Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

[Primeiras Impressões] Jogamos a demo de Monster Hunter Rise e contamos um pouco sobre ela

[Primeiras Impressões] Jogamos a demo de Monster Hunter Rise e contamos um pouco sobre ela

Primeiramente, é bom relembrar que não se trata de uma análise completa de Monster Hunter Rise, até por ele não ter sido lançado, mas são apenas as primeiras impressões ao jogar a demonstração disponível. E como a demo mesmo deixa de aviso logo no início, algumas coisas podem mudar até a versão final do jogo.

Dito isto, a primeira conclusão é: tomara que não mude muito do apresentado, pois do modo que pode ser experimentado até o momento, a Capcom já tem algo muito bom nas mãos. com um bom tempo dedicado à jogar o que estava disponível na demo e possível afirmar que esse simples pedacinho do game surpreendeu bastante. A jogabilidade está muito refinada, as adições feitas ao combate, tanto com o uso do cabinseto (nome dado à nova ferramenta do jogo em português) e com o uso do palamute (seu novo companheiro) deram um ar de bastante inovação à franquia que conhecemos há tanto tempo.

[Primeiras Impressões] Jogamos a demo de Monster Hunter Rise e contamos um pouco sobre ela

Companheiros

No que diz respeito a seus companheiros, o bom e velho amigato está de volta, te ajudando quando você está atordoado, ou trazendo aquela cura que salva seu HP na hora certa. Mas a grande novidade de Monster Hunter Rise são os amicães, ou palamute, como prefiram. O palamute será de fato o melhor amigo do caçador, servindo como montaria na hora de percorrer as grandes distancias do vasto mapa, ou auxiliando no combate, sendo uma máquina feroz contra os monstros que surgem para te desafiar.

Enquanto montaria, é de grande ajuda a presença do novo amigo, ele te dá uma mobilidade que nem em sonhos o caçador consegue com as próprias pernas, depois, vem a versatilidade dele, que consegue subir quase todo quanto é obstáculo que encontra pela frente, e por fim, vem o combate, na hora que você avista o monstro, o palamute traz uma nova abordagem para se iniciar a luta, pois te possibilita ser impulsionado para cima após um pulo, dando a oportunidade de descer com um golpe poderoso sobre a criatura da vez, e ainda possui ataques rápidos na hora de trocar os golpes, ao usar sua fiel lamina de boca para desferir cortes super ágeis no inimigo.

Sendo assim, fica claro que o amicão foi uma grande adição à nova entrega da série, e muito possivelmente, a demo não nos mostra nem metade das possibilidades de ações, atividades e interações que teremos com nosso parceiro canino.

[Primeiras Impressões] Jogamos a demo de Monster Hunter Rise e contamos um pouco sobre ela

Cabinseto

O cabinseto é a nova ferramenta que teremos à nossa disposição para diversos usos no jogo, desde simples locomoção a usos práticos durante as lutas. O cabinseto, como seu nome deixa claro, é um insetinho de cor verde brilhante que o jogador carrega durante a jogatina para auxiliá-lo durante o game, mas que também pode ser encontrado pelo mapa nas caçadas. Para você entender melhor: no tempo jogando a demo, o caçador sempre vinha equipado com dois cabinsetos que podem ser usados a qualquer momento, mas necessitando de um tempo de espera para serem usados novamente após cada uma dessas vezes. Além desses dois que seu caçador traz consigo, temos uns espalhados pelo cenário, que podem servir para uso imediato, como um impulso para cima instantâneo ao acioná-lo, ou guardando para si e usando-o em outro momento, juntado aos dois que vocês já possuem.

Agora vem a questão, pra que servem esses benditos cabinsetos? Impulsão é a palavra. Em Monster Hunter Rise, um leque de possibilidades se abriu com a nova abordagem que deram, tanto à exploração como aos combates. Na hora de desbravar seus grandes mapas, o jogador agora tem a chance de se aventurar sobre montanhas e vários outros tipo de elevações, e o cabinseto te ajuda com isso, “estilingando” o jogador para cima, para frente e para os lados durante seu gameplay. É ele quem vai te ajudar a subir nesses lugares que em títulos anteriores da franquia seriam meramente para compor o cenário.

E depois da exploração vem o combate, o cabinseto será seu ajudante infalível na hora de encarar as feras, pois te joga para cima deles à sua vontade, permitindo ao jogador executar novos movimentos aéreos de batalha antes bem escassos ou até impossíveis. E para a maioria das armas, ele possui uma interação exclusiva que possibilita um golpe único e muito maneiro. Fora a nova mecânica de montaria, que proporciona a chance do jogador montar os monstros durante a caçada e usá-los a seu favor contra as demais ameaças, ou simplesmente como uma forma extra de causar danos nelas, pois ao usar essa nova mecânica, também é gasto um dos usos do nosso útil inseto brilhante, já que é usando os cabos do cabinseto, que se amarra e doma as grandes criaturas do jogo.

[Primeiras Impressões] Jogamos a demo de Monster Hunter Rise e contamos um pouco sobre ela

Impressões

Por fim, é possível agirmar que esta demo agrada muito. Ver um pedacinho tão pequeno de um jogo feito com tanta qualidade, nos deixa bastante empolgados com o que esperar do produto final. Poderíamos citar defeitos aqui ao apresentar essa opinião, mas sendo bem sincero não os achei, e se algum que me tenha passado despercebido surgiu, deve ser pelo fato de ainda se tratar de uma demonstração.

Tudo aquilo que gerava dúvidas nos donos de um Nintendo Switch, pode ser esclarecido ao se jogar essa demo: quanto aos gráficos, acredito serem os melhores que o console já teve, o que prova de forma definitiva, que quando o jogo é feito com foco no Switch, visuais belíssimos podem ser alcançados nele sem maiores sacrifícios, como vemos em alguns ports onde a versão do videogame da Nintendo foi claramente negligenciada, e quanto à fluidez e otimização, ele também não peca, pois no período em que testei, não vi nenhuma queda de fps jogando sozinho, e mesmo jogando online, dava pra contar nos dedos de uma mão as vezes em que notei alguma.

O mês de março guarda um RPG de ação incrível para quem optou por ter o mais recente console da Big N, e o pouco que essa demo nos trouxe mostra que um game muito bom está por vir e a ansiedade já bate à porta pela pressa de jogar a mais nova entrega da franquia Monster Hunter.

Se você jogou a demo, deixe suas impressões nos comentários, queremos saber a opinião de outras pessoas que se interessaram pelo jogo.