Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Calico - Café, gatos e simplicidade

Calico – Café, gatos e simplicidade

Calico é um jogo que poderia facilmente ser um desenho da TV Cultura, seja pelo aspecto visual ou pela sua trilha sonora. O jogo é muito acolhedor e tem uma ambientação meiga e familiar.

Quem assistiu a última Indie World se deparou com o lançamento surpresa de Calico, um jogo super charmoso em que você gerencia um café com muitos gatos de estimação. O seu desafio é transformar um café decadente em um café com muito estilo, gatos e receitas. Antes de adentrarmos ao universo de Calico, vou colocar uma das músicas centrais do jogo para que possam escutar enquanto leem.

Um passeio pelo jogo

A primeira impressão que tive ao abrir o jogo fiquei bem surpreso. Desde a primeira tela, o jogo já imprimi a sua assinatura, trazendo uma atmosfera incrivelmente meiga e com gráficos são caprichosos em um estilo retrô. O jogo te permite personalizar o personagem em um nível absurdo, podendo adicionar acessórios, trocar cores das vestimentas, cabelo, olhos, e tons de pele.

Os gráficos são um ponto chave que me chamou a atenção de Calico. É um jogo adorável e que encaixou perfeitamente com a proposta do jogo, tudo isso somado a uma trilha sonora impecável e condizente com a atmosfera do jogo. Poucas vezes vi um jogo criar uma atmosfera que casasse tão bem todos os aspectos visuais e sonoro como Calico conseguiu fazer.

Você controla seu personagem e tem como objetivo gerenciar seu café, brincar e cuidar dos animais (não somente gatos), desbloquear locais da ilha e conhecer todos os NPCs, o jogo também possui um minigame de cozinha. Ao preparar qualquer receita, você se transforma em uma miniatura de si próprio (menor que um ovo) e deve pegar os itens da cozinha e jogar tudo numa tigela, uma vez que todos os ingredientes estejam na tigela, a receita estará pronta, podendo ser vendida em seu estabelecimento.

Uma boa experiência para crianças

Caso não tenha ficado claro até aqui, Calico é um jogo com um público-alvo infantil, portanto ele pode soar meio bobo e simples demais. A sua mecânica é simples e sua jogabilidade é exaustivamente simples. Para quem curte jogos com desafios, Calico não é o jogo indicado, justamente por ser um jogo para crianças, portanto um jogo bem simples e “fácil.

Por ser um jogo infantil, talvez o público brasileiro tenha um grande problema: o idioma. Calico não possui português e tampouco opção multiplayer. É um jogo totalmente em inglês e para um único jogador. Também não é possível obter capturas de tela e nem filmagens através do botão de compartilhamento do Nintendo Switch, por alguma razão esta função é bloqueada, portanto todas as fotos ilustradas nesta análise são da eShop.

Conclusão

Calico é um jogo descompromissado e relaxante. É um jogo para te alegrar, seja pela “meiguice” excessiva do visual do jogo ou seja pela trilha sonora que encaixa perfeitamente com a ambientação do game. O jogo está sendo vendido por R$43,99 na eShop brasileira. É um valor super em conta, caso você goste de jogos sem quaisquer desafios, apenas para relaxar e jogar.

Trailer de Lançamento do Jogo
6.6 / 10 Nota Final
Prós
- Trilha Sonora imersiva
- Boa ambientação
- Muitas opções de personalização do personagem
Contras
- Jogo demasiadamente simples
- Registro de fotos e vídeos são bloqueados
- Sem opção de idioma em português
- Não existe nenhum modo multiplayer
Resumo
Calico é um jogo que poderia facilmente ser um desenho da TV Cultura, seja pelo aspecto visual ou pela sua trilha sonora. O jogo é muito acolhedor e tem uma ambientação meiga e familiar.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Calico foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Whitehorn Digital para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184