fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Todos nós temos nossas histórias de relação e afeto com os games, e acredito que uma das coisas que contribuem bastante para essa nostalgia, é a trilha sonora: aquela música, daquele momento, que despertou aquele sentimento e que quando você escuta a música hoje em dia, acaba sendo transportado diretamente para aquele momento épico da sua jogatina!

E é neste sentido que eu resolvi destacar sete músicas que considero épicas de batalha final! Aquela música que representa aquele momento em que tudo está em risco, você lutou muito para chegar em tal momento do jogo, e que se fizer um movimento equivocado, terá que voltar lá do ultimo save point, e refazer todo o progresso da batalha!

Então, estão preparados? Será que conhecem todas, ou algumas das músicas que serão apresentadas? Vamos lá!

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Lunar 2 Eternal Blue (Sega CD/Sega Saturn/PSOne)

Zophar forma 1

E eu já começo mostrando algumas pérolas das trilhas sonoras de games, bom, pelo menos, eu acho. O jogo se chama Lunar 2: Eternal Blue, e é um RPG dos anos 90, originalmente desenvolvido para o Sega CD, e que depois ganhou um remake para o Sega Saturn e para o PlayStation. A versão dessa música acima é a do remake.

A série Lunar foi desenvolvida pela Game Arts, a mesma desenvolvedora do aclamado RPG Grandia. Esse eu tenho certeza que vocês conhecem, há uma versão para o Nintendo Switch de Grandia 1 e 2!

Mas voltando a Lunar 2, o jogo era muito épico! Toda a trilha sonora do game era maravilhosa e só de ouvir de novo para escrever este texto, eu estou ficando com uma vontade imensa de jogar de novo essa pérola!

E sobre a música, ainda bem que esse boss, o Zophar, tem mais de uma forma, com músicas diferentes, porque eu queria mesmo colocar duas músicas. Explico.

Essa Boss Fight é a música que toca quando enfrentamos os chefes normais do jogo, mas também é tocada durante a primeira forma de Zophar, o malvadão do jogo! A música é tão épica que eu acho que vale a pena citar, e como ela toca numa das formas do último chefe, entrou nos critérios da lista!

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Omni Zophar (Lunar 2 Eternal Blue)

E agora, ainda em Lunar 2, vamos ouvir a trilha tocada durante a batalha contra a segunda forma de Zophar. Porque todo boss final que se preza tem pelo menos duas formas!

Depois que você derrota a primeira forma do vilão, ele finalmente assume sua verdadeira aparência,  grandão, ocupando quase a tela toda, pronto para atacar com todas as suas forças. A música começa lenta e sinistra e vai tomando forma, aumentando a tensão, até que culmina num ritmo incrível, que nos leva a um sentimento de “nossa, que batalha incrível”! 

E a batalha é relativamente longa. Eu me lembro de achar na época, quando estava jogando pela primeira vez, de achar que a batalha tivesse durado mais de meia hora. E talvez tenha durado mesmo, porque talvez na época eu não tivesse tão bem preparado assim, e as estratégias utilizadas sempre afetam a duração da luta, claro. E isso contando que já estamos na segunda forma.

Agora imagina o medo de perder e ter que recomeçar o jogo lá do último save point? Tensão meus amigos, tensão!

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Final Fantasy The 4 Heroes of Light (Nintendo DS)

E agora prestem atenção não só nas músicas, mas na história que irei contar!

Este jogo se chama Final Fantasy Four Heroes of Light, e foi lançado para o Nintendo DS. Ele é um spin-off de final fantasy lançado num momento em que a serie se distanciava demais da receita original dos seis primeiros jogos.

Diferente de Final Fantasy 13, o contemporâneo da época, aqui nós voltamos ao básico que deu início a toda a série. Nós temos 4 heróis da luz que devem ir atrás dos cristais, e no meio do caminho acabam se envolvendo numa história muito maior para no final enfrentar Chaos, o grande malzão clássico da série!

Sintam essa música incrível! Enquanto eu jogava, eu sentia algo tipo “eu preciso me manter inteiro para prosseguir com a batalha!” E ia curtindo a música que me deixava bastante empolgado!

E para dificultar mais as coisas, o jogo não deixava escolher a quem do grupo recuperar a cada magia ou item de cura utilizada, então você deveria gerenciar muito bem a sua party para não ter nenhuma má surpresa no meio do caminho!  

