Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]

Zelda Cup 2021: Majora’s Mask [2° Fase]

Zelda Majora’s Mask – Exótico, misterioso e sombrio…

PARTE 2:

Negacionismo em Clock Town

Anualmente é comemorado em Clock Town o Carnival of Time, tradicional festividade de carnaval da cidade. Quando Link chega em Clock Town o povo da cidade está envolvido com a organização do evento, especialmente os membros do comitê do carnaval, no entanto parte da população foge para áreas rurais da região de Termina, preocupados com a notícia de que a Lua cairá sobre cidade e parte dos moradores que permaneceram estão muito preocupados, enquanto alguns permanecem céticos.

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]
Carnival of Time

O chefe da guarda capitão Viscen, responsável pela segurança é a favor da evacuação da cidade para que todos fujam desse desastre eminente, no entanto, os organizadores da festividade liderados pelo carpinteiro Sr. Mutoh, visando sua atividade, dizem que isso é besteira e não passa de um rumor bobo inventado pelo povo para causar agitação. Para resolver a pendência, organizam uma reunião com o prefeito Dotour onde debatem seus argumentos. O prefeito se vê altamente pressionado por ambos os lados, mas acaba decidindo por adotar uma postura conservadora e se manter cético ao perigo que estava por vir, mantendo a normalidade das atividades e destinando a população da cidade a destruição… Aí vemos o “negacionismo” em Zelda Majora’s Mask. Lançado no ano 2000 pela Nintendo, para o Nintendo 64 o game aborda um tema que parece mais atual hoje do que na própria época, não é mesmo?

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]
Prefeito Doutor em seu gabinete

Cabe a Link intervir nessa reunião, como citado na matéria anterior, Link pode viajar no tempo e viver o ciclo dos três dias várias vezes, isso ocorre a partir do momento que recupera sua Ocarina do Tempo roubada por Skull Kid, assim aprendendo com o que deu errado e agindo pra que o futuro seja diferente, nosso herói do tempo tem a possibilidade de intervir nessa reunião e fazer com que o prefeito tome uma decisão mais sábia.

Segue um vídeo com um trecho dessa reunião na prefeitura de Clock Town:

Romani Ranch

Saindo dos muros de Clock Town, passando por Termina Field em direção ao Sul na área rural de Termina, Link encontra o Rancho Romani, onde são criados vacas, galinhas e cães. O Rancho pertence a duas Irmãs, Cremia e Romani. As duas jovens irmãs são órfãs, a mais velha Cremia, cuida de Romani que ainda é uma menina aproximadamente da idade de Link. Juntas elas tocam o rancho da família que é o principal fornecedor de leite da cidade de Clock Town. Elas enfrentam a concorrência desleal dos gananciosos e desonestos irmãos Gorman do rancho vizinho, que sabotam o Rancho Romani sempre que podem, além de ameaçar as garotas, sem contar o fato de que eles vendem leite adulterado para a cidade misturado com água. Verdadeiros canalhas!

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]
Romani Ranchi

Ao chegar no rancho Link conhece a doce e corajosa Romani, os dois conversam e logo ficam amigos, Link descobre que sua égua Epona foi recuperada pelo rancho. Romani conta a ele que está muito preocupada, pois as vacas do rancho estão sumindo e que ela já viu seres estranhos que vem do céu e visitam o rancho a noite para rouba-las! Sim, alienígenas em Zelda, bem inusitado não? Mas a menina se refere aos alienígenas como “eles” afinal, no mundo de fantasia tipicamente medieval de Zelda não se tem a concepção sobre alienígenas como temos no mundo moderno. Sua irmã mais velha Cremia também está preocupada com o sumiço das vacas, mas não acredita e nunca viu esses seres relatados por Romani e acha que é uma imaginação da criança. Talvez ela suspeite que isso seja ação dos irmãos Gorman. No entanto, Link acredita em sua nova amiga e decida ajuda-la contra “eles”…

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]
Irmãs Cremia e Romani

Na noite do primeiro dia Link precisa defender o rancho da invasão alienígena usando seu arco e flecha, vários alienígenas vão aparecendo em pontos diferentes do rancho e Link tem que conter a invasão até o Sol nascer, pois o Sol espanta essas criaturas. Caso Link falhe, Romani é abduzida junto com algumas vacas e é devolvida ao rancho no dia seguinte, porém, em estado de choque e sem memória, enquanto sua irmã Cremia está em profunda tristeza e lamentação pelo acontecimento e por não ter acreditado em Romani. Nunca saberemos o que Romani passou naquela noite… Mas não se preocupe caro leitor, nosso herói do tempo é implacável e conta com os poderes da Ocarina do Tempo para reiniciar o ciclo de três dias e vencer esse desafio! Após Link deter a invasão, Romani fica extremamente grata a ele, o chama de seu pequeno herói e lhe dá um pote de leite, isso mesmo, um pote de leite. Quem já jogou algum Zelda sabe como potes são importantes, não é? Nunca subestime um pote!

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]
Abdução em Romani Ranch

No dia seguinte ao cair da tarde Cremia precisa fazer uma entrega de leite para a cidade e Link vai junto com ela na carroça, no caminho Cremia vai contando a Link um pouco de sua história e sobre a amizade que tem com certos personagens da cidade. Até que então, percebem que a estrada está bloqueada e são obrigados a pegar um caminho alternativo que passa pela propriedade dos irmãos Gorman, ficam incomodados com a situação, mas seguem em frente, até que descobrem que era uma emboscada e os irmãos Gorman estavam a cavalo armados com enxadas prontos para roubar a mercadoria. Cremia então faz o cavalo correr o máximo possível, enquanto Link ataca os dois com seu arco e flecha! Novamente Link salva o dia e como recompensa Cremia o presenteia com a Romani Mask, máscara com cara de vaca que possibilita que Link seja aceito como membro do Milk Bar, um bar noturno em Clock Town onde antes seu acesso era negado, até mesmo porque Link é uma criança, mas agora com a Romani Mask ninguém ousa barra-lo. Abrindo a Link novas possibilidades de interação com outros personagens do jogo, itens e “quests”.

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]

Considerações finais

Zelda Majora’s Mask é uma sequência maravilhosa para quem jogou seu antecessor Zelda Ocarina of Time. Enquanto Ocarina apresenta uma típica história heroica e fabulosa com um tom bem mais alegre, Majora’s é sua contraparte, entregando um jogo de tom sombrio e melancólico, mais focado nos dramas de seus personagens que são riquíssimos e cheios de detalhes escondidos nas entrelinhas. Apesar de ser uma história fabulosa é repleta de conflitos do cotidiano semelhantes ao que vemos em nosso mundo real.

Zelda Cup 2021: Majora's Mask [2° Fase]

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Rogério Marrara
Defensor do Mushroom Kingdom e desbravador das terras de Hyrule. Podem me encontrar no Instagram e Twiter como @nintendista_x