fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Swimsanity

Swimsanity! – Ação multiplayer sem parar

Há muitos jogos com uma experiência individual incrível, mas há aquela parcela de jogos focada em dividir a experiência com amigos. Swimsanity!, da Decoy Games, é um desses jogos perfeitos para dividir, até por que se torna difícil e cansativo ao ser jogado sozinho. Com uma apresentação que peca em alguns detalhes, mas diversos modos de jogo e um multiplayer “insano“, o jogo ainda se destaca no meio sendo uma boa opção casual para jogos em equipe.

swimsanity

Insanidade Aquática

A premissa de Swimsanity! é simples, ele é um jogo de tiro subaquático, com diferentes modos cooperativo e competitivo repletos de ação. Ele pode ser jogado single player, mas é um jogo primariamente focado no multiplayer, com suporte tanto local quanto online.

Sem modo história ele é divido em estágios únicos, cada um com sua premissa, dificuldade e obstáculos que, dentro do modo escolhido, você deve sobreviver, fazer pontos e garantir sua vitória.

Os modos de jogo cooperativo são: Aventura, para você trilhar o caminho lutando contra as criaturas; AventuraSanity, um modo mais difícil do Aventura; e Sobrevivência, na qual você luta com hordas infinitas de inimigos. E dentro do competitivo temos: Mata-Mata, em que o maior número de nocautes vence; Mata-Mata em Equipe, similar ao Mata-Mata, mas com equipes de 2 jogadores; O Último dos Mooba, combate até sobrar apenas um jogador (Mooba é o seu personagem); Corrida por Esferas, em que você deve devolver uma esfera a sua cápsula e quem fizer o maior número de arremates vence; e Corrida por Esferas em Equipe, similar ao Corrida por Esferas, mas com equipes de 2 jogadores.

Dentro de todos os modos, os estágios são: Profundo Mar Azul, em que sua missão é fugir de uma baleia assassina gigante; Lagoa Tóxica, dentro de um mar recheado de oponentes mecânicos que também atiram você deve sobreviver a uma tartaruga ciborgue gigante; Cavernas de Cristal, nas profundezas labirínticas do oceano você precisa escapar de uma espécie de centopéia mutante; Baía da Piranha, parado em um único ponto fixo do mapa, seu objetivo é fugir de hordas de piranhas assassinas; e Recife de Relíquias, sua missão é protejer os recifes de relíquias de uma lagosta.

E o jogo é basicamente isso, você escolhe um modo, um estágio e enfrenta os inimigos junto com amigos, online ou offline, ou enfrenta seus próprios amigos. Swimsanity! é feito basicamente para ser um party game, algo para realmente se divertir e rir com uma galera. Os inimigos, oponentes e obstáculos são bastante focados nisso, já que em modo solo o jogo fica bastante difícil (e olha que eu estou falando apenas do modo Aventura e não a versão hard dele).

swimsanity

Dificuldade x Usabilidade

Swimsanity! é difícil. Para um jogador é muito difícil. No multiplayer ainda é difícil, mas jogável e apreciável. O jogo tem comandos simples, mas que leva um pouco tempo de adaptação, mesmo após o tutorial. Pois você atira, desvia, nada, mira e ainda tem o poder Swimsanity!, um teletransporte e os itens/mecânicas que você adquire ao coletá-los pelas fases.

Não é algo complicado, mas pelo tanto de informações na tela com os inimigos e a “insanidade” que o jogo propõe, as vezes se torna um pouco difícil. Mas esse não é um ponto fraco do jogo, com habilidade (e um bom time) você consegue se divertir em diferentes modos por algum tempo e aproveitar o jogo.

O jogo só peca, para mim, na usabilidade da mira que fica no analógico direito e é bastante errática, é difícil manter o controle de onde seu tiro está indo. Não impossível, mas difícil. E a apresentação em si também poderia ser mais polida.

O estilo gráfico de cartoon poderia ter sido melhor trabalhado para não lembrar tanto um jogo de flash dos anos 90, com alguns toques de sombras e texturas, fontes melhores, o jogo poderia se apresentar como uma aventura que você passaria mais horas dentro dele se divertindo.

Compro Swimsanity! ou é “loucura”?

Swimsanity! custa R$92,46 na eShop brasileira no Nintendo Switch, ou US$24,99 na americana. Tem uma variedade de modos que te entretêm por algumas rodadas, uma trilha sonora simples que não atrapalha e ajuda na imersão do jogo, e alguns problemas pequenos de usabilidade.

Não é um jogo relativamente barato (mas no Switch, nada é relativamente barato, não é?), mas se você curte um jogo casual multiplayer para jogar por algum tempo com seus amigos e você consegue se dar bem com uma mira por vezes errática, muitos comandos e uma UI não tão trabalhada, Swinsanity! pode ser uma boa escolha sim.

7.4 / 10 Nota Final
Prós
- Bom multiplayer
- Variedade de modos
- Bom online (para jogar com amigos)
Contras
- Mira por vezes errática
- Muitos comandos
- Não propício para single player
- Apresentação simples demais
Resumo
Swimsanity! não chega a ser o game mais louco que você vai jogar, ma é um bom multiplayer casual para um grupo de amigos que gosta de sair atirando e tentando vencer os oponentes, sem se preocupar com miras perfeitas, estratégia nos comandos ou uma apresentação impecável.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Swimsanity! foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo para avaliação.]

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.