fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Super Mario 64 pode melhorar suas funções cerebrais

Super Mario 64 pode melhorar suas funções cerebrais

Com (finalmente) a chegada de Super Mario 64 à biblioteca de jogos 3D de Mario para o Nintendo Switch, muitos fãs estão felizes em poder jogar o clássico de Nintendo 64 no híbrido da companhia japonesa. E um dos pontos interessantes já levantados sobre o jogo é que ele pode ajudar você a melhorar suas funções cerebrais.

Isso mesmo! Super Mario 64 te ajuda a raciocinar e pensar melhor. Um estudo feito em 2017 e divulgado na publicação científica Plos One afirma que jogar o plataforma 3D do encanador bigodudo aumenta a atividade boa do cérebro.

Manter a massa cinzenta dentro do hipocampo é importante para a cognição saudável. Já foi demonstrado que jogar videogames de plataforma 3D promove a massa cinzenta no hipocampo em adultos jovens.”

  • Greg L. West, Benjamin Rich Zendel, Kyoko Konishi, Jessica Benady-Chorney, Veronique D. Bohbot, Isabelle Peretz, Sylvie Belleville

O hipocampo está principalmente associado à memória (em particular a memória de longo prazo) então o estudo dividiu os participantes em três grupos para testar o impacto de jogos de plataforma 3D na atividade dessa parte do cérebro. Um deles era um grupo experimental de videogame (VID). Outro era um grupo de controle ativo que teve uma série de aulas de música computadorizadas autodirigidas (MUS). E havia um grupo controle sem contato que não realizou nenhuma intervenção (CON). O grupo VID realizou um treinamento de videogame durante seis meses, durante os quais jogaram Super Mario 64.

Super Mario 64 pode melhorar suas funções cerebrais

O estudo então revelou que apenas o grupo VID viu um aumento significativo (t value) na massa cinzenta dentro do hipocampo. O grupo também apresentou crescimento no cerebelo. Essa parte do cérebro contribui para a coordenação, precisão e tempo preciso. E Super Mario 64 certamente requer todas essas coisas.

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.