fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)

The Legend of Zelda – A timeline completa (Parte 1: Skyward Sword)

Escrito e Editado pela Equipe Coelho no Japão em parceria com o site Nerd Week

Hoje iniciamos uma série de posts que vão contar a história da linha cronológica de uma das maiores sagas da Nintendo: The Legend of Zelda.

A série ganhou diversos games e diversas versões do nosso protagonista Link e como ele salva várias vezes o mundo de Hyrule e ajuda a princesa Zelda. Até que a Nintendo resolveu lançar um guia de como tudo se encaixa….

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
As enciclopédias do mundo de Zelda

E o primeiro game da cronologia, segundo a Nintendo, é o The Legend of Zelda: Skyward Sword. Então é dele que vamos falar hoje, e contextualizar todo o mundo de Hyrule, desde como ele nasceu até os tempos atuais. Antes do início do tempo, existiam três deusas douradas:

  • Din, a Deusa do Poder, que criou a Terra;
  • Nayru, a Deusa da Sabedoria, que concedeu ordem ao mundo;
  • Farore, a Deusa da Coragem, que criou a vida.
The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
Três deusas douradas

Após a criação do mundo, elas deixaram pra trás um artefato poderoso capaz de conceder ao portador o maior desejo de seu coração: a Triforce.

A Triforce foi confiada à deusa Hylia durante o período que ficou conhecido como Era de Hylia. Um dia, o demônio Demise decidiu roubar a Triforce, levantando um exército de forças contra Hyrule. Mas ele acabou devastando toda a terra, tornando ela inabitável. Hylia por sua vez, reuniu todos os humanos sobreviventes e enviou eles para o céu, para além das nuvens. Para um lugar conhecido como Skyloft.

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
Demise

Foi nesse lugar que Hylia também escondeu a Triforce. Hylia saiu vitoriosa na luta contra Demise, mas a terra foi seriamente danificada, Skyloft prosperou e agora o seu povo acredita que tudo que existe abaixo da cidade era um mito, e é nesse momento que conhecemos Link, o nosso conhecido guerreiro.

Link está passando pela prova final para se tornar um Cavaleiro e ganhar um presente de Zelda, amiga de infância dele. Ele disputava contra o seu rival: Groose. Mas, quando Link é aprovado, Zelda é levada para a superfície abaixo de Skyloft por um tornado escuro e misterioso. Após se recuperar do susto, Link é levado até uma estátua de Hylia por Fi, o espírito da Godess Sword. É nesse momento que ele consegue empunhar a espada e prova ser o herói que vai ser capaz de destruir Demise.

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
O herói Link

Link desce para a Superfície com a ajuda de Fi até o Templo Selado, conhecendo uma mulher idosa que instrui ele a procurar Zelda, e ele sai em busca de sua jornada, passando pela Floresta de Faron, pelo Vulcão Eldin e também pelo Deserto de Lanayru.

Link consegue achar Zelda, mas ele é impedido de levar ela pra Skyloft por Impa, uma jovem mulher está protegendo a garota. Nesse momento aparece Ghirahim, um demônio que trabalha pela libertação de Demise e então Link decide defender Impa e Zelda desse novo demônio dentro do Templo do Tempo, para que elas conseguissem fugir para o passado.

Link retorna ao Templo de Hylia e é seguido por Groose e os dois acabam parando na Superfície de novo, lá o Link encontra O Aprisionado, uma forma monstruosa de Demise que está tentando alcançar o Templo Selado, em seguida a mesma mulher idosa que ele encontrou antes mostra a ele um segundo Portal do Tempo que estava adormecido. 

Link parte com o objetivo de encontrar as Chamas Sagradas para fortalecer a Goddess Sword para que ela seja capaz de abrir novamente esse Portal do Tempo.

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
Portal do Tempo

Ele consegue ativar o portal e viajar para o passado. Lá ele encontra Zelda e descobre que ela é a reencarnação da deusa Hylia, com isso ele descobre que Hylia não conseguiu matar Demise e que ela ficou muito enfraquecida para enfrentá-lo mais uma vez, por isso ela criou a Goddess Sword e reencarnou como uma mortal.

Assim ela seria capaz de encontrar alguém que pudesse cumprir seu destino e usar a Triforce para desejar a destruição de Demise. Isso é muito importante, pois apenas um mortal poderia utilizar o artefato. Após isso, Zelda concede seu poder para a Goddess Sword, que evolui para a verdadeira Master Sword, Zelda ainda acabou se selando dentro de um cristal para fortalecer o selo contra Demise.

Link parte em busca da Triforce em Skyloft e após achar, ele a utiliza para destruir Demise. Zelda é enfim libertada, mas, numa mudança de rumo da história, Ghirahim sequestra ela.

Apesar de Demise ter morrido no presente, Ghirahim planeja usar Zelda como sacrifício para ressuscitar o Demônio no passado. Link tem então a árdua missão de ir ao passado novamente para derrotar Ghirahim. Lá ele descobre que o demônio se mostra ser o espírito da espada de Demise.

A mudança dos eventos foi demais para Link, ele não era capaz de salvar Zelda na situação que ele estava.

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
Ghirahim

Demise iria utilizar o corpo de Zelda pra retornar. Mas, o inesperado acontece: Groose consegue proteger o corpo de Zelda. Link agora precisa enfrentar Demise: O primeiro, sai vitorioso, o segundo será incorporado pela espada vilã.

Mas Link e Zelda não saíram intactos: Demise amaldiçoou todos os descendentes deles a serem atormentados por várias versões dele. Link viaja com Fi novamente para o Templo Selado para completar a evolução da espada. Para completar essa etapa, Fi precisa aceitar o preço alto do sono eterno.

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
Templo Selado

Groose, Link e Zelda retornam para o presente enquanto Impa fica para trás e fica responsável por destruir o Portal do Tempo. Além disso, Impa ficou responsável por vigiar a Master Sword no passado. A mulher idosa os recepciona no futuro, uma última vez antes de morrer e desaparecer. Essa mulher idosa acabou se revelando ser Impa.

The Legend of Zelda - A timeline completa (Parte 1:  Skyward Sword)
Impa

Finalizando os eventos, Zelda decide ficar na Superfície e proteger a Triforce e junto com Link. Juntos, eles são responsáveis por estabelecerem o Reino de Hyrule. E assim nasceu o reino de Hyrule, estabelecendo o personagem Link e consolidando a lenda de Zelda.