Última ordem judicial da Nintendo derruba quase 380 jogos feitos por fãs

Última ordem judicial da Nintendo derruba quase 380 jogos feitos por fãs

E o martelo judicial da Nintendo continua batendo e derrubando projetos de jogos feitos por fãs. Em uma última ação relatada pela equipe jurídica da Nintendo of America, um total de 379 jogos que indevidamente usam as propriedades intelectuais da companhia foram removidos do site de jogos e do serviço de hospedagem Game Jolt, em mais um processo de remoção em massa do DMCA.

A equipe jurídica da Nintendo enviou notificações DMCA (Digital Millennium Copyright Act, Lei Americana dos Direitos Autorais do Milênio Digital) ao site infrator em dezembro. Yaprak DeCarmine, cofundador e CEO da Game Jolt, publicou o aviso recebido que dizia: “Certos materiais postados no site localizado em gamejolt.com infringem marcas registradas de propriedade da Nintendo. A Nintendo solicita que você desative o acesso público a certas páginas do site localizado em gamejolt.com com base nas seguintes informações.

O documento segue listando endereços das páginas de jogos e projetos feitos por fãs que, segundo a Nintendo, infringiram suas marcas registradas, com a informação: “Essas páginas da web exibem imagens de personagens de videogame da Nintendo em conexão com jogos online não autorizados que copiam os personagens, música e outros recursos dos videogames da Nintendo. O site gamejolt.com gera receita de banners publicitários exibidos no site e propagandas reproduzidas enquanto os usuários aguardam o carregamento dos jogos.

O problema da Nintendo com os projetos em questão é claramente apresentado como o lucro pessoal obtido pelo site ao divulgar jogos que utilizam de seus personagens, músicas e outros elementos. E todos sabemos o quão eficiente é a equipe jurídica da empresa quanto a utilização indevida de suas propriedades intelectuais. Os desenvolvedores dos jogos em questão foram recebidos com a seguinte mensagem após as quedas:

Última ordem judicial da Nintendo derruba quase 380 jogos feitos por fãs
Este jogo foi removido do site. Nós recebemos uma notificação da DMCA e fomos requisitados a retirar do site. Só você pode ver.

Muitos dos quase 380 jogos estão indisponíveis para download em qualquer outro lugar e não se sabe se algum tentará ser colocado de volta. Um dos poucos casos adversos foi de ‘Five Nights at Yoshi’s‘ que foi recarregado no site com todos os anúncios desativados. Seu criador diz: “Depois de analisar isso, acredito que o fato de haver lucro sendo obtido com anúncios na página do jogo foi a razão para a queda deste jogo entre inúmeros outros.”

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.