Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Nintendo Switch 4 anos: Raio-X

Nintendo Switch 4 anos: Raio-X

O Nintendo Switch completou 4 anos de vida. Nesta coluna você acompanhará o desempenho em números do console até o momento.
O Nintendo Switch completou 4 anos de vida. Nesta coluna você acompanhará o desempenho em números do console até o momento.

Hoje, 3 de Março de 2021, nosso tão querido Nintendo Switch completa 4 anos de lançamento. Muita coisa aconteceu nesses últimos anos: algumas franquias se expandiram, outras nasceram e algumas outras continuam no limbo. Nesta coluna faremos uma análise destes todos esses anos.

Lançado em 2017, o Switch chegou com a difícil missão de recolocar a Nintendo no mercado de venda de consoles, após o fracasso do Wii U. Embora difícil, a missão foi tirada de letra, mesmo no início a confiança nele não fosse tão alta. O fracasso de vendas do Wii U deixou impressões fortes, a Nintendo havia errado no timing e no marketing do console antecessor e desta vez não poderia errar.

Antes de desmiuçar e fazer uma retrospectiva do console, vamos olhar para alguns dados estatísticos e ver o poder de bala do Switch?

O Switch em números

🎮 Quanto o Switch vendeu neste tempo?

Mais de 80 milhões de cópias.
Mês passado a Nintendo revelou dados financeiros para o Q3 do ano fiscal (que se encerra no fim deste mês). Neste relatório fiscal os números de vendas do Nintendo Switch revelaram que o console chegou a marca de 79,87 milhões de unidades até 31 de dezembro, o que somado as vendas de janeiro e fevereiro passam facilmente a marca de 80 milhões.

Nintendo Switch 4 anos: Raio-X

🎮 Quais os jogos mais vendidos?

Atualmente nós temos 6 jogos com mais de 20 milhões de cópias. Atualmente o Nintendo Switch é o segundo console da Nintendo com mais jogos ultrapassando essa marca, perdendo apenas para o Nintendo Wii que teve 7 jogos com mais de 20 milhões de cópias vendidas. Confira os jogos abaixo:

Mario Kart 8 Deluxe33,41 milhões
Animal Crossing: New Horizons31,18 milhões
Super Smash Bros. Ultimate22,85 milhões
The Legend of Zelda: Breath of the Wild21,45 milhões
Pokémon Sword/Pokémon Shield20,35 milhões
Super Mario Odyssey20,23 milhões

Considerando que ainda teremos grandes títulos para o Nintendo Switch como Pokémon Legends e possivelmente um Zelda Breath of the Wild 2, o console híbrido tem tudo para passar essa marca e se tornar o console da Nintendo com mais jogos ultrapassando a marca dos 20 milhões de cópias vendidas!

Nintendo Switch 4 anos: Raio-X
Mario Kart 8 Deluxe, o jogo mais vendido do console

🎮 E os jogos mais bem avaliados?

O Nintendo Switch possui atualmente 20 jogos com aclamação universal no Metacritic. Para um jogo ser considerado “aclamado universalmente”, ele precisa obter nota 90 ou superior. Isso prova que a biblioteca do Switch é bem rica e diversificada, dos dez títulos mais bem avaliados, metade é exclusiva do console da Nintendo, tendo as primeiras posições como exclusivos também do console. Veja o top 10 abaixo:

#Título avaliadoNota
1The Legend of Zelda: Breath of the Wild97
2Super Mario Odyssey97
3Divinity: Original Sin II – Definitive Edition93
4Hades93
5Undertale93
6Ori and the Will of the Wisps93
7Super Smash Bros. Ultimate93
8Celeste92
9Bayonetta 292
10Mario Kart 8 Deluxe92
Nintendo Switch 4 anos: Raio-X
Zelda: Breath of the Wild o jogo mais bem avaliado do console

A Nintendo não estava de brincadeira quando decidiu apostar todas as fichas no Nintendo Switch, o console tem tudo para ultrapassar as vendas do Wii (101,64 milhões) alcançar o Game Boy (118,6 milhões) caso continue vendendo tão bem. Além de boas vendas, o console acumula jogos muito bem avaliados, inclusive um GAME OF THE YEAR exclusivo da Nintendo, prêmio este, que é considerado a maior honraria que um jogo pode receber da indústria.

Agora que vimos o quão poderosos são os números, vamos fazer uma retrospectiva e viajar pelos últimos 4 anos?

Clique aqui para acessar a RETROSPECTIVA DO NINTENDO SWITCH!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184