Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Deixamos a "fantasia" nos absorver!

Deixamos a “fantasia” nos absorver!

Hey guys!

Como vocês estão? Eu espero que bem.

Ontem a noite estava conversando com um amigo sobre games em geral e em certo ponto o tema “Fantasia” surgiu. Achei interessante abordar de forma um pouco mais profunda o tema na coluna de hoje.

Fantasia : mecanismo de defesa que consiste na criação de um sistema de vida paralelo, com o objetivo de proporcionar uma satisfação que não pode ser obtida na vida real.

Quem aqui não lembra do sucesso que foi o jogo “Animal Crossing: New Horizons” ? O jogo focado na simulação de vida, entregou exatamente o que todos precisávamos em um momento tão delicado, tranquilidade e a possibilidade de estarmos em contato com as pessoas que amamos. Todos os casamentos, festas de aniversários, encontros ao luar e viagens para encontrar os amigos que aconteceram dentro de Animal Crossing fizeram com que não nos sentíssemos tão sozinhos.

Com tudo que temos passado em 2020 (pandemia, ansiedade, inseguranças e etc.) é de se esperar que formas de se desconectar (mesmo que por um breve momento) do nosso mundo que parece ter sido cercado pelo caos, seja utilizada.

Atividades focadas na abstração nos possibilitam criar mundos dentro de nossas mentes. Mundos onde as leis que regem a nossa realidade não são aplicadas.

A possibilidade de viver entre seres místicos, voar pelos céus e repousar nas estrelas soa como o fluir de uma fonte de água fresca em meio a uma realidade tão pesada atualmente.

Não estou sugerindo alienação, apenas digo que permitir-se ser teletransportado para outros mundos, nos dá tempo para recarregar as energias e regressar, assim como um herói, para o combate.

Segundo dados da Netflix:

Os brasileiros assistiram a filmes e séries de fantasia em nível nunca antes registrados no serviço.

Netflix. 11 de dez. de 2020

As atividades lúdicas com temática fantasiosa como: literatura, filmes e séries tem sido frequentemente divulgadas nas mídias sociais, tais como:

1- melhores livros de fantasia para ler na quarentena

2- melhores series para maratonar na quarentena

3- melhores filmes para assistir na pandemia

Dentre muitas outras indicações. Todas como uma forma de nos trazer entretenimento e retirar o foco da noção atenção de situações estressantes. De toda forma, acredito que o ato de jogar videogame traga uma experiência em termos de imersão muito maior devido ao fato de você não estar somente como espectador, mas sim, ativo no processo de interação dentro daquele mundo novo para ser desbravado. 

Segundo uma pesquisa recente do NPD Group:

A grande maioria da população jovem e adulta do Brasil é consumidora de games.

NPD Group. 2020

A pesquisa constatou que os games estão entre as principais atividades dos adolescentes, jovens e adultos do país: cerca de 82% da população do país entre 13 e 59 anos joga videogame.

Acredito que tenhamos abraçado mais fortemente a fantasia presente no mundo dos games como uma forma de escapar como que por um portal mágico, para uma outra realidade, onde os problemas atuais não possam nos tocar.

Escapismo : Tendência para fugir à realidade ou à rotina, desviando a mente para outras ocupações ou entretenimentos.

A combinação de atividades de tema fantasioso mais a possibilidade de escapar de uma realidade muitas vezes dura, parece ter se tornado o oásis de muitos no ano de 2020 em especial.

Como de costume, deixarei uma lista de jogos para que vocês possam visitar novos mundos sem sair de casa:

Astral chain

Que tal ser teletransportado para um universo onde você é um agente da policial especial responsável por proteger os poucos sobreviventes de um massivo desastre global de invasores vindos de outro mundo. Munido de armamentos híbridos com inteligência própria, as chamadas Legions esse jogo de ação inédito da PlatinumGames, promete elevar o nível dos jogos Hack and Slash, adicionando uma narrativa primorosa com elementos de investigação.

Animal Crossing: New Horizons

Uma outra dica é o aclamado mundo de Animal Crossing: New Horizons! Que tal fazer como milhares de pessoas ao redor do mundo e escapar para uma ilha deserta ? Crie o seu próprio paraíso enquanto explora. A sua ilha traz uma variedade incrível de recursos naturais que podem ser usados para criar de tudo, desde objetos para o seu conforto a ferramentas. Você pode caçar insetos ao amanhecer, decorar o seu paraíso durante o dia ou desfrutar do pôr do sol na praia enquanto pesca no oceano. A hora do dia e as estações do ano correspondem à realidade, então aproveite a oportunidade de conferir a sua ilha a cada dia para encontrar novas surpresas durante o ano todo.

Xenoblade Chronicles – definitive edition

Eu não faço ideia de quantas horas joguei Xenoblade Chronicles no meu Wii e no meu New 3DS XL. O mundo de Xenoblade Chronicles é arrebatador! A versão de Nintendo Switch traz muitas melhores em termos gráficos e de fluidez. Nessa aventura durante o ataque de invasores mecânicos conhecidos como Mechon, Shulk (personagem principal) descobre que ele pode acessar o poder de uma lâmina misteriosa conhecida como Monado. Com a poderosa Monado em mãos, Shulk parte para derrotar os Mechon de uma vez por todas.

Zelda Breath of the wild

Esqueça tudo que você sabia sobre os jogos The Legend of Zelda. Entre em um mundo de descoberta, exploração e aventura em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um novo jogo desta aclamada série que quebrou barreiras. Explore vastos campos, florestas e topos de montanhas enquanto descobre como ficou o reino de Hyrule nesta impressionante aventura a céu aberto. Agora, a sua aventura é mais livre do que nunca.

Acredito que tenhamos sido engolidos pela fantasia e o resultado foi ótimo rssrsrs Espero que agora mais do que nunca, tenhamos uma compreensão de como a arte nos faz bem e de como é importante para a nossa saúde mental e qualidade de vida. Que possamos cada vez mais ter um tempo para cuidar da gente. Seja aproveitando o tempo lendo um livro, assistindo um bom filme, maratonando aquela série da Netflix ou interagindo em um mundo repleto de segredos através de um videogame.

Espero de coração que todos vocês estejam bem e que possamos continuar nossas conversas no próximo ano. Estarei sempre daqui do meu pc tentando trazer algum assunto para refletirmos e espero que vocês continuem a acompanhar essa coluna que escrevo com muito carinho para esse portal maravilhoso que é o Project N.

Os meus votos de felicidades à todos vocês.

Nos vemos em breve!

Sayonara solitaire ashita he


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

David Esquivel
Carioca cheio de energia que começa mil jogos ao mesmo tempo e depois se pergunta: como eu vim parar aqui nesse RPG? Instagram: @david.o.esquivel Twitter: @David_Holiver