Virtuos afirma que ports para Nintendo Switch ficarão cada vez melhores

Virtuos afirma que ports para Nintendo Switch ficarão cada vez melhores

Virtuos é uma das grandes empresas especialistas em portar games para o Nintendo Switch. A empresa de Singapura, e que opera também na China, Vietnam, Franca, Irlanda e Canadá, foi responsável por trazer ao console híbrido jogos como Dark Souls: Remastered, L.A. Noire e BioShock: The Collection.

Em uma recente entrevista com o site japonês Automaton Media, os membros da equipe Andy Fong e Lukas Codr falaram um pouco sobre como a companhia lida com ports para o Switch. Fong explica que o time Virtuos de Xangai na China tem 40 programadores enquanto que em Chengdu são 29, e todos com foco em trabalhos direcionados ao Nintendo Switch.

Fong também comentou sobre como a empresa lida com otimização para as opções na TV e portátil do console:

As velocidades de clock da GPU são duas vezes mais altas no modo TV. Para compensar isso, a resolução no modo portátil é normalmente mais baixa. Por exemplo, se a resolução no modo TV for 1080p e o modo portátil for 66% do modo TV, então deverá ser 720p quando for portátil.

Em nossas experiências até agora, é fácil identificar onde o desempenho está indo bem ou mal no modo TV. No entanto, para cobrir todas as nossas bases, a equipe de QA está constantemente jogando o jogo em ambos os modos – coletando e comparando dados de desempenho em ambos. De modo geral, o desempenho do jogo diminuirá no modo TV quando houver muitos efeitos de partículas transparentes ou efeitos pesados ​​de pós-processamento. No entanto, nem sempre é o caso, por isso precisamos testar o jogo inteiro. Nosso objetivo é fornecer visuais equivalentes em ambos os modos, fora da resolução. Portanto, fazemos o nosso melhor para otimizar os dois modos tanto quanto possível.

Andy Fong

Finalmente, Codr nos dá motivos para estarmos entusiasmados com o futuro, pois ele observa que os desenvolvedores do estúdio estão sempre “subindo de nível” enquanto trabalham em novos projetos:

A maioria das empresas no ramo de portabilidade de jogos para o Nintendo Switch tem aprimorado progressivamente suas técnicas. No início, os projetos geralmente envolvem otimizações simples e seguras. A razão é que os desenvolvedores ainda estão pesquisando a nova plataforma e aprendendo seus pontos fortes e fracos. Nossos engenheiros e artistas continuam a subir de nível com todas as suas experiências de trabalho em vários projetos. Aprendemos muitas habilidades e temos muito conhecimento agora, então eu diria que estamos vários níveis acima de equipes menos experientes.

Lukas Codr

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.