Bus Driver Simulator
bus-driver-simulator-switch-hero

Bus Driver Simulator – Até o próximo ponto

Bus Driver Simulator é um jogo de simulação onde a ambientação é você viver a vida de um motorista de ônibus que tem como objetivo conduzir corretamente seu trajeto, respeitando as leis de trânsito e conduzir corretamente seu ônibus nas rotas escolhidas.

Bus Driver Simulator é um jogo de simulação onde a ambientação é você viver a vida de um motorista de ônibus que tem como objetivo conduzir corretamente seu trajeto, respeitando as leis de trânsito e conduzir corretamente seu ônibus nas rotas escolhidas. O jogo tem como base o Bus Driver Simulator 2019, da estúdio russo KishMish Games e lançado pela produtora Ultimate Games S.A onde foi lançado agora para o Nintendo Switch no dia 13 de novembro de 2020 (Ainda não disponível na eshop brasileira).

Da garagem pro trabalho

Bus Driver Simulator traz uma proposta simples de jogo, onde seu objetivo principal é pegar os passageiros em um ponto da roda e dirigir pela cidade os levando até o seu ponto específico. E tudo realmente se inicia na sua garagem principal e termina na sua garagem no ponto final. E talvez essa premissa de jogo que o torna tão simples e objetivo.

Lucro de Ponto a Ponto

Conforme a jogabilidade começamos a perceber que o objetivo secundário do jogo é realmente o lucro das passagens onde cada passageiro a bordo libera o crédito que você poderá usar para realizar a compra ou a customização dos ônibus.

Bus Driver Simulator - Até o próximo ponto
Cada passageiro conta.

No entanto para conseguir essa corrida de lucro perfeita nos deparamos com a jogabilidade dele, os comandos não são complexos, porém precisa de uma pequena prática para conseguir decorar todos os comandos do ônibus tais como abertura de porta, ignição inicial da partida do ônibus e jogo de luzes internas. E outro fator que pode complicar um pouco a jogabilidade é mudança das câmeras, onde ao sair da câmera primaria você precisa passar por todas as outras câmeras para voltar ao ponto inicial.

As Leis são rígidas em Bus Driver

O bacana do jogo é realmente tentar te inserir em um ambiente veicular com faróis, trafego responsivo e as suas leis de transito e qualquer infração realizada faz você receber uma multa que é descontada automaticamente do seus créditos de corrida porém as infrações são poucas e com o tempo passam a parar de chegar pois o jogo passa a ser simples e fácil de decorar as rotas e seus pontos de embarque.

Bus Driver Simulator - Até o próximo ponto
Benditas multas por colisão.

E ainda assim temos um questão que sempre irá te fazer levar multas, OS SEMÁFOROS, o jogo não tem sua renderização tão rápida então podem surgir semáforos vermelhos que por conta da proximidade não dará tempo de frear o seu ônibus.

Atenção à Cada Rota

Ao dirigir pelas rotas vamos ter a experiência de realmente estar transitando por rotas reais das cidades de Colônia na Alemanha e Serpukhov na Rússia, infelizmente o jogo não traz uma resolução muito boa então é como se enxergamos as cidades em um ambiente de Super Mario 64 mas apesar desse pequeno detalhe podemos perceber toda dedicação do estúdio em montar os ambientes e cenários das rotas por onde seu ônibus irá transitar.

Rota Krakenhaus - Hotel
Rota Krakenhaus - Hotel
Comparação: Google Maps X Mapa Switch

Com todo trabalho realizado conforme o jogo vai rolando podemos perceber que mesmo com tantos detalhes a física e lógica do jogo não foram muito bem trabalhas os que levanta os pontos negativos dessa produção onde muitos momentos vamos bater e travar o ônibus em calçadas com a física não muito bem elaboras ou dar rotas bloqueadas que por conta do render do jogo só vemos em cima hora e um ponto triste é que essa atenção das rotas não foi a mesma para os passageiros e transeuntes no jogo, onde a maioria ao sair do ônibus ou parece bêbado ou um boneco de Olinda, e também para os demais veículos do jogo onde suas inteligências artificiais não foram muito bem trabalhas então hora ou outra nos deparamos com carros que surgem do nada ou um carro que bate na sua traseira mesmo você parado, é não foge muito da nossa realidade.

Karl-Schwiring-Platz:
Karl-Schwiring-Platz:
Comparação praça Karl-Schwiring-Platz: Google Maps x Switch

Customizando o Busão

Em sua garagem de configuração e seleção de rotas vamos ter várias opções de ônibus para serem comprados e customizados e outro detalhe legal do estúdio KishMish Games foi trabalhar somente com ônibus antigos e atuais das suas cidades e trazendo para sua customização os detalhes da época em que esses ônibus estavam em linha, seja pelo seu padrão de cores ou pelos opcionais com portas extras, modelos de escapamento ou até as nostálgicas cortininhas de ônibus de viagem. E o detalhe impressionante foi o cuidado para fazer com que o console do ônibus remetesse exatamente ao seu modelo original.

Bus Driver Simulator - Até o próximo ponto
Lembra até aqueles filmes europeus não?

Apesar da customização ser fechado somente para remeter a originalidade dos ônibus, isso nos faz lembrar realmente a proposta do jogo que é nos fazer ser um motorista de ônibus operando por uma empresa especifica então nada mais apropriado do que você realmente se sentir dirigindo um ônibus que passou pela linha de algumas delas.

Vale a Pena

Ao passar esse tempo jogando conversei com algumas pessoas e até amigos que já tiveram a experiencia com o jogo ou realmente trabalham nessa grande profissão de motorista e por isso antes de decidir se realmente é um jogo que vale a pena pensei muito no público para o qual ele foi criado.

E a resposta mais simples que tenho é vale a pena, mas com exceções, ele é realmente um jogo para os entusiastas e amantes do gênero de simuladores de direção ou para curiosos que realmente querem ter uma experiencia diferente de jogabilidade por isso não é um jogo para qualquer um. O jogo atualmente está saindo por $23,99 onde na conversão direta 128,82 (cotação do dólar hoje dia 20/11/2020 a 5,37) o que faz realmente não entrar muito na lista de jogos recomendáveis para o momento até mesmo se você for um entusiasta.

Acredito que o jogo ainda precisa melhorar muito nos seus aspectos gráficos e também na sua inteligência artificial e deixa muito a desejar nos seus modos de jogo onde temos apenas as rotas já pré definidas das duas cidades da Alemanha e Rússia, o modo de “corrida livre” onde voltamos ao ponto de rotas fechadas e o ultimo modo de jogo que é a criação de rodas, mas é só uma extensão das rotas pré definidas e também algo que faz falta é um repertório mais extenso de música onde na maioria da vezes escutamos somente uma sonorização repetitiva ou o barulho de motor.

[rwp_box id=”0″]

[Nota do Editor: Bus Driver Simulator foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Ultimate Games S.A. para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Autor novato na Project N. Formado em Sistema de Informação e interesse extremo em comunicação e marketing digital. Jogador de Nintendo desde que me lembro. E por fim vamos descobrir mais sobre esse mundo Nintendo juntos.