fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver

The Survivalists – Um jeito divertido de sobreviver

Sobreviva em uma ilha deserta, procure respostas e encontre tesouros. Tudo isso acompanhado de diversos macacos, seus únicos aliados nesta aventura contagiante totalmente em português.

Recentemente tivemos o lançamento de The Survivalists, um jogo de sobrevivência desenvolvido pela Team 17. No game somos condicionados a sobreviver em uma ilha deserta repleta de perigos, tendo como suporte, diversos macacos que irão auxiliar e brigar por você, se necessário. O objetivo é bem simples e clichê: ‘Descobrir o que aconteceu e sair da ilha, são e salvo!’.

Onde estou?

Você começa solitário, em busca de respostas e com nenhum recurso ou arma. Ao seu lado, somente um avião destruído e parte de um diário contando um pouco da história do game. Logo em seguida você já será apresentado a ilha e terá que explorar para sobreviver. The Survivalists não é um jogo com um fluxo complexo de sobrevivência, os recursos não são tão escasso e com pouco tempo você já consegue se sobressair, com a ajuda de diversos macacos.

The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver
Início do Jogo

Existe também um mercador solto no mapa (cabe você explorar para achá-lo) que vende armas e alguns itens extremamente necessários para a exploração, como a luneta, que permite avistar outras ilhas. Ele não ficará fixo em um ponto do mapa e depois de alguns dias, mudará para outra posição no mapa.

Macacos me mordam!

O principal pilar do jogo são os macacos, eles vão te ajudar a fazer todos as tarefas; desde lutar por você e até mesmo cozinhar refeições. Você encontrará os macacos enjaulados em dungeons (Luisa Mel, corre aqui!) ou soltos pelo mapa com fome. Ao entregar comida de macaco para ele, automaticamente ele se torna seu aliado, podendo ser treinado e doutrinado para alguma tarefa a seu critério.

Os macacos são personalizados, você pode alterar a cor deles e também definir cinco macacos como favoritos (estes serão os macacos que você levará consigo em uma ilha on-line). Portanto, use esse recurso com sabedoria e favorite somente seus macacos com treinamento mais apurado. Você pode treinar seu macaco para fazer quaisquer tarefas na ilha. Sendo possível treiná-los para desempenharem determinada ações com mais agilidade e eficiência.

Inimigos a solta

Como é de se esperar, a ilha “deserta” não está tão deserta assim. Centenas de inimigos a ocupam, seja dentro de dungeons ou até mesmo fora. Os inimigos são tribos, caveiras fantasmas, animais selvagens, tais como javalis, onças, tubarões e morcegos, dentre outros que o atacam sem pestanejar. Portanto, tenha cautela e se equipe com boas armas, coloque alguns macacos como aliados de batalha e utilize de um bom arco-flecha.

The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver
Meu personagens prestes a ser atacado por um animal selvagem em minha base

Durante a jogatina acontecerá de tribos atacarem sua base com o objetivo de destruir tudo que verem pela frente (inclusive você e seus macacos). Isso ocorre de tempos em tempos, não são muito fortes, sendo facilmente derrotados.

The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver
Porta do labirinto

A maior dificuldade para derrotar inimigos fica a mercê de dungeons e labirintos, que concentram uma maior quantidade de inimigos por sala e também alguns animais selvagens que são bem ágeis, como a onça que te persegue mesmo dentro do mar com bastante fúria (nessas horas, pernas pra quem tem).

Fabricando para sobreviver

Um dos destaques do jogo é a necessidade de fabricar itens. Existem uma gama extremamente rica de itens para serem fabricados. Uma vez criado um item novo, você desbloqueará a receita de outro item, podendo fabricá-lo caso deseje. São dezenas itens que variam desde itens decorativos, até mesmo itens essenciais como comida (assim como em outros jogos de sobrevivência, seu personagem morrerá se não comer), jangadas e armas.

Será necessário criar alguns baús para guardar todos os itens que forem produzidos e encontrados durante a exploração. Existem diversos itens que podem ser extraídos da natureza e outros itens que podem ser fabricados a partir destes itens primários, como folhas e pedras.

Tesouros escondidos

No jogo é possível encontrar diversos baús, seja dentro de dungeons e labirintos, ou até mesmo completando algumas requisições de alguns totens espalhados pelo mapa. Ao encontrar um baú, você pode dar para um macaco carregar para você e abri-lo somente em sua base (o inventário é bem pequeno). Esses tesouros variam e podem ser desde pedras preciosas, ou até mesmo itens decorativos para a sua base.

Serão centenas de baús encontrados durante a sua partida. Além disso vários mapas do tesouro podem ser encontrados facilmente pelo mapa, sobretudo enterrados nas praias da ilha. Uma vez encontrados estes mapas, automaticamente este baú poderá ser encontrado em seu jogo.

Modo on-line

The Survivalist conta com um modo cooperativo multijogador. Ao adentrar neste modo, você poderá hostear sua ilha para receber outros jogadores, ou poderá entrar na ilha de outro jogador e ajudá-lo a explorar a ilha.

The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver
Jogando com os amigos, on-line

Neste modo on-line você poderá levar com você os itens de seu inventário, um baú especial que pode ser adquirido pelo mercador ambulante e também cinco macacos (favoritos em sua lista) para ajudar na jogatina. Deixando a exploração bem fácil e intuitiva.

The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver
Explorando as ilhas no entorno

Você poderá jogar em uma partida privada, com seus amigos ou poderá arriscar e jogar com jogadores aleatórios. Não existe nenhum chat de voz nativo no jogo, tendo como opção de comunicação alguns gestos e emojis in-game.

Vale a pena?

Vale super a pena se você curte jogos do gênero. Serão dezenas de horas com diversão garantida e muita exploração para ser feita. Não é um jogo difícil, portanto é indicado para todos os jogadores, até mesmo os mais casuais que buscam aventuras sem tantas preocupações.

The Survivalists - Um jeito divertido de sobreviver
Procurando tubarões para fornecimento de carne

Os macacos em alguns momentos mais atrapalham do que ajudam. Primeiro, por precisarem de treinamento para serem eficazes em seus trabalhos, segundo, pois o botão de ação do jogo (seja para bater ou acessar algum item) é o mesmo para trocar/dar item para o macaco. Por diversas vezes repassei minha espada de ouro para algum macaco, ficando para mim um pedaço de pau.

O jogo está custando U$24,99 (aproximadamente R$ 140,00) na eShop americana e chega para o Nintendo Switch totalmente em português e com um modo on-line disponível.

Trailer de lançamento do jogo
8.7 / 10 Nota Final
Prós
- Muita exploração
- Português brasileiro
- Modo de criação bem completo
- Multiplayer on-line
Contras
- Gameplay um pouco repetitivo
- Muitas vezes o macaco mais atrapalha do que ajuda
Resumo
Sobreviva em uma ilha deserta, procure respostas e encontre tesouros. Tudo isso acompanhado de diversos macacos, seus únicos aliados nesta aventura contagiante totalmente em português.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: The Survivalists foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Team 17 para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184