fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition – O drama de um enredo autêntico

Em memória a todas vítimas diretas e indiretas, recorrentes da tragédia causada pelo Tsunami (2011) que também atingiu a Usina Nuclear de Fukushima.

Visual Novels (Romances Visuais) não costumam ser direcionados ao público em sua totalidade, por apresentarem elementos bem específicos que focam no enredo, dando autonomia para o jogador tomar suas próprias decisões. As desenvolvedoras Yeti e Regista nos apresenta o relançamento de Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition, agora no Nintendo Switch. Publicado pela Sekai Games, o jogo em questão que vamos analisar parte do princípio citado anteriormente, porém apresenta um sistema de jogabilidade única. Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition não é amplo apenas em seu nome ou enredo que pode se estender a mais de 60 horas, e sim na curiosidade que pode ocasionar ao jogador, tal como o apreço por seus personagens.

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
A enigmática Yuuri, uma das sobreviventes.

Apresentando o Enredo

A energia nuclear é de suma importância na geração de energia, muito utilizada mundialmente por não depender de fatores climáticos e não emitir gases do efeito estufa. Infelizmente ela chama mais atenção quando se trata dos seu malefícios, altamente perigosos pela manipulação de elementos radioativos. Explosões em usinas que expõem esse tipo de material são recorrentes na história da Humanidade, e acontecem por vários motivos. Com base na realidade, iremos apresentar o foco inicial da história dramática de Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition, que se passa em Rokumei (cidade fictícia), no ano 2030. A cidade é marcada pela vasta quantidade de centros de pesquisas, com alto índice de pessoas denominadas comunicadores (que apresentam afinidade com telepatia), sendo necessário um governo que não permita que os residentes se comuniquem com o mundo externo — evitando assim qualquer tipo de discriminação. O jogador pode optar entre duas histórias de início, nas visões dos protagonistas Watase Kasasagi (Route After) e Natsuhiko Tenkawa (Route Before).

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
Sair dessa não vai ser fácil.

O Depois

Na rota After , após a série de explosões (de origem desconhecida) no centro de pesquisa nuclear LABO, uma equipe de resgate é acionada na tentativa de salvar as vidas das pessoas que ali permaneceram. Tudo piora quando medidas de segurança são tomadas, bloqueando as saídas, no intuito de conter o vazamento da radiação que toma todo o local. Presos, o único auxílio que os sobreviventes podem contar é com medicamentos injetáveis que diminuem os efeitos da radiação por tempo determinado. Vivenciamos tudo no papel de Watase Kasasagi, o capitão da equipe de resgate que sofre de amnésia, motivo que seria “spoiler” da minha parte mencionar. Como já não bastasse todos os problemas, coisas estranhas acontecem em meio a luta pela sobrevivência, sendo necessário escolher a dedo em quem confiar. Watase então tem que correr contra o tempo, evitando que vidas se percam nesse processo, estabelecendo laços (ou desfazendo) com cada personagem encontrado e buscando pela saída desse caos eminente.

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
A rota After e a luta implacável pela sobrevivência.

O Antes e as demais rotas

Na outra rota disponível de início temos Before, onde podemos ver momentos que antecedem o colapso no centro de pesquisas, com a percepção do estudante de Ensino Médio Natsuhiko Tenkawa. Natsuhiko passa por 6 dias reunindo pistas, encaixando peças de um quebra cabeça, chegando até o momento em que se inicia After. Além da origem do incidente, Before ajuda a compreender melhor sobre alguns personagens que estão presos na LABO. Apesar de ser opcional, é recomendado começar por After, para que o imaginário do jogador possa entrar em ação. Tudo em Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition envolve mistério, segredos, consequentemente tomadas de decisões. O enredo envolvendo incidente nuclear pode parecer o foco central da trama, mas definitivamente não é. Com o desenrolar pode se perceber que o ocorrido funciona como uma “vitrine” para algo de proporção bem maior durante todo o processo de sobrevivência dos personagens. Após a conclusão das duas histórias é liberada a rota Current, dessa vez retratando os acontecimentos da rota After na visão de Natsuhiko — também preso em meio ao caos. Nesse percurso ainda mais segredos ocultados em After, são revelados. Concluindo Current, é liberado Double, a rota que alterna a visão entre Watase e Natsuhiko em um trabalho cooperativo. Por fim temos o Xtend, não presente na versão inicial do jogo quando lançado em 2012, que complementa com a adição de mais um final.

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
A rota Before “quebra o gelo” mostrando também o cotidiano de um estudante colegial.

