Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Pokémon Legend: Arceus – O que a Direct NÃO te contou!

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

Pokémon Legend: Arceus foi anunciado e já surpreendeu a fanbase como um jogo da linha principal da franquia mais famosa dos games diferente do que já vimos até então. Mas há outros segredos que a apresentação na Pokémon Presents não contou para a gente (e também algumas teorias incríveis!) e é isso que vamos abordar aqui, confira só:

1 – O que é Pokémon Legends: Arceus?

Não é o remake da quarta geração, como uma terceira versão alternativa aos remakes Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl anunciados, e também não é uma nova geração, como um sucessor de Pokémon Sword & Shield, mas também não é um simples spin-off…

Pokémon Legends: Arceus é uma nova série paralela e CANÔNICA dos jogos oficiais de Pokémon. Então é uma relação semelhante a Pokémon Let’s Go: possui todo um conjunto de mecânicas próprias, pertence ao universo oficial, mas não será a base dos novos jogos das novas regiões/novas gerações.

Somente o plot da história se passa na mesma região de Diamond & Pearl, Sinnoh, mas anos antes (anos, tipo, centenas de anos antes) dos acontecimentos originais do jogo, tanto que muitos estão descrevendo como um Sinnoh feudal. No site oficial, curiosamente vemos que é dito se passar, inclusive, antes de ideias de como ser um treinador Pokémon ou ter uma Liga existir:

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

Como não existe uma liga, os objetivos do jogador ao longo do jogo ficam em mistério, sabemos que sua missão principal é criar a primeira Pokedex da região, mas por ora, só.

2 – Gameplay

É uma série totalmente em mundo aberto, e seu sistema de captura e batalhas será em tempo real, ou seja, não existe uma transição de cena após o encontro. Apesar de poucas informações, sabemos que a captura pode ser feita diretamente ao jogar uma pokébola, ou do modo tradicional, enfraquecendo o monstrinho selvagem com um companheiro seu e para isso acontecer, você vai arremessar a sua pokébola que contém seu Pokémon capturado no Pokémon que quer capturar:

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

O sistema de batalha aparenta ser de turno como a série tradicional, mas tanto na Direct quanto no site, vemos que eles mencionam o gameplay como uma fusão da série tradicional com novos elementos de RPG e… ação! Será que ainda temos mais pra descobrir do gameplay?

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

3 – Seus iniciais são de gerações diversas

Curiosamente, nenhum dos 3 pertencem ao trio original de Sinnoh, embora tenhamos visto um Piplup na cut scene de início do trailer e um Chimchar no gameplay, então eles estão lá, só não foram usados como iniciais.

Em vez disso, temos a mistura de Rowlet – inicial de grama da sétima geração em Alola com Pokémon Sun & Moon, Cyndaquil da nostálgica Johto de Pokémon Gold & Silver e Oshawott de Pokémon Black & White em Unova.

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

É interessante notar que com essas 3 gerações, mais os da primeira adquiridos em Pokémon Let’s Go, mais os da oitava em Pokémon Sword & Shield e os da quarta nos remakes de Pokémon Diamond & Pearl, teremos quase todas as regiões representadas pelos iniciais, faltando somente os de Pokémon X & Y. Então a escolha destes 3 de Pokémon Legends: Arceus provavelmente foi por eliminação de quais regiões faltavam e como cobrir todas as épocas de Pokémon sem repetir geração que já estão em outros títulos do Nintendo Switch.

4 – Arceus

O lendário ‘’dono’’ do nome do jogo é Arceus, que estava no jogo original de Sinnoh, Pokémon Diamond & Pearl, mas ele não era o lendário de nenhuma das 3 versões, nem mesmo Platinum. Tanto o trailer quanto o site explicam que Arceus é como o Pokémon Deus que moldou e criou todas as coisas, e ambos perguntam ‘’mas como este Pokémon que dá nome ao jogo se conecta com nossa aventura?’’. Então provavelmente teremos um foco muito grande na história deste Pokémon.

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

Outras informações que pudermos analisar:

Pokémon Legend: Arceus - O que a Direct NÃO te contou!

Nesta parte do trailer pudemos notar:

  • Seu Pokémon, o Gallade (é o verdinho, pra quem não conhece), está no nível 70, entretanto, o Garchomp selvagem (roxo com traços de tubarão) não possui nível.
  • Podemos ter um setup de ataques bem semelhante ao padrão tradicional da série, 4 ataques, o tipo desses ataques representado por um desenho, e quantos usos desse ataque ainda podem ser usados – os PPs.
  • Você ainda carrega 6 Pokémon, olhando as pokébolas abaixo do nome do Gallade.
  • Ambos os Pokémon possuem sexo (no caso, masculino) o que talvez indique que haverá sistema de breeding.

Tiveram duas imagens vazadas que não foram mostradas no trailer:

No último quadro é possível ver o que parece uma boss battle. Já no segundo, podemos ver mecânicas como rastejar, escalar e provavelmente uso de Fly também. Pokémon Legends: Arceus tem lançamento previsto para o começo de 2022.


Questionamentos e teorias:

  1. Provavelmente não teremos ginásios, já que não teremos ligas. Como vai ser a progressão desse jogo?
  2. O primeiro jogo se passa em Sinnoh, com foco em Arceus porquê:
    1. Vai complementar a comemoração dos remakes de Diamond & Pearl, ou seja, em todo remake da série principal teremos um Legends sobre essa região, como Legends: Mewtwo, Legends: Zygarde, Legends: Celebi etc?
    2. Ou Arceus é o Pokémon criador e a série Legends vai seguir uma ordem mais cronológica do universo da série Pokémon?
  3. Quem te deu um dos iniciais? Um professor? Já existem professores mas não existem treinadores Pokémon?
  4. Apesar da era ser bem feudal, as pokebólas ainda parecem meio ‘’tecnológicas’’, tipo, elas acoplam um Pokémon o transformando em energia e acoplando numa pequena bola… Não é muita tecnologia para uma sociedade feudal?
  5. O mais intrigante é que os protagonistas de Pokémon Legends: Arceus se parecem com Lucas e Dawn, de Diamond & Pearl, será que você é um enviado do futuro?

Aguardamos mais notícias ansiosamente sobre mecânicas e história do jogo.