fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Ansiedade e os Gamers

Ansiedade e os Gamers

Como a ansiedade pode ser a pior inimiga de um gamer.
Como a ansiedade pode ser a pior inimiga de um gamer.

Oi. Como anda a sua ansiedade hoje? Controlada ou em nível hard? Ela tem motivo para existir ou já é uma antiga companheira que você nem se recorda como começou? Quais gatilhos você conseguiu eliminar e quais ignora/foge para evitar possíveis crises? Se as respostas para estas perguntas existem na sua cabeça você está muito próximo de controlar ou saber as razões desse mal moderno que assola nossa vidas.

Em tese um gamer não deveria sofrer com ansiedade. Um gamer que joga qualquer tipo de jogo deveria estar acostumado com a frustração da derrota, com o recomeço e com a espera de uma nova jornada. Aprender com seus erros e sobrepor os obstáculos sabendo quando atacar / defender, quando esquivar, pular e correr. Em tese um gamer já carimbado pelos “game overs” da vida saberia controlar esse monstro e não cair em armadilhas feitas para pegar ansiosos por novos consoles e afins.

Ansiedade e os Gamers
Parece difícil, mas você consegue!

Este que vos escreve, gamer das antigas sagrado perdedor por inúmeros vilões e capangas dos mais diversos consoles novos e antigos (primeiro de seu nome), foi vítima de um esquema que fazia falsos sorteios no Twitter e acreditou mesmo que havia ganhado a loteria gamer da minha vida. Era uma farsa para legitimar um grande roubo de dinheiro de outros gamers ansiosos por comprar de qualquer forma o console mais atual. Um olhar mais demorado, de 5 segundos talvez, mostraria todas as falhas no sorteio e nas vendas mas, a ansiedade de ter algo tão maravilhoso cegou a todos.

Ansiedade e os Gamers
Calma, vai dar tudo certo!

Essa ansiedade colocada dentro de nós, pela rotina da vida e por empresas / propagandas vendendo sempre algo que “precisamos” desesperadamente possuir para estarmos na última geração (até a próxima aparecer) transformam o mais experiente dos gamers em um garotinho mimado e chorão pedindo por um brinquedo novo na frente de uma loja de Shopping. Aliás você sabia que este site surgiu porquê os fundadores caíram juntos em um golpe similar ao que me pegou? Todos ávidos por adquirir um Switch barato demais para ser verdade e cegos pela ansiedade de ter um console novo, eles e muitos outros foram enganados. Pelo menos nasceu uma bela amizade e um fabuloso site e Podcast (não ouviu ainda? Ouça abaixo).

Ansiedade e os Gamers
A ansiedade ataca de surpresa, cuidado!

Permitimos que algo tão simples como uma compra de console ou sorteio tirem toda a lógica do nosso ser e inundem de ansiedade nossas mentes já calejadas e treinadas para resolver problemas nos games. A felicidade se transforma em ansiedade por algo que deveria ser motivador e não motivo de sofrimento. A ansiedade coroe nossa confiança e tornados reféns de nosso desejo material caímos ajoelhados e sem forças quando as coisas não dão certo.

Ansiedade e os Gamers
E agora?

As coisas nem sempre vão dar certo, você vai perder, apanhar e ficar sem forças. Vai querer chorar em desespero achando que não existe saída para esse labirinto maldito chamado vida. Vão te enganar e rir da sua cara. E quando a palavra: “Continue?” aparecer na sua frente, você vai apertar Start, levantar a cabeça e começar de novo. Afinal a derrota não é o fim, o jogo só termina quando vencemos todos os inimigos usando todas as nossas forças e habilidades aprendidas durante a jornada. Talvez essa seja a saída para vencer a ansiedade, foque na jornada e não no fim. Aprenda, cresça e ganhe força durante essa jornada maravilhosa que é a vida. O fim é só uma consequência.

Ansiedade e os Gamers
Eu não desisti e tenho um jogo só meu!

Um mega abraço.

Até semana que vem…


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

NEStálgico
Nerd, nostálgico, pai e professor. Reclamador profissional com PHD em Harvard. Conheço o Mario, e daí? Assopra a fita e bora jogar! Canal Noobice Total, no Youtube!!!