fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

[Guia] Mario’s Super Picross – Feliz Dia dos Professores

Hoje, dia 15 de Outubro é o Dia do Professor(a), e o que o jogo Mario’s Super Picross tem a ver com essa data? Simples! Muita gente não conhece o jogo e aqueles que conheceram não entenderam nada, porque em 1995 o jogo só estava disponível em japonês! Então, minha missão aqui como Nintendista e professor é (tentar) ensinar você a pegar o formão e moldar os quadrinhos escondidos!

Mario’s Super Picross

Em 23 de Setembro, a Nintendo disponibilizou para os assinantes do Nintendo Switch Online o Mario’s Super Picross, um jogo incrível de quebra-cabeça do mascote da Nintendo. A versão que chegou foi a de Super Famicom, porém ela não traduziu o jogo, mesmo que o trailer no canal oficial das Americas esteja em inglês.

Por isso, como bom professor, ensinarei aqui um pouco de como aproveitar um ótimo jogo de raciocínio disponibilizado grátis para os nintendistas.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Vamos as instruções e regras gerais pra você viciar de vez:

No menu do Mario (sim, aquela é a mão do Wario, mas ignore-a por enquanto) você tem um texto em japonês de tutorial e depois níveis, entre no nível 1 e vá ao primeiro quadradinho com interrogação lá dentro.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Na tela seguinte existe um menu pequeno de cor verde, perguntando se você quer ajuda para eliminar uma linha horizontal e uma linha vertical. A opção da esquerda é SIM, a opção da direita é NÃO. Para este tutorial eu precisarei dizer Não para mostrar passo a passo a lógica que rege o jogo.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores
O primeiro desafio é um desenho de 5×5

Observe abaixo a linha que meu “martelinho” está em cima, existe um número 5 na horizontal e 1 e 3 na vertical, certo? Eu poderia martelar toda a linha 5 horizontal, mas quero mostrar a lógica para você antes.

Bem, a regra básica do jogo diz que os quadradinhos quebrados não podem se tocar na mesma direção, se for cruzar vertical com horizontal pode, mas nunca a mesma linha. A ordem dos números que você deve formar na vertical é de cima pra baixo, ou seja, existe 1 quadradinho pra ser quebrado do topo pra baixo, com no mínimo um quadrado de distância da próxima quantidade, que, nestes caso, é 3. A horizontal tem a mesma lógica com os números mais afastados para a esquerda.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Aqui começamos a usar o raciocínio lógico: você se lembra que a cada número registrado você precisa pelo menos de um espacinho de reserva? Então, se na vertical eu tenho 1 e 3 (que dá, no mínimo, 4 espaços) e a linha possui 5 quadrados, posso começar de baixo para cima marretando os 3 primeiros usando o botão A do controle:

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Após quebrar 3 quadradinhos, eu aperto o botão B e marco um X para lembrar-me que eu NÃO posso em hipótese alguma bater no X ali senão eu levo penalidade negativa em minutos no relógio que você vê em contagem regressiva no canto superior esquerdo da imagem. Sobrou apenas 1 quadradinho e é ele que vamos quebrar porque é o número 1 que estava acima do 3 no topo, lembra?

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Pronto! A linha está correta, não houve penalidade! Quando você fechar qualquer linha corretamente, use o botão A para pintar os números de vermelho para lembrar a si mesmo de que aquela linha tem que ficar intocável. O jogo não vai fazer isso pra você, tem que ser no braço mesmo porque se você fizer errado ele vai te penalizar de qualquer forma.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Se você olhar na linha horizontal existe um número 5 que não marretamos no começo do tutorial. Se são 5 quadradinhos nós podemos bater eles todos sem medo de ser feliz que o cálculo irá fechar em 5 também. Se os quadradinhos se encontram em paralelo não há problema algum, lembra?.

Vamos aproveitar a oportunidade pra pintar esse 5 de vermelho também.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

A linha vertical do canto direito mais afastada (com o numero 2 na vertical) já tinha 1 quadradinho quebrado mediante o 5 completo que acabamos de formar, certo? Concorda comigo que se 1 quadradinho já foi marretado o quadrado seguinte só pode ser o de baixo? Marretamos ele com o A e nas linhas seguintes nós vamos encher de riscos X com o botão B para lembrar que não podemos bater neles em hipótese alguma. Tenha certeza que se você estiver quebrando os quadradinhos de acordo o jogo andará normalmente.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Caso você bata em um quadradinho que não devia, você será penalizado em minutos como na imagem abaixo, em que o 0 já indica de mão beijada que a fileira inteira não deveria ser quebrada em hipótese alguma.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Obviamente que ao jogar outros quadros o Picross vai ficando maior e mais difícil. Lembre-se de dar prioridade para números grandes e respeitar o X que deve haver a cada cadeia quebrada da linha. Algumas imagens vão de letras até imagens como pinguins.

Esse quadrado de 5×5 do nosso tutorial eu vou deixar pra você terminar em casa, certo? Um bom professor não dá as respostas, e sim guia o caminho para chegar até elas.

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

Detalhe: após você completar alguns níveis, o jogo desbloqueia o modo WARIO (aquele que eu falei pra você ignorar no começo). No modo Wario você não é penalizado e o relógio só conta do 0 pra frente. No entanto, o jogo não vai te avisar nunca se você tá fazendo algo errado ou não. Acredite, enfrentar quadros de 20×20 é um desafio que vai requerer muita lógica e paciência. Mas eu sei que você consegue! Eu acredito nos meus alunos nossos leitores!

[Guia] Mario's Super Picross - Feliz Dia dos Professores

E se você não tiver um Nintendo Switch, não se preocupe. Se você tiver um Nintendo 3DS pode resgatar um Picross gratuito: clique aqui nesse link e baixe o Picross de The Legend of Zelda com pontos do Club Nintendo. Não precisa gastar 1 centavo, mas corre que em breve a recompensa pode expirar e ela não está disponível para compra, apenas para resgate.


Gostou? Aprendeu direitinho? Conseguiu terminar o quadro de 5×5? Então espalhe a palavra de Picross pra todo mundo! Como professor e amante da Nintendo me senti na obrigação nesse dia especial em ensinar como jogar esse jogo viciante. E agora me dêem licença que já faz 84 anos que estou em um quadro enorme do Wario.

The Marine Player
Nintendo moldou muito do que sou e me acompanhou nos momentos mais felizes e difíceis da minha vida. Aprendi inglês graças aos jogos e hoje trabalho ensinando o idioma e sou afiliado da Twitch por paixão. Aqui no Project N eu poderei compartilhar muito da minha experiencia com jogos e fazer nossa comunidade crescer internacionalmente. Thank you!