fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
O jogo do aprender

O jogo do aprender

Chega aquele novo jogo e novamente despertamos em nós aquela criança interior, que guardamos a sete chaves para não passar vergonha na rua, e a ansiedade em arrancar aquele plástico de proteção, abrir a capinha e colocar o jogo no console nos faz parecer que somos um jogador em final de Copa do Mundo prestes a bater aquele ultimo pênalti decisivo para ganharmos o jogo.

E após todo esse momento de desespero e ansiedade, algo incrível acontece e nem percebemos, que nosso corpo e cérebro estão prestes a fazer de modo inconsciente, a partir do primeiro som emitido na Televisão nosso sistema começa a agir para assimilar tudo o que será transmitido, e como se nossa vida dependesse disso e não há nada que consiga tirar o nosso foco para o que estar por vim, e por incrível que pareça isso faz parte de todo o nosso processo de aprendizagem.

Para nossos ancestrais aprender, era uma forma de sobrevivência e como temos isso por tradição continuamos com esse processo de aprendizagem diário, mas como as épocas são outras e não precisamos fugir de dinossauros atualmente, nosso cérebro se adaptou a isso e nos apresentou uma nova formar de despertar nosso foco e dar esse sentimento de alegria para sobreviver e continuar aprendendo.

Super Mario Odyssey™
Não precisamos mais aprender a sobreviver.

E por alegria do destino para nós, veio o modo mais divertido de aprendizagem, OS JOGOS ELETRÔNICOS, e graças a eles conseguimos de modo dinâmico e inconsciente de aprender a evoluir com o ambiente, e não sendo um marketing gratuito ou fanatismo, mas a empresa que mais conseguiu fazer isso para o seu público foi a Nintendo.

Independentemente do gosto, idade ou conhecimento a Nintendo sempre mostra para o público porque seus jogos além de terem o selo de jogos familiares, trazem sempre uma nova forma de jogabilidade e interação para desenvolvermos nossos reflexos e conhecimentos, e sair daquela coisa padrão de fazer objetivo e voltar para o mesmo ponto de inicio do jogo para cumprir mais tarefas.

Aprender é algo incrível quando esse processo está ligado ao que nos dá prazer, se tornando algo muito mais fácil, por isso sentimos tanta alegria com os jogos pois mesmo que eles sejam ridiculamente difíceis em certos momentos, teremos sempre a alegria de superar os obstáculos e reter coisas novas para nossa vida.

Vamos para o jogo aprender

Agora vamos para parte interessante e encurtar um pouco o assunto, já que estamos falando de jogos para aprendizagem, então aqui deixo a vocês 3 incríveis jogos que me mostraram como é incrível aprender jogando e que me ajudaram a me desenvolver como pessoa e descobrir novas formas de ver o mundo:

LAYTON’S MYSTERY JOURNEY™

LAYTON’S MYSTERY JOURNEY™

Esse incrível jogo é um point’n click voltado para a resolução de puzzle com raciocínio lógico, e claro tudo isso enquanto tenta resolver os crimes e ajudar o nosso caríssimo Professor Layton, após o jogo você se sentirá o próprio Sherlock Holmes e terá a mais facilidade para a tomada rápida de decisões.

Animal Crossing™: New Horizons

Animal Crossing™: New Horizons

O que dizer dessa obra prima de interação? Exatamente isso ele é incrível, Animal Crossing é um jogo no estilo simulation onde o seu papel além de administrar sua ilha é construir relações, e esse é o próprio aprendizado do jogo, nos mostrar como mínimas relações, nem que seja um olá para o vizinho chato, podem mudar as pessoas e também a nós mesmos.

Super Metroid

Super Metroid

Como não falar dessa obra incrível que deixa a gente louco entrando na mesma sala várias vezes, na primeira vez que o jogamos, Super Metroid é um jogo ao estilo sidescrolling onde o objetivo é recuperar uma larva e fugir de um planeta em destruição, e seu maior aprendizado, além de melhorar sua memória para tudo, é mostrar que mesmo que seu objetivo esteja a sua frente, você precisa se desenvolver para conseguir ultrapassa-lo.

Bom essa é minha opinião de alguns jogos que ajudaram no meu desenvolvimento, mas fala ai quais jogos fizeram ou fazem você aprender?


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Jb Dan
Autor novato na Project N. Formado em Sistema de Informação e interesse extremo em comunicação e marketing digital. Jogador de Nintendo desde que me lembro. E por fim vamos descobrir mais sobre esse mundo Nintendo juntos.