fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
[Primeiras Impressões] Demo de Balan Wonderworld

[Primeiras Impressões] Demo de Balan Wonderworld

Entre em uma dimensão mágica, confusa e "sem alma" no mundo de Balan Wonderworld.

Super Mario 64 e Banjo & Kazooie nos mostraram na época como era interessante e divertido jogar um game de Plataforma 3D. Muitas produtoras já se arriscaram neste estilo de game, porém, falharam na maioria das tentativas, a única produtora que se aproximou em fazer um game aceitável neste estilo foi a Playtonic com o primeiro Yooka Laylee, com erros e tropeços, Yooka Laylee é um game aceitável.

A produtora da vez agora é a Square Enix, conhecida por grandes RPGs que fizeram sucesso estrondosos. Ela também já se arriscou em outros generos como puzzles ou FPS por exemplo, mas os games no geral são bem medianos. Agora a produtora está apostando tudo em um game de Plataforma 3D na mesma pegada de Mário 64 e Banjo & Kazooie, mas será que realmente ela acertará a mão? Tomara que sim, pois além de ser muito fã do gênero, sinto falta no mercado atual de games o gênero plataforma 3D.

Dos mesmos criadores de Sonic The Hedgehog

[Primeiras Impressões] Demo de Balan Wonderworld

Antes mesmo de eu falar o que achei da demo e não ir com sete pedras na mão e criticar a Square Enix, fiquem cientes que este game está sendo projetado pelas mãos dos criadores que fizeram Sonic the Hedgehog com supervisão e publicação pela Square Enix. Sabendo disso, pode dar algo errado? Eu já respondo logo abaixo com mais detalhes, mas sim, pode.

DEMO “sem alma”

[Primeiras Impressões] Demo de Balan Wonderworld

A Demo de Balan Wonderworld já está disponível na e-shop para você fazer do download gratuitamente e ver o que te aguarda dia 27/03/2021 quando o game será oficialmente lançado.

A versão testada foi a de Switch e é com base nesta versão que irei falar aqui. DECEPÇÃO é a palavra pra descrever meu sentimento com essa DEMO, se o game completo vier desta forma, melhor nem lançarem, tudo bem que é um port das versões para consoles mais potentes, mas não ficou bom no Switch.

Pra começar, o game tem uma ideia até que boa, mas nota-se que foi mal otimizada e colocada em prática. Não falo nem na questão gráfica, mesmo sendo inferior aos consoles mais potentes, é bonito de se ver, isso quando não apresenta problema de renderização, isso mesmo, é constante esse problema na demo, é chato, bizarro e triste, pois o game tem uma proposta interessante.

A apresentação em CG é um espetáculo a parte, isso a Square Enix manda bem. A história é bem clichê mas tem o feeling mágico a estilo “Alice no Pais das Maravilhas“. Mas toda beleza e encantamento mágico não é suficiente pra aguentar mundos sem vida própria e personagens “sem alma” ou seja, é bem genérico, é uma mistureba de encanto e decepção que passa a impressão de ser confuso, e na prática é.

Sem contar que alguns itens e NPCs ficam dando “respawn” na sua cara “do nada” e sem fundamento algum, espero que isso não seja recorrente no game completo. A demo em si é bem curta, composta por uma fase dividida em 2 atos, como se fosse uma peça de teatro, com direito a magias em alguns momentos, por exemplo na hora que você pega um “Power up” e pode trocar de roupa e de poder para passar por algum obstáculo ou pegar algum colecionável. Notei também que essa troca de roupas e poderes pegou emprestado muito a fórmula de Super Mario Odyssey, mas não são executados com precisão como nos games do bigodudo. O que mais me chamou atenção foi a câmera que funciona quase 100% sem problemas, é incrível, pois em games de plataformas 3D, a câmera tende ser vilão, mas neste caso não é.

Tem potencial?

[Primeiras Impressões] Demo de Balan Wonderworld

Não testei as versões para consoles mais potentes, mas com base na demo do port para Switch, se forem lançar da forma que está, melhor cancelarem a ideia, pois se Balan Womderwold for lançado assim, vai ser mais um game medíocre e caça níquel no Switch.

6 / 10 Nota Final
Prós
- Game tem uma ideia boa e é um game de Plataforma 3D
- Roupas mágicas que concedem poderes para o progresso
- Incrivelmente a câmera funciona bem
Contras
- Problemas de Render
- Cenários confusos e sem grandes atrativos
- Personagens genéricos
- Movimentação travada
Resumo
A demo de Balan Wonderworld serve pra orientar a produtora para não lançar o game do jeito que está, pois se lançar assim, vai ser um tiro no pé.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Baland Wonderwold foi analisado a partir da sua versão DEMO para Nintendo Switch.]

Escobar
Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos!!!! F.C : SW-3494-9190-7812