Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Jogos Insanos! Inovação e criatividade na gameplay

Jogos Insanos! Inovação e criatividade na gameplay

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Eu espero que sim.

Hoje gostaria de falar com vocês sobre uma era de criatividade e inovação que surgiu em 2006 e que hoje tornou-se uma herança deixada pela Nintendo: WiiWare.

Jogos Insanos! Inovação e criatividade na gameplay

Wiiware: foi um antigo serviço da antiga loja virtual Wii Shop Channel, de distribuição de jogos digitais exclusivos para o console Nintendo Wii, da produtora japonesa Nintendo, criado em dezembro de 2006 e encerrado em janeiro de 2019.

Nessa época o WiiWare fazia companhia de um outro serviço que a Nintendo oferecia: o Virtual Console. O Virtual Console era especializado em emulação de jogos retrô de outros sistemas, enquanto que no WiiWare os jogos eram novos e originais, produzidos especificamente para o Wii. Isso possibilitou que desenvolvedores independentes publicassem jogos originais, de forma digital sem o risco de sofrer prejuízos devido aos custos da produção física dos games, já que o conteúdo era disponibilizado via download.

Podemos ver que o apoio a jogos Indies por parte da Nintendo já acontece a muitos anos. Digo isso, pois muitos pensam que esse movimento iniciou-se na plataforma Nintendo Switch, o que podemos ver que não é bem assim. De fato o Nintendo Switch se tornou como muitos gostam de classificar: “A casa dos jogos Indies”. Hoje, após o monstruoso sucesso do Nintendo Wii, podemos olhar para trás e entender que devido ao apoio aos jogos Indies que a Nintendo vem ofertando a alguns anos, hoje o Nintendo Switch colhe esses frutos.

Atualmente tivemos uma fala de Gabe Newell (cofundador e diretor de projetos da empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos e distribuição digital Valve Corporation) sobre os jogos de Shigeru Miyamoto:

Gostaria de puxar esse assunto para dizer que, apesar da fala de Gabe Newell ser dirigida totalmente ao nosso mestre Miyamoto, acredito que possamos extrapolar para o tema de hoje. A criatividade e liberdade artística deve sempre ser incentivada para que possamos caminhar rumo ao novo. Em um cenário com jogos cada vez mais parecidos, a Nintendo se mantém como uma empresa diferenciada por sempre estar criando uma nova experiência gamer. Isso do ponto de vista de Hardware e Software. Dito isso, acredito que possamos voltar para o WiiWare.

Eu preciso dizer que já passei horas e mais horas jogando os games do WiiWare, seja no modo solo ou com meus irmãos e posso dizer com propriedade de que muitos jogos insanos (obrigado desenvolvedores!) fazem parte da biblioteca do WiiWare!

Como vocês já sabem, eu sempre gosto de trazer uma lista com alguns exemplos do tema abordado e desta vez não será diferente.

Vem comigo dar uma olhada nesses jogos pitorescos:

Muscle March

Muscle March é um game de ação publicado pela Bandai Namco Games. Foi lançado no Japão no dia 26 de Maio de 2009, na América do Norte em 18 de Janeiro de 2010 e no continente europeu em 19 de Março de 2010 para o Nintendo Wii.

Aproveitando o controle de movimento do Wii Remote e do Nunchuck esse jogo hilário vai te arrancar muitas risadas! O objetivo é realizar as poses solicitadas para que os jogadores numa espécie de corrida (pelo whey protein) passe pelos buracos que serão abertos nas paredes pelo corredor que está em primeiro lugar.

Sabe aquele jogo que é tão estranho que parece ruim, mas por ser tão ruim ele se torna bom ? Não kkkk Eu costumo chamar de jogo ruim-bom e esse com certeza é um deles. Eu super amo esse jogo louco!

Recomendo!

WarioWare Smooth Moves

Desenvolvido pela Nintendo: WarioWare Smooth Moves foi revelado em março de 2006, por um artigo da revista Time e lançado em 2 de dezembro de 2006. WarioWare Smooth Moves da continuidade a série de mini jogos protagonizados pelo personagem Wario. Composto por um conjunto de mini jogos muito criativos que devem ser realizados em um curto período de tempo, WarioWare Smooth Moves nos trás uma gameplay fluida e intensa.

Aguardando o WariorWare do Nintendo Switch dona Nintendo

Enjoy your Massage

Segundo a desenvolvedora Microforum, este é um jogo de simulação de massagem no qual os jogadores combinam padrões para realizar massagens nas costas dos clientes. Os jogadores são solicitados a esfregar áreas específicas das costas dos clientes para relaxá-los. Depois que as massagens são realizadas corretamente, os jogadores são apresentados a imagens das clientes do sexo feminino em várias poses (por exemplo, relaxando em uma praia de biquíni, jogando golfe usando uma saia curta e um top de decote ou montando uma motocicleta). Os jogadores também podem mover a câmera e ampliar as imagens de recompensa (safadinho kkkk).

Podemos dizer que esse jogo é no mínimo inusitado não é mesmo? kkkkkk

O que acharam dessa lista de jogos e da posição da Nintendo em dar suporte a desenvolvedoras indies ?

Deixa aqui nos comentários e até a próxima coluna.

Tchau!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

David Esquivel
Carioca cheio de energia que começa mil jogos ao mesmo tempo e depois se pergunta: como eu vim parar aqui nesse RPG? Instagram: @david.o.esquivel Twitter: @David_Holiver