fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Ilustração: Box Arts dos jogos Pokémon Gold e Silver em frente ao mapa de Johto

Pokémon Gold & Silver comemoram 20 anos de seu lançamento ocidental

Os jogos Pokémon Gold & Silver foram lançados em 21 de Novembro de 1999 no Japão, 15 de outubro de 2000 nas Américas e 6 de Abril de 2001 na Europa, para Game Boy Color. Esses jogos iniciaram a segunda geração da franquia dos monstrinhos de bolso e trouxeram grandes inovações para a série, como a nova região de Johto, adição de mais 100 Pokémon, ciclo de dia e noite, possibilidade de reprodução (o famoso breeding), a possibilidade de equipar itens em seus monstrinhos, dois novos tipos (Noturno e Metálico), novos Pokémon lendários e muitas outras inovações.

Uma Nova Jornada

Sendo uma sequência direta da primeira geração (Pokémon Red & Blue), o jogo conta a história de Ethan, que começa a sua jornada em New Bark Town, tendo que buscar uma encomenda do Mr. Pokémon para o Professor Elm, que ao ser entregue, é revelado que no pacote tinha um ovo. O pesquisador cede um dos três iniciais da região (Chikorita, Cyndaquil ou Totodile) para que o jogador faça essa encomenda, porém ao retornar a cidade, o jogador é desafiado por um menino suspeito de cabelos ruivos. Ao retornar ao laboratório, ele descobre que esse menino roubou um desses iniciais. Depois do incidente, Professor Elm está encantando pelo ovo e decide estudá-lo, permitindo que o jogador fique com o Pokémon emprestado como seu inicial. Então ele incentiva o jogador a começar a sua jornada, buscando as oito insígnias de Johto e enfrentar a Elite 4.

Depois de derrotar a Elite 4, uma das maiores inovações do jogo é revelada, que é a possibilidade de viajar para Kanto, região da primeira geração, e desafiar os líderes de ginásio da região. Porém como a Elite 4 de Kanto é compartilhada com Johto, ao conquistar as oito insígnias de Kanto, é permitido o acesso do jogador ao Mt. Silver, a última localidade do jogo, onde ele pode enfrentar Red, protagonista de Pokémon Red & Blue, com um time de Pokémon acima do nível 75.

Um Legado de Ouro (e Prata)

Pokémon Gold & Silver foram recebidos com aclamação pela crítica, recebendo uma nota de 34/40 na Famitsu e com a IGN considerando o jogo uma obra prima, dando uma nota 10/10. 

Em 2001, a GameFreak lançou a versão expandida da segunda geração: Pokémon Crystal, que introduziu pela primeira vez a possibilidade de escolher uma protagonista feminina (Kris), sprites animados durante as batalhas Pokémon, a possibilidade de capturar os dois pokémon lendários da região: Lugia e Ho-Oh e uma nova história focada em uma das feras lendárias: Suicune.

Os Remakes

Nove anos depois, em 2010, foram lançados os remakes da segunda geração: Pokémon Heart Gold & Soul Silver, para Nintendo DS. Fazendo parte da quarta geração, o jogo segue os eventos de Gold & Silver, com adições de alguns eventos de Pokémon Crystal. O jogo tem todas as melhorias anteriores da terceira e quarta gerações, e mais uma grande novidade: a possibilidade do primeiro Pokémon da sua equipe te seguir fora das batalhas. Heart Gold e Soul Silver até hoje são jogos aclamados e considerados por grande parte da comunidade como os melhores jogos já feitos de Pokémon.

Pokémon Gold & Silver podem ser jogados hoje em dia tanto no Game Boy Color quanto no Nintendo 3DS por meio do Virtual Console, onde estão disponíveis desde o dia 22 de setembro de 2017, quando houve um relançamento global dos jogos.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gui Castro
Eu me chamo Guilherme, tenho 30 anos e moro em São Paulo/SP. Comecei a me aproximar da Nintendo na minha infância, com Pokémon, no Game Boy. Meu primeiro console de mesa da Nintendo foi o GameCube, e desde então venho acompanhando a empresa, tendo todos os seus consoles de mesa e portateis (e agora hibridos, né?). Sou estudante de Comunicação Social (Jornalismo), e sonho em trabalhar como jornalista de games. Além disso mantenho um canal na Twitch onde faço gameplays de jogos de Nintendo Switch.