Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Eu vou ganhar, e você também vai!

Eu vou ganhar, e você também vai!

Que rufem os tambores, estendam o tapete vermelho, vem aí o maior evento de premiações no mundo dos games!
Que rufem os tambores, estendam o tapete vermelho, vem aí o maior evento de premiações no mundo dos games!

Em 10 de dezembro de 2020 será realizado o The Game Awards, para quem não conhece é como se fosse o Oscar no mundo dos games, onde produtores e profissionais da área podem levar pra casa uma “estatueta” referente ao bom trabalho que realizou no game e agradou uma grande massa de jogadores ao redor do planeta.

O evento realmente é de grande porte e visibilidade, pois além dos indicados aos melhores do ano, ainda tem apresentações de bandas, piadinhas e as vezes, revelações de novos games ou algo do tipo (é raro de acontecer);

Neste ano o evento será será diferenciado por causa da pandemia que pegou de cheio o planeta, mas vamos esperar por uma apresentação quase impecável como sempre!

E OS INDICADOS SÃO

The Game Awards 2020: veja indicados do prêmio que elege o Jogo do Ano |  Eventos | TechTudo

Dentre as diversas categorias que serão premiadas estão: melhor game de ação, melhor game pra família, melhor time de e-sports e até mesmo, melhor técnico de e-sports, mas a cereja do bolo sempre é o melhor game do ano, todos os gamers conhecem como GOTY (Game of The Year).

É sobre essa categoria que vamos falar aqui, preparem os lenços, preparem a pipoca que essa categoria já está causando murmurinhos pela internet e infelizmente muitos ainda não estão concordando com as indicações deste ano, simplesmente por puro fanboyzismo que não leva a nada.

Para essa, que é a principal categoria, foram indicados: Animal Crossing: New Horizons (Nintendo), DOOM Eternal (id Software/Bethesda), Final Fantasy VII Remake (Square Enix), Ghost of Tsushima (Sucker Punch/Sony), Hades (Supergiant Games) e The Last of Us Part II (Naughty Dog/Sony).

Como podem ver, TODOS os games indicados são games de peso, como falado aqui, TODOS, sem desmerecer nenhum dos indicados merecem essa honra pela indicação.

UMA GRATA SURPRESA DO “REINO DOS MORTOS”

Hades (PC) — escapando do Submundo em um roguelike intenso - GameBlast

Antes de partir para o que realmente quero falar, muitos murmurinhos na internet que estão surgindo é por que ANIMAL CROSSING: NEW HORIZONS e HADES foram indicado, ok, ok, nem todos conhecem ou já ouviram falar de HADES, mas isso não significa que o game é ruim, pelo contrário, se foi indicado, é por algum motivo seja ele qual for, e no caso de HADES, é sem sombra de dúvidas, um dos melhores indies lançados neste ano, com uma trilha sonora maravilhosa, gráficos estilizados, conteúdo profundo e a narrativa de fazer inveja aos grandes triple A. Abram suas mentes e deem uma chance para este game que é uma grata surpresa para nós e especialmente para os produtores ao verem o game deles nas indicações do game do ano.

O CÍRCULO DA MAIOR POLÊMICA

Animal Crossing: New Horizons é o melhor jogo da franquia | Crítica - O  Megascópio

Amigos, como falado mais acima, TODOS os games merecem sim essa honra de serem indicados, alguns por terem sidos aclamados pela mídia, outros pelo hype que causaram e outro em especial: Animal Crossing: New Horizons, por ter sido realmente um game com “feeling” de ser apenas um game!

Bom, muitos ja devem saber que este ano foi um ano de “provações” para todos nós, a pandemia veio e colocou praticamente o planeta inteiro de quarentena. Neste tempo de quarentena, as crianças e adultos tiveram que ficar isolados dentro de suas residências, se adaptando aquela que seria uma nova forma de experiência e convívio social. Muitos começaram a interagir mais com os pais, jogaram games de tabuleiro, jogo da velha, adedanha (Stop), assistiram séries e etc. E para a felicidade de alguns pais, a Nintendo lançou seu mais novo game da franquia Animal Crossing.

Reforço o nome deste game aqui, pelo simples fato e levantamento de dados de que este game foi o mais jogado do período de pandemia, os jogadores podiam interagir uns com os outros sem sair de casa. É um game que expandiu os HORIZONTES na forma de ‘como é jogar um um jogo de vídeo game’.

Animal Crossing: New Horizons, fez com certeza muitos pais e filhos felizes, a criançada não saia de casa, mas podia criar sua própria ilha com vida e sem a presença do corona vírus, ou seja, as crianças se sentiam de certa forma, acolhidas por um “mundo” diferente ao que eles estavam vivendo. Mas não é só um jogo para crianças, muitos adultos se renderam ao Tom Nook e também embarcaram rumo a ilha de New Horizons. Resultado disso, eis o game mais jogado da pandemia.

Junto a esse fator, lógico, o game vendeu mais de 26 milhões de cópias (até este momento), essa quantidade é surreal se vocês forem analisar. Não devemos esquecer também que Animal Crossing: New Horizons, foi o game eleito GOTY da TGS 2020 (Tokyo Game Show). Por isso, sim, ele é um dos fortes candidatos ao The Game Awards de 2020.

COMO SÃO FEITAS AS ANÁLISES?

A atual situação do cenário das premiações de games | by Gustavo Maganha  Andria | Aventurine Brasil | Medium

Mas para que um game leve um prêmio, os jurados devem votar, assim como nós também representamos uma porcentagem de votos na premiação, essas votações são feitas pelo próprio site do The Game Awards e o restante das votações são feitas através de profissionais ligados ao meio jornalístico gamer, geralmente são jurados capacitados.

Mas de fato quais são os fatores que eles decidem na hora para que um game leve a categoria de melhor game do ano?

Palpites não faltam, desde gráficos ultra realistas e imersão, aquele game que causou muito hype, aquele game que é um triplo A aclamado, aquele game que tem uma história de cinema, ou , aquele game que vendeu muito e ganhou prêmios.

De fato não posso dizer ou afirmar, mas uma coisa é real de fato, TODOS os indicados merecem estar na lista, assim como Animal Crossing: New Horizons que é um fenômeno de vendas e jogatina e HADES por sua narrativa soberba, e os demais indicados também, por seus próprios méritos.

TODOS NÓS GANHAMOS?

História e Curiosidades do "The Game Awards", o "Oscar dos Games" - Suco de  Mangá

Infelizmente nem todos podem ter os consoles que desejam para jogarem os games indicados por se tratarem de games exclusivos para cada plataforma, tirando o HADES que até agora pode ser jogado no PC e Nintendo Switch.

Acho que a indústria como um todo ganha, pois games indicados são amplamente divulgados pelo destaque do evento, games que muitos nunca nem conheceriam, como HADES, acabam caindo no gosto popular e adquirindo uma boa visibilidade. O Game of the Year é apenas uma premiação dos games que mereceram estar ali pelo motivo de ser uma fonte de entretenimento.



E vocês o que acham? Qual game da lista que você não tem e que um dia gostaria de jogar? Deixem comentários!!!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Escobar
Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos!!!! F.C : SW-3494-9190-7812