Absolute Drift - Dominando os controles e as manobras

Absolute Drift – Dominando os controles e as manobras

Drift e Switch na mesma frase podem ser algo interessante. Isso quando estamos falando de Absolute Drift, um jogo minimalista que traz uma experiência incrível e difícil de se tornar o mestre no controle do joystick.

Absolute Drift, da desenvolvedora Funselektor Labs, é um jogo de direção minimalista em que seu objetivo principal é controlar o carro com a visão de cima para baixo e fazer muito drift, combos e muitas manobras. Acredito que é a primeira vez em que drift e Nintendo Switch na mesma frase podem significar algo divertido e interessante. Mas será que Absolute Drift é mesmo a experiência de direção que se propõe?

Absolute Drift - Dominando os controles e as manobras

Manobrando

Absolute Drift é essencialmente um jogo de carros, mas não de corridas e com uma visão isométrica minimalista única que aliada ao foco principal do jogo (as manobras, o drift e a conclusão de desafios) demonstra a qualidade e a diferença do jogo. Absolute Drift vem ainda com o subtítulo Zen Edition no Nintendo Switch, exacerbando ainda mais o seu empenho em ser um jogo de carros com um objetivo totalmente diferente.

Aqui o que importa é a jornada, é virar mestre nas manobras, controle dos botões e curtir o ambiente, curtir as ótimas músicas do jogo, completar os desafios propostos e fazer muito, muito, drift. Absolute Drift é dividido entre um mundo jogável com missões a serem completadas para passar ao próximo estágio e fases menores dentro dos mundos com também missões a serem concluídas. Você viaja de uma fase a outra dentro de um mundo aberto com a mesma arte minimalista e música ambiente, tornando a jogabilidade algo bastante imersivo.

A voltas que o mundo dá

Os controles são simples de entender, mas difíceis de se dominar. Acelera-se com o ZR e com os direcionais você controla o carro. O ZL também funciona como breque ou ré. E assim você deve controlar seu carro e vencer os desafios. Ao entrar no mundo, você encontra desafios em determinados locais, e entrada para fases específicas. Você também pode customizar seu carro e ainda desbloqueia novos veículos que têm particularidades diferentes na hora de jogar.

Então cabe a você avançando pelas fases, cumprindo seus desafios que vão de missões com limite de tempo a drifting livre com foco nos combos e percurso decorrido. O mundo de Absolute Drift ainda te apresenta uma diversa gama de obstáculos: edifícios, postes, aviões, guindastes, pontes e até rampas. Então a variedade na jogabilidade é grande, só que pode se tornar um pouco maçante e frustrante se você pretende completar todas as missões de um mundo antes de partir para o próximo.

O jogo não alterna muito sua arte e jogabilidade o que pode se tornar cansativo após um tempo, e com os controles bastante difíceis (que irão requerer um bom tempo para serem dominados), avançar no começo do jogo pode se tornar algo um pouco complicado. Mas o jogo te recompensa com boas e variadas missões a cumprir.

Absolute Drift - Dominando os controles e as manobras

Em Direção ao Fim

Absolute Drift traz à mesa uma proposta inovadora no mundo de jogos de carro. Não é um jogo de corrida, não é um jogo com câmera posicionada atrás do volante ou atrás do carro e não é um jogo com músicas pesadas, rock ou techno. É um jogo minimalista com visão de cima pra baixo, com uma arte em tons brancos em que o carro se destaca bem como suas manobras, que são o foco do jogo. Aqui não se vence chegando em primeiro, aqui o objetivo é completar as missões fazendo drift. É um jogo desafiador, em que ter o controle do carro é seu objetivo principal e no caminho você deve angariar conquistas e curtir a paisagem e o som do seu veículo.

[rwp_box id=”0″]

[Nota do Editor: Absolute Drift foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Game Drive para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.