jogo original!
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Story of Seasons – Friends of Mineral Town foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Xseed Games para avaliação.]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184