fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Nintendo e a vanguarda

Nintendo e a vanguarda

A Nintendo sempre fez diferente. Teimosia? Vanguarda? Visão além do alcance?
A Nintendo sempre fez diferente. Teimosia? Vanguarda? Visão além do alcance?

Ser um dono de console da Nintendo sempre foi uma experiência única. Sempre acreditamos nesse chavão como acreditamos até hoje que Capitu traiu Bentinho. Por mais que algumas pessoas digam que não, eu acredito piamente que sim, a Nintendo é uma empresa de vanguarda no ramo do entretenimento eletrônico. A começar pelos próprios consoles. Desde a época do Nintendo Entertainment System (ou FAMICOM no Japão), quando ajudou a revitalizar a indústria de games nos Estados Unidos nos anos 80, a Nintendo sempre foi uma empresa à frente de seu tempo. Foi uma das primeiras empresas a lançar jogos em cartucho. Também teve, durante muito tempo, duas versões do console: uma japonesa e outra ocidental.

A Nintendo também é considerada a empresa que popularizou o vídeo game portátil, com o seu histórico Game Boy. Foi também dominante nas eras 8-bit e 16-bit, com o próprio NES e o seu sucessor Super Nintendo Entertainment System. Este, aliás, é outro console histórico, vencendo a “guerra dos 16-bits” contra o Mega Drive.

Nintendo e a vanguarda
Nintendinho, como nós brasileiros o chamamos com muito carinho!

Depois da era 16-bit, a Nintendo simplesmente tomou um rumo diferente. Com a entrada da Sony na jogada com o seu PlayStation, toda a indústria voltava as suas atenções para os jogos em CD. A Nintendo, por sua vez, resolveu continuar em sua aposta de sucesso e manteve os cartuchos como mídia no Ninteno 64. Ela também foi pioneira em lançar um console com controles de movimento, com o Nintendo Wii. Hoje, com o Nintendo Switch, ela revolucionou mais uma vez trazendo o console híbrido, o que se provou um enorme sucesso, haja vista o volume de vendas que o console tem até hoje.

Nintendo e a vanguarda
Super Nintendo, console histórico da Nintendo

Todos nós conhecemos essas histórias. O que me leva a escrever este texto, porém, não são números ou dados. É a experiência de ter um console em casa com a marca “Nintendo” gravada na carcaça. Desde que me entendo por gente, ter um console Nintendo em casa significava ter uma experiência de vida diferente. O fator que mais contribui para essa sensação são os títulos que a Nintendo lançou nestes 35 anos de vida da “Big N”. A Nintendo é a única que pode ostentar vários mascotes, como Mario, Link, Donkey Kong, Luigi e tantos outros. Estas personagens fazem parte da nossa família, são nossas companheiras desde quando nos entendemos por gente. Não temos a mesma relação com outras empresas como a que temos com a Nintendo. Só o fato de você, leitor, estar aqui em um site voltado ao mundo da Nintendo, é evidência o suficiente do quanto esta empresa representa pra você.

Os jogos (Ah, os jogos!) são outro show à parte. Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Metroid, Star Fox, Animal Crossing, Pokémon… Estes são alguns dos títulos históricos que a Nintendo entregou ao mundo e são relevantes até hoje. Não à toa queremos jogar estes jogos hoje, mesmo depois de muitos anos de lançado. Não há como negar a importância e o vanguardismo da Nintendo neste tempo todo.

Nintendo e a vanguarda
O grande trunfo da Nintendo hoje, o Nintendo Switch

Tudo o que a Nintendo faz é por conta própria. Existe hoje um grande questionamento acerca do porquê da Nintendo não entrar na “guerra dos consoles” contra a Sony e a Microsoft, que batalham por cada teraflop e pixel à disposição. A Nintendo não faz isso porque ela simplesmente não precisa. Ela, nestes quase 40 anos de vida voltada somente ao entretenimento eletrônico (já que ela existe há mais de cem anos!), sempre fez diferente e é exatamente isso o que a mantém importante e única na história. É essa maneira diferente de tomar decisões que faz com que nos apaixonemos por essa marca. A Nintendo é de vanguarda e espero que ela continue assim!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]