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Bravely Default (Nintendo 3DS)

E aí, dos mesmos criadores de Final Fantasy Four Heroes of Light, veio Bravely Default! A trilha sonora desse game é magnífica! Composta pelo grupo japonês Revo! Dizem que o fato de a Revo ter participado da composição foi uma das melhores coisas que aconteceu, e comparando com a sequência, Bravely Second, uma das maiores reclamações foi justamente o fato de a Revo não ter participado lá.

But, fear not, my dear. Porque A Square Enix já está trazendo para nós Bravely Default II, uma sequência direta deste jogo – apesar de Bravely Second também ser, e isso causa muita confusão na mente dos fãs, porque é como se tivessem tentando esquecer a existência de Bravely Second – enfim, e em Bravely Default II a Revo está de volta!

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Octopath Traveler (Nintendo Switch/PC)

E então, chegamos ao terceiro ato, digamos assim, das músicas de final boss da Square Enix, agora com a trilha sonora de Galdera, o verdadeiro final boss em Octopath Traveler! Desenvolvido pelo Team Asano, o mesmo time por trás dos dois jogos anteriores e também encarregado por Bravely Default II.

Aqui nesta parte do jogo é onde nós finalmente vamos descobrir toda a verdade da história do game e como as oito histórias dos oito protagonistas se conectam!

E cara, que história, que história!

A trilha sonora de Octopath Traveler por si só já é magnífica, e aí você chega num momento do jogo onde sua mente explode, de uma boa forma, e você vai ter que enfrentar um boss com uma música dessa, nossa, não sei nem como explicar!

Só posso dizer que a luta é longa se você não utilizar a estratégia certa, e que eu demorei bastante para conseguir vencer, mas que quando finalmente consegui, depois de ser derrotado varias vezes, foi a melhor coisa, dando um encerramento a um jogo de quase 90 horas de duração, e me deixando com um gostinho de quero mais, acredite se quiser!

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Castlevania: Dawn of Sorrow (Nintendo DS)

Agora, vamos falar de Castlevania… Ah, que série meus amigos, que série! E que trilha sonora hein! Um dos pontos altos da série Castlevania sempre foi a trilha sonora dos jogos, e em Castlevania: Dawn of Sorrow, ela continua magnífica!

E daí, como outros jogos da série, este tem mais de um final, e no final verdadeiro, quando você chega na batalha final mesmo, nossa, é algo…

A começar pelo desenrolar da história que vai correndo até que chegamos nesta parte, o que ocorre com os personagens para que finalmente, a ameaça surja!

Ele tem duas etapas na luta, uma mais fechada onde você deve desviar dos espetos que surgem no chão, e da fumaça expelida, e depois a segunda parte quando o monstro fica de pé caminhando na sala. E a música está lá para acompanhar o clima tenso e aquela sensação de que se você perder, terá que retornar desde o save-point anterior!

Trilhas sonoras dos games: Músicas Épicas de Batalha Final

Super Mario World 2: Yoshi’s Island (SNES/Game Boy Advance)

E por fim temos a batalha final de Yoshi contra o Bowser Jr. em sua forma gigante, depois que Kamek o enfeitiça, tudo isso após claro, a primeira etapa da batalha!

O castelo de Bowser Jr. é destruído quando ele se agiganta, e nessa batalha vemos a silhueta de Bowser Jr. ao fundo se aproximando e cuspindo bolas de fogo em nossa direção. E se você demorar a atingi-lo, ele se aproximará cada vez mais, até que chega ao castelo, destruindo tudo! Então aqui você ficará com esse sentimento de urgência!

Lembro que quando criança, quando joguei pela primeira vez, eu morria de medo dessa batalha, mas era emocionante cada vez que eu acertava um ovo em Bowser Jr. e o afastava um pouco para poder respirar e ter tempo para pensar e calcular a mira do próximo ovo que atiraria contra o inimigo!

Quantas memórias as trilhas sonoras nos proporcionam, não é mesmo? Esta foi a minha lista com trilhas sonoras que me remetem à momentos épicos ao jogar certos jogos. E você, amigo leitor, conhece os jogos citados? Conhecia as músicas? Quais outros jogos possuem aquela trilha sonora épica que sempre lhe desperta um sentimento especial ao escutar? Conte aí nos comentários!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]