Kirby Fighters 2 vale a pena para fãs de Super Smash Bros.?

Kirby Fighters 2 vale a pena para fãs de Super Smash Bros.?

Escrito e Editado pela Equipe Coelho no Japão

Um dia a Nintendo acordou e falou “acho que eu vou soltar esse jogo aqui do Kirby, que está pronto, sem anunciar nem nada, só pra ver o que acontece“. Sem mais nem menos, eis que Kirby Fighters 2 apareceu na eShop, com um preço convidativo de 20 dólares.

Mas, o que esse jogo tem a oferecer em um console que já possui um senhor Super Smash Bros. Ultimate, junto com um catálogo vasto de jogos de luta, ou mesmo jogos do Kirby, como o gratuito Super Kirby Clash?

Existe espaço para esse jogo? Se sim, qual ? A gente descobriu e quer te contar !

Proposta

Contra o Smash Bros.

Kirby Fighters 2 vale a pena para fãs de Super Smash Bros.?
Batalha em Kirby Fighters 2

Bom, obviamente, o jogo se trata de um spin off de luta da série Kirby. Mas o curioso, é que, o primeiro comentário rápido que se ouve sobre esse jogo, ao ver os trailers ou Gameplays é algo como: “É um Smash só com Kirby“.

Porém, ao contrário de jogos como Rivals Of Aether e Brawhalla, a verdade é que Kirby Fighter 2 NÃO ESTÁ EXATAMENTE no mesmo sub-gênero de luta de Smash Bros. Fazendo dele, na verdade, um MEIO-IRMÃO DE SMASH!

Isso porque a premissa básica do gameplay de Smash não está presente aqui, que é o sistema de “empurrar o adversário pra fora da arena”, já que aqui, você tem um cenário fechado, e uma barra de vida a ser zerada, como num jogo de luta tradicional, e isso é irônico, pois muitos dizem que Smash não é um jogo de luta por não ter barra de vida, e sim uma arena pra empurrar o adversário, e nesse sentido Kirby Fighters 2 seria mais jogo de luta que Smash… e a grande ironia está no fato de que, a metade irmão dos jogos, é justamente o lado não luta deles, e sim, o lado casual. E é aqui que você, público do jogo, precisa se situar!

Kirby Fighters 2 não tem complexidade em seu combate e não existem técnicas a serem estudadas, na verdade, seu combate é cheio de furos pra se explorar, criando jogadas impossíveis pro seu adversário revidar… esse lado, o lado competitivo, o lado “jogo de luta” é o lado NÃO IRMÃO, e se você é fã deste lado de Smash, este jogo não é pra você!

O lado irmão, é o lado casual, e esse jogo vai remeter diretamente ao primeiro Smash Bros., de Nintendo 64, que tinha esse lado mais forte, e as características em comum são:

  • Batalhas com itens, incluindo alguns que viram drasticamente a partida.
  • Cenários onde acontecem maluquices, incluindo dar danos absurdos.
  • Um forte apelo multiplayer.
  • Um combate em que se domina um personagem em poucas horas.

Se você é fã deste lado, de repente sente saudade de quando Smash era sobre jogar com itens e outras maluquices, pois vamos combinar que hoje em dia esse formato tem caído em desuso, principalmente pela fanbase, esse jogo É PRA VOCÊ (principalmente as batalhas com itens e cenários que “atrapalham”, que é o mais “ame ou odeie”, aqui isso é BEM presente)!

Se a gente viajar bastante na maionese, dá pra trocar o “é um Smash só de Kirby” por “é a continuação de Smash 64, lançado numa linha do tempo alternativa”.

Contra o Kirby Clash

Kirby Fighters 2 vale a pena para fãs de Super Smash Bros.?
Os “Kirbys” de Kirby Fighters 2

O outro lado de Kirby Fighters 2, vem de Super Kirby Clash, e, na verdade, é mais fácil pra você que gosta desse jogo, gostar de Kirby Fighters 2, do que você que gosta de Smash. Isso porque a movimentação, parte dos ataques, o motor gráfico, o design e modelo 3D, são todos compartilhados entre os jogos.

Na verdade, é quase como se os dois jogos fossem 2 modos do mesmo jogo, um VS chefes e o outro VS Kirbys.

Sendo bem sincero, em termos de “batalhas emocionantes” e que exigem habilidade e sincronia com seus companheiros, Super Kirby Clash até que entrega mais, mas ele não possui um modo player x player e é um jogo grátis, então já sabe que tem que ser paciente ou gastar pra agilizar a progressão, e muita gente não SUPORTA esse tipo de progressão… mas… é um jogo grátis. 

Os dois acabam empatando na qualidade, então depende da proposta que você busca e se prefere um jogo gratuito ou pagar pra já ter tudo ali.

