fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Little Big Workshop - Os altos e baixos do mercado de produção

Little Big Workshop – Os altos e baixos do mercado de produção

Oferta, demanda, salário, maquinário, expansões, reparos, contratos. Tudo isso tem em Little Big Workshop. Mas também há muita diversão!

Little Big Workshop, da desenvolvedora Mirage Game Studios e da publisher THQNordic, é um jogo de simulação e gerenciamento de fábrica. O jogo, que chegou ao Nintendo Switch em Outubro, traz o supra-sumo do capitalismo, com seus altos e baixos e uma estética bastante interessante.

Você vai produzir baldes, drones, churrasqueiras, bonecas e tantos outros itens, investir em pessoal, expandir sua fábrica, comprar novo maquinário e estações de trabalhos, aceitar (ou não) novos pedidos e até lutar contra mofo e lesmas cerebrais.

Little Big Workshop - Os altos e baixos do mercado de produção
Começo humilde.

Começando Pequeno

Little Big Workshop traz bastante minúcias e tecnicidades no seu gameplay de gerenciamento. Você tem as flutuações do mercado, demanda, lucro, melhorias, planejamento de produção, maquinário etc. E por conta de ter tantas “partes móveis” o tutorial é bastante extenso e por vezes tedioso. Confesso que fiquei cansado, mas depois que você consegue sobreviver à todas as missões e explicações do tutorial, o jogo realmente engrena (e a partir daí você percebe que o tutorial pode ter sido chato, mas foi essencial para você conseguir aproveitar melhor o jogo).

Você começa simples, com uma pequena empresa, poucas salas e funcionários e algumas máquinas que você adicionou durante o tutorial e a partir daí é você comandando e liderando sua fábrica para o sucesso (ou falência). Cabe a você comprar novas máquinas, contratar mais gente, expandir, aceitar propostas de trabalho de clientes e desenvolver produtos próprios para venda no mercado, segundo a demanda e procura pelo produto em questão.

Com comandos simples e uma UI intuitiva que após pouco tempo você se habitua, é fácil incluir novas máquinas e estações de trabalho, mover espaços e melhorar sua fábrica. A movimentação nos analógicos comandam as câmeras e o zoom para sua visão geral do seu espaço. Mesmo sem muita liberdade nos modos de visualização (que são específicos e fixos em quatro “cantos”), o zoom te ajuda a melhor enxergar todo o processo de evolução da sua empresa.

Expandindo e Crescendo

Por sua essência de gerenciamento e simulação, Little Big Workshop é um jogo que demanda tempo e dedicação e, mesmo podendo ser jogado casualmente, é melhor aproveitado com bastante foco e vontade de continuar. E Little Big Workshop deixa tudo mais suave para essa demanda de jogabilidade.

A trilha sonora lembra as mais suaves melodias do modo construção de The Sims o que ajuda na ambientação e em não atrapalhar uma jogatina longa. Um dos pontos fracos nesse sentido é que o jogo pode por vezes se arrastar mais do que o normal para o seu estilo. Você deve gastar seu dinheiro disponível para compra de matérias primas para os produtos que tem que produzir e não consegue engrenar numa nova produção se não tiver o cash disponível para essa compra inicial. E com isso, no começo em que você ainda não tem muito lucro, há momentos que você fica apenas olhando sua fábrica terminar a produção atual para receber o lucro e avançar, não conseguindo comprar novos produtos ou contratar novas produções.

Tirando isso, e após um tempo você terá um bom fluxo de caixa que torna essa espera menor e até desnecessária, Little Big Workshop avança no gameplay e com cada conquista você desbloqueia novas habilidades, novas matérias prima, especializações para seus funcionários, novos clientes e assim o jogo vai cada vez mais se tornando interessante.

Little Big Workshop - Os altos e baixos do mercado de produção
Minha produção de cavalinhos sendo entregue.

Fabricando seu Nome

Little Big Workshop tem uma apresentação gráfica interessante, traz um gameplay coerente ao gênero, simples e complexo ao mesmo tempo e mesmo com alguns bugs (por vezes os controles ficaram não responsivos, as notificações sumiam e teve até uma planta para uma maquina que nunca saiu da tela e a máquina nunca foi finalizada), que espero serem resolvidos, é um jogo divertido que pode render horas de criação, planejamento e jogabilidade para você.

Little Big Workshop traz um pedacinho do capitalismo, recheado de tecnicidades como flutuação de mercado, demanda, procura, lucro, salários, mas de um jeito interessante, com uma jogabilidade boa e bem trabalhada e que, por apenas US$19,99, é bastante conteúdo e tempo de jogo para os adoradores do gênero de gerenciamento.

8.1 / 10 Nota Final
Prós
- Ótima opção do gênero
- Gráficos diferentes e interessantes
- Jogabilidade intuitiva
- Versatilidade na evolução da gameplay
- PT BR
Contras
- Tutorial longo e tedioso
- Alguns bugs podem atrapalhar a jogabilidade
- Diversas opções técnicas
- Por vezes é necessário esperar muito
Resumo
Little Big Workshop traz o monstro do capitalismo de forma bonitinha e bem trabalhada. Apesar de começar um pouco arrastado, o jogo logo pega um bom ritmo de trabalho e se torna uma boa opção de gerenciamento e simulação para quem curte o gênero.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Little Big Workshop foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Evolve PR para avaliação.]