fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Captain Tsubasa: Rise of New Champions – A mistura perfeita entre futebol e anime

Tradição e estilo se unem novamente em mais um jogo da franquia Captain Tsubasa cheio de personalidade, que os poucos defeitos na usabilidade não chegam a atrapalhar toda a diversão proporcionada.

Captain Tsubasa é marca de uma geração e tem elementos tão peculiares que pouco tentaram replicar. O novo jogo de Nintendo Switch, lançado pela Bandai Namco, Captain Tsubasa: Rise of New Champions, traz toda a nostalgia dos bons tempos, aliado a um gameplay de futebol de qualidade e um estilo único de anime que vai deliciar a qualquer fã de ambos os gêneros. Mesmo com suas pequenas falhas técnicas o jogo não ganha cartão vermelho e levanta a taça da vitória!

Captain Tsubasa: Rise of New Champions - A mistura perfeita entre futebol e anime

Meninos da Vila

Eu posso não ser fã de jogos de futebol (ou esportes em geral), mas Captain Tsubasa fez parte da minha infância gamer. Na casa da minha avó, eu e minha prima tínhamos um Super Nintendo enviado do Japão pelo meu tio que morava lá. Tínhamos 3 jogos: The Legend of Zelda: A Link to the Past, Firepower 2000 (que eu descobri o nome só hoje pesquisando) e Captain Tsubasa 4: Pro no Rival-tachi que eu conhecia apenas pela imagem no cartucho, já que todos eram em japonês.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions me trouxe um pouco do sentimento de nostalgia ao lembrar da minha infância jogando sem entender nada. E agora traz uma gameplay moderna, uma trilha sonora dedicada e muito bem trabalhada e apresentações incríveis, principalmente nos “super” chutes e ataques totalmente com personalidade de animes de esporte japoneses. Até por que nasceu do mundo artístico mangá/anime.

Capitan Tsubasa foi uma série de mangá criada no Japão em 1981, ilustrada por Yoichi Takahashi, em um momento da história japonesa em que o futebol no país era extremamente fraco. Foi em busca de promover o esporte no país que as histórias que giravam em torno de Tsubasa Oozora, Genzo Wakabayashi, Kojiro Hyuga e Taro Misaki foram criadas.

E logo com a fama do mangá, e subsequentemente do anime (chegando no Brasil com o nome de Super Campeões), que Captain Tsubasa chegou aos consoles. E depois de 17 jogos, temos um novo título agora no Nintendo Switch. E é um baita novo título!

Gol de Placa

Captain Tsubasa: Rise of New Champions chega marcando um golaço em qualidade gráfica e de jogabilidade. A gente vê o quanto a franquia evoluiu e quanto o gênero Futebol/RPG foi adaptando-se e melhorando com o passar do tempo. O gameplay de futebol, tal qual FIFA ou PES, segue um ritmo definido pelo jogador e tem seus comandos principais.

As poucas diferenças estão no manejo dos ataques que ganham animações espetaculares em Captain Tsubasa e a ausência de faltas ou pênaltis durante o jogo. Afinal o que mais vai ter é jogador chegando de carrinho para roubar a bola do adversário. Isso também se torna uma peculiaridade comum ao estilo de jogo de Tsubasa com ações e reações bastante exacerbadas.

E o jogo não se resume apenas em partidas de futebol isoladas, Tsubasa vem recheado de conteúdo. Tem dois modos história distintos, um em que você segue o jogador Tsubasa Oroza em suas várias partidas em busca de se tornar um grande jogador e outro em que você cria seu próprio personagem e tenta subir no pódio do mundo esportivo.

Além também de ter seu modo online, partidas amistosas, competitivo local, treinamento. E você ainda tem muito conteúdo a ser liberado conforme você avança, são músicas, os vídeos da história, conquistas, roupas, itens etc. É um jogo que vem muito recheado e vale bastante seus US$59,99, mesmo que por vezes deixe o jogador um pouco frustado com a gameplay em si.

Cartão Amarelo

Captain Tsubasa é, em resumo, um jogo de futebol. Mas como jogo de futebol tem algumas dificuldades técnicas que podem não agradar a quem busca apenas um bom jogo de futebol. O modo história, faz jus ao nome, e introduz muita história mesmo, fazendo com que Tsubasa praticamente se torne um dos tão famosos animes esportivos japoneses e mesmo que ela seja um história batida e clichê de um jogador tentando chegar ao sucesso ela é recheada de entusiasmo e momentos incríveis. E quando chegamos na gameplay, o modo futebol arcade pode não ser tão fluído como se propõe.

A câmera do jogo por muitas vezes apresenta cortes rápidos, trocas de posição e alternância entre um zoom mais focado ou amplo e isso por muitas vezes atrapalhou o ritmo do jogo, confundindo meus controles. A AI do jogo também se perde um pouco por vezes alternando muito entre os jogadores selecionados para utilização no momento também fazendo o jogador se perder e deixando jogadores de fora da ação central com ações sem foco, correndo para lados sem objetivo algum.

A dificuldade de manter um ritmo bom de passes e dribles deve-se muito ao fato de eu não ser um bom jogador de futebol, mas mesmo quando conseguia uma boa partida por vezes coisas simples como o fim da barra de stamina ou um botão pressionado na hora errada podem te fazer perder o ritmo de jogo.

Apito Final

Captain Tsubasa: Rise of New Champions se propõe a ser um jogo de futebol ao estilo de animes japoneses, e nisso se sai muito bem. Traz toda a exposição de um desenho clássico de Super Campeões, passes, chutes e finalizações recheados de personalidade e poderes incríveis trazido das telinhas e das páginas do mangá. Mas ao mesmo tempo traz uma jogabilidade de futebol um pouco travada, por vezes confusa e frustrante.

Mas não deixe-se enganar, Captain Tsubasa vale muito se esse é seu estilo de jogo. O esporte, o RPG e a história se unem prefeitamente em uma partida que você vai se lembrar por muito tempo e se divertir sem se preocupar com o apito final.

8.5 / 10 Nota Final
Prós
- Estilo gráfico incrível
- Ótima tradição de anime aplicada aos chutes poderosos
- Diversos modos, incluindo dois modos história distintos com muito conteúdo
- Personalização muito diversa
- Legendas em português
Contras
- Câmeras por vezes erráticas e confusas
- História pode ser tornar massante pela quantidade de exposição
- Faltas e pênaltis não existem devido ao estilo de jogo
- Controles por vezes complicados e não responsivos
Resumo
Captain Tsubasa: Rise of New Champions é campeão no que se propõe. Traz um jogo de futebol de qualidade e um coração e personalidade muito baseada em animes de esporte japonês e, mesmo com pequenas falhas técnicas, entrega uma aventura e diversão sem igual.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Captain Tsubasa: Rise of New Champions foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]