Conteúdo

Kirby Fighters 2 vale a pena para fãs de Super Smash Bros.?
Batalha frenética

Entendendo a proposta, e já sabendo se você se encaixa nela, falemos de como ele executa essa proposta, e os números são muito bons pra um jogo de 20 dólares:

  • 22 personagens, sendo 17 deles, tipos diferentes de Kirbys +  5 outros personagens da franquia, cada Kirby possui 3 skins desbloqueáveis.

Nos modos de jogo, temos:

  • Story Mode – 4 capítulos + 1 extra

Cada capítulo tem praticamente o dobro de batalhas do anterior, e a cada batalha, você recebe opções de melhoramento, mais força, mais vida, redução de dano a um item, aumento de dano a um personagem ou chefes… tem realmente bastante coisa.

Porém é tudo bem fácil, tendo como única dificuldade finalizar com ranking alto, ou seja, sem morrer, tentando acumular o máximo de pontos etc.

Porém, o quinto capítulo é mais difícil, já que você só pode perder 3 vezes (nos outros capítulos você pode morrer a vontade) e são 50 batalhas, não é algo nível Cuphead, mas não dá pra zerar pegando qualquer personagem, vá com o seu melhor e seja estratégico na escolha das melhorias.

Nesse modo, você joga em dupla, seja com um amigo, ou uma CPU.

  • Battle Mode –  Batalhas até 4 players, Solo ou Team (2 contra 2).

Escolha entre 20 cenários e customize suas regras nesse modo direto e reto de batalha pra jogar contra CPU ou com amigos.

Dentre as opções de customização estão

  • Frequência dos Itens – Normal, Alta ou Itens Desligados.
  • Tipo de itens (só recuperação, bombas, etc)
  • Habilitar ou desabilitar Hazards, que são obstáculos ou outros elementos que dão dano, presentes nos cenários
  • Com fantasmas ou sem. O jogo possui o sistema de voltar após morrer, como um fantasma, pra atrapalhar, tipo Bomberman. Habilitar ou desabilitar Revival; ou seja, seu fantasma poder voltar pro jogo ou não.
  • Poder customizar sua barra de vida, deixando-a maior ou menor, ou deixar padrão.

Outro modo é o :

  • Single-Handed Mode:

Com 4 dificuldades (3 de cara e uma extra após zerar no difícil), 10 batalhas sozinho contra 1, 2 e até 3 oponentes. É o modo arcade tradicional do jogo.

Esse modo tem um ranking pra cada personagem, então, zerar na dificuldade mais alta com todos os personagens vai ser um desafio de verdade, provando que o jogo tem sim espaço pra todo nível de jogador. Além disso, modo local pra conectar vários Switch por perto e online, que infelizmente não achamos ninguém, então é mais pro caso de você ter um amigo que tenha o jogo.

Boa parte desse conteúdo é desbloqueado conforme você sobe seu “Fighter Rank”, que vai de 1 até 100. Você começa o jogo com 4 personagens e pouquíssimos cenários, então é também um jogo muito recomendado pra quem gosta de desbloquear conteúdo, sem DLC, sem micro-transação etc…

Conclusão

Kirby Fighters 2 vale a pena para fãs de Super Smash Bros.?

Kirby Fighters 2 é recheado de conteúdo desbloqueável e mesmo sendo fácil, tem desafios de ranking realmente trabalhosos, isso faz com que seu fator replay seja altamente recompensável, e te entrega pelo menos 50 horas de jogo caso você queira fazer tudo. Número esse que cai drasticamente se você quer apenas zerar o game e seus modos de jogo, com um personagem só e um ranking “tanto faz” mesmo.

Existe conteúdo pra todo nível de jogador, mas os experientes e dedicados precisam saber lidar com itens aleatórios, ou um cenário que favorece ou desfavorece, entendendo que essas mecânicas complementam um sistema de combate propositalmente raso.

Seu problema, porém, é ser metade semelhante de um jogo gratuito e tão bom quanto, e metade semelhante ao mais completo jogo de luta já feito… caso você já tenha algum desses jogos, ele é uma boa segunda aquisição, caso não tenha, é viável tê-lo caso queira fugir dos problemas de progressão de jogos grátis (pague para acelerar o processo), e não queira gastar 300 reais em Smash, sendo que a sua motivação para tê-lo, era jogar bem de vez em quando, com amigos ou família, num combate “zuera”.

E aí, tem espaço pra Kirby Fighters 2 no seu Switch?

  • Preço padrão: 20 dólares
  • Ponto alto: Muito conteúdo pra desbloquear e ao menos algum conteúdo pra todo nível de jogador.
  • Ponto Baixo: Poucos chefes
  • Acessibilidade.
  • Dificuldade: 2/5
  • Versatilidade: A
  • Nota: 7,25
  • Você deve adquirir: Quando der.