Jogabilidade

A jogabilidade em Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition tem semelhança com outros romances visuais, onde temos que tomar decisões que alteram o destino dos personagens, além dos finais de cada cena. O diferencial aqui está em como tomamos essas decisões — para isso fazemos uso do “Senses Sympathy System” (SSS), que surge em determinados momentos da trama, sendo possível ajustar os sentimentos do protagonista em relação aos outros personagens. O SSS também apresenta 3 graus de relevância, são eles representados na cores: azul, amarelo e vermelho. A cor azul altera sua relação com o personagem em questão, não sendo tão importante para o enredo. Na cor amarela as ações dos personagens são afetadas, alterando o seguimento da história — elas também indicam que alguma tomada de decisão de gravidade vermelha possa estar próxima. Chegamos por fim na vermelha. Nessa cor a situação deve ser analisada com cuidado, pois qualquer erro de decisão pode acarretar uma mudança drástica na história, incluindo mortes de personagens. Um tutorial é disponibilizado momentos antes de interagir com o primeiro SSS, facilitando o entendimento. São muito finais existentes, determinados pela quantidade de erros e acertos no SSS. Os salvamentos automáticos auxiliam na hora de tentar corrigir aquela tomada de decisão incorreta, além de dicas que aparecem após um final não satisfatório, mostrando o caminho para se alcançar o melhor final. As dicas são opcionais, podendo ser desativadas no menu.

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
Ajuste seu sentimentos com cautela!

Experiência no geral

O design de Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition é representado por cenas de anime, com ótima qualidade visual. A dublagem presente no idioma Japonês é agradável e sincroniza ainda mais o jogador com a atmosfera do jogo. É possível notar que os sprites dos personagens acompanham essa dublagem com movimentos na hora da fala, mostrando todo cuidado que a desenvolvedora teve em representar algo mais imersivo. Os diálogos me passaram a sensação de dar muitas voltas, quando deveria ir direto ao ponto — porém não é algo relevante que possa diminuir o brilho de toda trama; está que é convidativa, impactante e envolvente. Jogar Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition é como ler um romance policial investigativo. A trilha sonora é representada muito bem, aproveitando dos momentos de tensões e não cansa o jogador que provavelmente vai apreciar por horas o título.
Pela importância que um visual novel dá a sua história, é necessário um entendimento completo da sua escrita — aí chegamos em um ponto crucial: o game foi localizado apenas no idioma inglês. Talvez esse seja o maior revés de uma obra tão incrível. Pela experiência que eu tive, Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition tem potencial para popularizar seu gênero em nosso País, acredite; mas infelizmente a ausência de legendas em português afastam totalmente o público. A jogabilidade apesar de inovar em seu sistema, pode frustrar o jogador na incessante busca pela melhor decisão — por não se apresentar de maneira clara. A ideia do SSS é tão boa, que fica o sentimento que poderia ter sido melhor explorada.

Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
As cenas são show visual!

Edição de Colecionador

A Sekai Games em parceria com a ININ Games disponibilizou edições de colecionador limitadas, que já estão em pré-venda exclusivamente na Strictly Limited Games. Você pode adquirir acessando o site.

A edição de colecionador mais completa chamada Dakimakura, contém os seguintes itens:

  • Caixa de colecionador com trava magnética
  • Jogo com capa reversível
  • Suporte Acrílico da personagem Yuuri
  • Cartas e adesivos com os personagens
  • Artbook
  • CD Duplo com a Trilha Sonora Completa
  • Mini Shikishi
  • 2 Posters de tamanho grande
  • Almofada reversível com as personagens Yuuri e Tachibana estampadas
Root Double Before Crime *After Days: Xtend Edition - O drama de um enredo autêntico
Edição com muitos itens disponíveis.

Conclusão

Apesar de ser um relançamento do original que surgiu em 2012, sua narrativa e tema são atemporais. É impossível não se envolver com tudo que acontece, além de lembrar de acontecimentos históricos como Fukushima e Chernobyl. Depois de alguma horas jogando, o sentimento é de pura curiosidade e apego, na ânsia de querer saber o que vem em sequência. A possibilidade do jogador optar por dois caminhos de início foi uma grande jogada. Por apresentar uma trama menos pesada em Before, acontece uma “quebra de gelo” ao mudar de rota, aliviando (um pouco) o jogador. A parte “chata” fica por conta da ausência das legendas em português. Introduzir um jogo como esse em um país como o Brasil, sem legendas em nosso idioma, é um verdadeiro “tiro no pé”. Um total desperdício eu diria, por tudo que Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition pode agregar. Fica o apelo para os desenvolvedores nos olharem com mais carinho, pois queremos desfrutar de seus jogos no máximo que eles podem oferecer. Enfim, no geral fui surpreendido positivamente. Como jogador pouco íntimo do gênero, estou propício a experimentar outros romances visuais futuramente.

Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition chegou no Nintendo Switch dia 26 de Novembro, podendo ser adquirido na eShop americana pelo valor de $45.99. O jogo possui classificação etária “M” (Mature: não recomendado para menores de 17 anos).

8.7 / 10 Nota Final
Prós
- Enredo qualificado
- Trilha sonora corresponde com a atmosfera do jogo
- Design com cenas de anime muito bem feitas
- Histórias que juntas ultrapassam mais de 60 horas de jogo
- Vários finais influenciados pela decisão do jogador
- Personagens carismáticos
Contras
- Jogabilidade inovadora, porém mal explorada
- Ausência de legendas em português
Resumo
Em meio ao caos, um inimigo silencioso e mortal se espalha rapidamente. Descubra todos os mistérios que envolvem a trama. Tome suas decisões com cautela e sobreviva.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Root Double Before Crime * After Days: Xtend Edition foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela PR Hound para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Ney Brandini
Admirador do gênero RPG e treinador Pokémon da década de 90. Acredita que música e vídeo games são as válvulas de escape da vida.