Carto - Crie seu próprio caminho nesse puzzle encantador

Carto – Crie seu próprio caminho nesse puzzle encantador

Charme, delicadeza em uma história recheada de viradas. Carto traz um novo significado à criar seu próprio caminho em um jogo de quebra-cabeça cheio de personalidade.

Carto, da publisher Humble Games e desenvolvedora Sunhead Games, é um jogo de quebra-cabeças com um charme sem igual e uma premissa inovadora que você não pode deixar passar batido. Que o Nintendo Switch é hoje um grande hub de jogos indies não é novidade para ninguém, e isso por vezes pode fazer você passar sem perceber por pequenos jogos incríveis e que trazem uma experiência singular. É o caso de Carto. Se você tem US$19,99, e curte um puzzle delicado e charmoso cheio de personalidade, Carto vale muito a pena!

Carto - Crie seu próprio caminho nesse puzzle encantador

Criando seu Caminho

Carto é uma garota tímida, curiosa e aventureira que viaja com sua avó, mas vê seu mundo rasgar quando uma tempestade atinge o dirigível em que elas viajavam. Carto agora está em um mundo desconhecido e precisa achar seu caminho de volta e, vindo de uma linhagem de cartógrafas, fazer o seu caminho é seu maior dom.

Carto nos apresenta uma mecânica extremamente interessante, você tem ao seu dispor algumas peças de um mapa e assim que você muda e junta essas peças do mapa, o mundo em que você está também muda e cria novos caminhos. E é assim que você deve seguir na história, buscar sua avó e conhecer muitas terras e pessoas novas na sua jornada.

A premissa é simples, mas bastante cativante e interessante. Assim como em um quebra-cabeças (de verdade) você deve unir as peças, cada determinado lado com seu encaixe, para conseguir seguir em frente em sua jornada. Água só se une no lado da água, campo junto ao campo, floresta na floresta, e assim por diante. Cada vez mais com diferentes desafios, resultados e maneiras de dar forma a esse novo mundo.

Criando uma jornada instigante

Carto não traz só uma mecânica diferente e interessante, alia ela a uma direção de arte impecável e delicada, uma história sutil e apaixonante, personagens cativantes e cheios de charme e um mundo vívido. Além da mecânica principal e suas ramificações e aumentos de dificuldade, Carto ainda apresenta alguns mini-puzzles durante sua gameplay tornando o jogo ainda mais recheado de vida e sem chegar àquele ponto em que muitos jogos quebra-cabeça caem de plateau, onde não há mais novidade da jogabilidade.

Aqui você sempre está ativo, novos puzzles, personagens para conhecer, mundos novos para desbravar, novas áreas, side-quests e tudo apresentado com uma fluidez singular, deixando tudo natural na sua história contida. Mas Carto também alguns pontos fracos, destacando aqui: um bug que quebra o jogo (mesmo que a desenvolvedora já tenha anunciado que a solução logo chegará) e a falta do idioma português.

O bug já será resolvido em um patch futuro, mas me deixou preso em uma parte do jogo por um bom tempo, fazendo com que fosse ao site da empresa em busca de uma solução (dica: se tiver alguma side-quest envolvendo flores, trate de salvar o jogo com mais frequência). Mas o que pode atrapalhar de verdade a jogabilidade, principalmente para nós brasileiros, é a falta do idioma português. Geralmente ter ou não o português não é algo que me faça desistir de um jogo, mas em Carto muitas dicas e indicações das resoluções dos puzzles ficam escondidos em diálogos e sem a possibilidade do idioma fica difícil para quem não sabe inglês, ou espanhol, seguir em frente.

Carto - Crie seu próprio caminho nesse puzzle encantador

Quando seu mundo muda

Carto é um jogo de quebra-cabeça de transformar o mundo em que você realmente monta “seu próprio caminho”. Carismático, belíssimo, com uma trilha delicada e que encaixa perfeita ao jogo, Carto não é só uma ótima pedida a quem gosta do gênero puzzle, é uma ótima pedida para quem curte um jogo casual com uma história rápida, mas fofa e cheia de personalidade.

Uma mecânica interessante com uma embalagem ainda mais bem trabalhada e com carinho e dedicação em cada “pedaço” do mapa. Carto é uma experiência que deve ser aproveitada.

[rwp_box id=”0″]

[Nota do Editor: Carto foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Fortyseven Communications para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.