Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Odysseus Kosmos and his Robot Quest
Odysseus Kosmos and his Robot Quest

Odysseus Kosmos and his Robot Quest – Uma aventura no espaço

Odysseus Kosmos and his Robot Quest nos leva para um jogo no estilo “point and click” com gráficos pixelados na atmosfera 2D, onde no meio do espaço precisaremos realizar manutenções na espaçonave, fazer experimentos insanos e tudo sempre regado com a maior quantidade de café possível, sendo distribuído pela HeroCraft. Odysseus Kosmos and his Robot Quest tem como data de lançamento o dia 04 de fevereiro de 2021, conhecido também como hoje, (Ainda não disponível na eshop brasileira).

Odysseus e sua aventura no espaço

Nessa grande jornada espacial estaremos no comando do Oddy, engenheiro espacial que se vê relativamente “sozinho” dentro da espaço nave enquanto aguarda o retorno do seu time que estão a 7 anos realizando a exploração de um planeta desconhecido ao mesmo tempo que precisa resolver problemas técnicos, experimentos estranhos e vencer a sua preguiça habitual, tudo isso enquanto a espaço nave que circula em um sistema solar que é dominado por um buraco negro que afeta a estrutura da nave de formas estranhas e curiosas.

Odysseus Kosmos and his Robot Quest - Uma aventura no espaço
Um cenário bonito no vasto universo sem fim.

E para vencer um pouco a solidão temos a companhia do nosso pequeno robô Barton, que além de ser um contador de piadas nerds de primeira sempre nos colocar para fazer missões e tarefas dentro da nave, fora tentar evitar que entremos na procrastinação.

Manutenções, Quebra Cabeças e Quest

Dentro da nave sempre teremos várias missões, quests e quebra cabeças a serem explorados e com uma mecânica de fácil entendimento e mesmo se for um pouco confuso de primeiro sempre nos deparamos com dicas nas conversas de Oddy com o Barton ou no mais comum sair clicando em tudo que possível.

Odysseus Kosmos and his Robot Quest - Uma aventura no espaço
Os diálogos mais divertidos e complexos para se ver no espaço

As tarefas trazem definições bem simples de serem realizadas nos remetendo aos jogos de escape rooms, onde precisamos achar um item para desbloquear o próximo e ir avançando o enredo e os quebra cabeças, o que sempre nos da a sensação de alegria ao terminar todos os desafios lançados.

Point and Click e Algo a Mais

Apesar da dinâmica de jogos simples o enredo e as conversas nos dão o sentido que o jogo tem algo mais profundo a nos passar e não só ficar correndo atrás de realizar tarefas e garantir o funcionamento correto dos equipamentos da nossa “pequena” espaçonave.

Odysseus Kosmos and his Robot Quest - Uma aventura no espaço
MacGyver  ficaria horado pelas gambiarras que precisamos fazer para arrumar essa nave.

Conforme avançamos no jogo nos deparamos com conversas profundas ou engraçadas que remete a um pequeno saudosismo dos anos 90 e também nos leva a pensar em como seria o convívio de 7 anos em uma nave onde sua companhia seria apenas um robô e alguns hamsters famintos.

Complexo e Calmo

Enquanto jogamos nos deparamos com um jogo que é relativamente calmo, onde o que realmente pega é descobrir como finalizar o seu quebra cabeça e avançar nas suas tarefas mas também dando a consciência de que você realmente esta sozinho.

Essa grande ambientação é realizada a partir da elaboração do cenário onde qualquer alteração que você realizar ou interagir realmente só acontece porque você a realizou e que se não fizer algo para mudar ela ainda permanecerá assim. ~é como se estivemos vivendo o Perdido em Marte~

Mas e ai, Vale a Pena?

Odysseus Kosmos and his Robot Quest é um jogo incrível para passar o tempo e realmente quebrar a cabeça para funcionar, tentando vencer suas quests e quebra cabeças e também para ter aquele momento de jogo despreocupado onde não há necessidade de ficar correndo atrás de objetivos ou se preocupando em montar barricadas para não levar tiro ~abraços galera do Fortnite~.

Contudo no Switch ele não entrega a mesma facilidade de point and click que estamos habituados, onde mesmo no modo mobile precisamos ficar utilizando o botões ZL/ZR para conseguir interagir com os objetos e cenário os que nos faz perder um pouco de tempo para cumprir as tarefas. E o segundo ponto a considerar é a trilha sonora onde não há muita variedade o que acaba deixando o ambiente um pouco monótono e outro complicador é apenas a tradução onde na hora de jogar só temos opções de inglês, alemão ou russo como legendas.

No geral apesar das interações não virem muito fáceis para o Switch, o jogo vale a pena estar na biblioteca seja para um momento de jogatina mais Light ou para aquelas ocasiões que você quer que um jogo te desafie a pensar de forma mais complexa para solucionar problemas.

7 / 10 Nota Final
Prós
- Quebra Cabeças divertidos e complexos
- Enredo envolvente
- Bons gráficos e detalhes artísticos
Contras
- Jogo sem tradução para pt-br
- Comandos fáceis porém de baixa jogabilidade
- Point and Click não muito dinâmico
Resumo
Odysseus Kosmos and his Robot Quest é um jogo simples com uma jogabilidade assertiva que nos faz querer completar seus desafios antes de finalizar a noite só para ter aquele momento de tranquilidade e relaxar, apesar de precisar ter um domínio intermediário de outro idioma é um jogo que vale a pena ter para se divertir em momentos casuais.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Odysseus Kosmos and his Robot Quest foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela HeroCraft para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Jb Dan
Autor novato na Project N. Formado em Sistema de Informação e interesse extremo em comunicação e marketing digital. Jogador de Nintendo desde que me lembro. E por fim vamos descobrir mais sobre esse mundo Nintendo juntos.