fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo

RPG Maker MV – Horas de diversão para criar um jogo

RPG Maker aterriza no Nintendo Switch trazendo a praticidade do portátil aliada a complexidade da criação de um jogo

Esta semana tivemos o lançamento para o Nintendo Switch do RPG Maker MV, lançado originalmente para PC em 2015. Quando vi que RPG Maker chegaria para o Nintendo Switch, fiquei bem feliz e exitado com a possibilidade de criar e personalizar uma história do meu próprio jeito.

O port recebeu diversas melhorias e implementações para facilitar a criação, adicionando recursos de toque na tela, podendo ser utilizado com uma caneta Styllus. O game possui 2,5 GB e está disponível nas eShop americana e européia.

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo

Introdução ao RPG Maker

O RPG Maker surgiu em 1997 no Japão com o intuito do usuário criar seu próprio RPG de maneira fácil e intuitiva do seu próprio computador pessoal. De lá pra cá nós tivemos diversas versões sendo lançadas. A versão que chegou para o Nintendo Switch é a MV, uma versão estável com diversos recursos e melhorias que foram obtidas nesses mais de 20 anos de história.

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo
Testando minhas habilidades de criação de mapa

Através do RPG Maker é possível aflorar seus impulsos criativos, apesar do “RPG” em seu nome, é possível criar jogos sem combate, como visual novel. O usuário têm a liberdade e recursos para criar diversas coisas, conforme sua vontade e necessidade.

Criando seu jogo

Ao iniciar o game, você passará por um tutorial, te ensinando alguns recursos necessários para seu jogo. Para quem não possui nenhuma experiência com RPG Maker, vai sentir um pouco de dificuldade, pois são muitos recursos e muitas telas complexas de início. Configurar um evento não é tão simples, e muitas vezes serão necessárias horas e horas de descoberta para conseguir extrair ao máximo dos recursos disponíveis.

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo
Cena do tutorial

Demorei bastante para conseguir implementar meu primeiro evento funcional – sair de um mapa e entrar no outro. Embora todos os comandos sejam em português, alguns comandos não são tão óbvios, complicando um pouco a vida do criador. No editor, você pode criar mapas utilizando tilesets (ladrinhos para montarmos nosso cenário), programar acontecimentos no jogo através eventos pré-programados, criar e customizar personagens da história, dentre outros recursos.

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo
É possível customizar até a tela de início do jogo

Dando personalidade ao jogo

O jogo conta também com um pacote de sons e gráficos para serem utilizados na criação. Então é possível montar seu personagem de acordo com a sua imaginação. É possível escolher entre diversos tipos de roupas, acessórios, cabelos, bocas, cor de pele, olhos dentre outras diversas opções de customização. Além do aspecto físico, você também cria e edita classes para seus personagens (mago, padre, guerreiro…) e define parâmetros técnicos com arma utilizada, level inicial e máximo…

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo
Tela mostrando todas as customizações do personagem

Se você tem alguma experiência com programação orientada a eventos ou até mesmo uma boa experiência configurando fases em Super Mario Maker, você vai pegar o jeito rápido para criar eventos e personalizar ao máximo o seu jogo. Os eventos são primordiais para que tudo funcione bem, e para um bom jogo serão centenas de eventos, que variam desde uma conversa com algum NPC e até mesmo o simples fato de pressionar o botão de ação no piano e ouvir um som instrumental.

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo
Criando seus personagens para o jogo

Existem centenas de tilesets que variam de acordo com o ambiente. Ao criar um mapa com temática “dentro de casa”, haverá diversos itens e mobílias quem casam com aquele tema, como prateleiras, camas, guarda-roupas e tapetes. Você também personaliza a música ambiente e pode incluir até mesmo sons como ventania, chuva ou tempestade para ser reproduzido em conjunto, criando uma atmosfera única para cada cenário e evento do seu jogo.

Conclusão

RPG Maker é sem dúvida uma revolução e pioneiro nesse segmento de criar jogos. Porém sua versão para o Nintendo Switch pecou em alguns recursos, o uso do toque na tela não é tão funcional como deveria ser, e criar utilizando o controle é extremamente demorado. Gasta-se muito tempo digitando textos e selecionando tilesets, mesmo com o auxílio da tela de toque. Pelo PC é possível ter uma flexibilidade maior, podendo inclusive importar tilesets personalizados e até mesmo músicas, recurso indisponível para o Nintendo Switch.

RPG Maker MV - Horas de diversão para criar um jogo
Personagens em cena

Para quem é acostumado com a intuitividade do Super Mario Maker, vai estranhar um pouco a complexidade trazida pelo RPG Maker, porém é incomparável a gama de possibilidades oferecidas pelo RPG Maker, é possível ter muito mais liberdade criativa.

Demorei algumas horas para criar meu primeiro jogo simples. Portanto, se você não tem muito tempo para gastar jogando e criando, talvez RPG Maker não seja o jogo/criador ideal para você. A boa notícia é que você pega o jeito rápido e tudo torna-se mais fácil e menos “burocrático”, podendo criar jogos maiores sem gastar muito mais tempo.

O game chega ao Nintendo Switch custando U$ 49,99 e inteiramente em português, tendo um custo benefício muito bom se você curte jogos do gênero. Com toda certeza, serão dezenas e dezenas de horas aproveitadas criando e jogando!

8.4 / 10 Nota Final
Prós
- Portabilidade
- Variedade de tilesets
- Dezenas de horas de gameplay
- Jogo 100% em português
Contras
- Não possui nenhum guia dentro do jogo para tirar dúvidas
- Complexo em muitos casos
- Jogar pelo console não é tão simples como jogar usando mouse e teclado
Resumo
Se você possui boas ideias para criar um jogo, RPG Maker MV é o jogo certo para você. Com a versão do Nintendo Switch você poderá criar em qualquer lugar que tiver!
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: RPG Maker MV foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela NIS America para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184