fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma

Dininho Adventures – Uma aventura pré-histórica cheia de carisma

Se aventure com um simpático dinossauro em um mundo divertido e desafiador para recuperar os ovos roubados por um terrível vilão.

Dininho Adventures é um jogo de plataforma side-scrolling 2D ao melhor estilo clássico que vai agradar a qualquer fã do gênero com uma aventura divertida, carismática e com uma boa dose de desafio. Um belo jogo indie desenvolvido pelo estúdio nacional Dininho Games e publicado pela QUByte Interactive. lançado em 2020 para várias plataformas, aqui vamos analisar a versão para Nintendo Switch.

Uma simples história

O enredo de Dininho Adventures é bem simples e direto. Um certo dia Dininho está caminhando pela floresta e descobre que um terrível vilão roubou os ovos de sua amiga dinossaura, então nosso jovem e valente herói resolve entrar na maior aventura de sua vida para resgatar os ovos roubados e devolvê-los a sua amiga. Será que ele vai conseguir? Dininho conta com a sua ajuda nessa jornada!

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
O início de uma jornada!

Gameplay

Os comandos são básicos, usamos o D-Pad para andar e abaixar, “Y” para bater com a cauda ou correr e “B” para pular. Mas não se deixe enganar pelo visual infantil e simplicidade do game, pois Dininho Adventures proporciona um grande desafio, é necessária muita precisão para superar as plataformas, obstáculos e inimigos. A física do jogo trabalha bem com a força de impulso e requer corridas e pulos bastante precisos levando muitas vezes Dininho ao limite para alcançar plataformas ou superar os obstáculos. O sistema de vida é bem equilibrado, tem três pontos de life quando se começa uma fase e pode aumentar um ponto a cada dez ovos recuperados, dando uma ajuda extra para passar daquela fase difícil.

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
Cuidado Dininho! Ufa! Essa foi por pouco.

A jogabilidade no geral é boa e bem responsiva, no entanto, a desaceleração de Dininho as vezes parece falhar quando você faz uma sequência de pulos entre plataformas de alturas diferentes fazendo Dininho escorregar como “manteiga” e o jogador precisa se adaptar a isso equilibrando bem a força do impulso, pois essas falhas podem fazer nosso herói cair em algum abismo! Cada fase tem apenas um save point, a princípio isso parece ser suficiente, pois as fases não são muito longas, no entanto, se trata de um jogo denso pela alta dificuldade e precisão exigida, sobre tudo nos últimos mundos, por esse motivo ter apenas um save point por fase torna o jogo maçante em alguns momentos, quando o jogador está com muita dificuldade em uma determinada parte e tem que voltar várias vezes muito atrás ao mesmo ponto. O ideal seria que tivessem três save points por fase, isso tornaria o jogo muito mais fluído, espero que essa alteração seja feita em uma possível futura atualização do game.

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
Dininho se metendo em uma fria!

Fases e mecânicas bem diversificadas

Para cumprir sua nobre missão Dininho vai se aventurar por cinco mundos com diferentes características, mundo da floresta, da caverna, do gelo, dos brinquedos e um mundo especial secreto! cada mundo contendo cinco fases sendo vinte e cinco fases no total bem variadas e com muitos desafios. Um ponto forte do jogo é a variedade de mecânicas que são muito criativas, existem por exemplo mecânicas de portais (como no icônico jogo Portal, da Valve), inversão de gravidade, plataformas automáticas, veículos, entre outras.

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
Dininho tem que aprender a usar portais para avançar em sua aventura.

A trilha sonora é alegre e tranquila, cada fase tem sua própria música dando ao jogo uma boa variação musical e imersão, as músicas e fases combinam muito bem. No final de cada mundo Dininho enfrenta o chefão que em cada luta usa técnicas diferentes contra nosso herói jurássico, as batalhas contra o Boss também são um dos destaque do jogo, são muito criativas e desafiadoras. Em cada fase existem muitos ovos para recuperar e uma chave escondida em uma parede falsa que precisa ser descoberta pelo jogador e as vezes está em locais de difícil acesso. Coletando todas as chaves dos primeiros quatro mundos Dininho abre o portal para um quinto mundo secreto, onde encontrará as fases mais desafiantes e criativas do jogo.

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
Dininho brincando com a gravidade.

Corra, Dininho! Corra!

O jogo possui um elemento muito interessante, que é seu sistema de cronômetro que vai agradar muito aos jogadores speedruners. Seus tempos para passar das fases ficam registrados e você pode visualizar os recordes de seus amigos do Nintendo Switch através do ranking do jogo, gerando um fator de competição online entre amigos. A implementação desse conteúdo foi uma ótima ideia da equipe de desenvolvimento pois agregou um elemento competitivo online ao jogo, apesar de ser um jogo single player.

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
Dininho em seu momento Indiana Jones.

Alguns bugs

Durante minha jogatina ocorreram alguns bugs, nada que chegou a atrapalhar muito a experiência, alguns até foram engraçados. O primeiro que notei e aconteceu comigo umas três vezes aleatoriamente foi que Dininho após algum pulo entrava no chão da fase e em seguida era “jogado” para o “teto” acima da fase onde podemos ver um fundo cinza, área que não foi feita para ser acessada pelo jogador e depois disso não se consegue voltar para a fase, o jogador anda nessa área com o personagem e do nada ele morre e volta ao início da fase ou check point.

Outro bug que notei foi que ao terminar qualquer uma das cinco fases do Mundo Especial (secreto) ocorre uma tela de erro no jogo que obriga o jogador a fecha-lo e reiniciá-lo, felizmente o progresso é mantido e podemos seguir para a próxima fase. No geral, são pequenos bugs que não atrapalham muito e poderão ser corrigidos em uma próxima atualização.

Dininho Adventures - Uma aventura pré-histórica cheia de carisma
Dininho precisa encarar até uma batalha no espaço para derrotar seu temível inimigo.

Vale a pena?

Dininho Adventures é um jogo super divertido, criativo e remete aos clássicos jogos de plataforma 2D. Feito por um estúdio indie nacional e vendido por um preço super acessível na eShop, apenas dois dólares. Se você é fã de jogos desse estilo não pense duas vezes, pegue agora mesmo seu Nintendo Switch e entre nessa aventura!

8.6 / 10 Nota Final
Prós
- Português brasileiro
- Variedade de mecânicas criativas
- Estilo cativante
- Desafiador
- Boa trilha sonora
- Sistema online de recordes de tempo
- Preço baixo
Contras
- Poucos save points
- Alguns bugs
- Muito curto
Resumo
Se aventure com um simpático dinossauro em um mundo divertido e desafiador para recuperar os ovos roubados por um terrível vilão.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Rogério Marrara
Defensor do Mushroom Kingdom e desbravador das terras de Hyrule. Podem me encontrar no Instagram e Twiter como @nintendista_x