5 personagens de games inspirados em famosos inusitados #CoelhoCuriosidades

5 personagens de games inspirados em famosos inusitados #CoelhoCuriosidades

A coluna #CoelhoCuriosidades traz para você um assunto interessante, contando a história de 5 personagens do mundo dos games que foram inspirados em pessoas reais. Tem uns que são meio óbvios, mas tem uns que a gente nem imaginava, e que são de explodir a mente. Veja abaixo o vídeo e a lista com essas inusitadas inspirações:

Zelda (Zelda Fitzgerald)

Iniciando a nossa lista, temos a Princesa Zelda de Hyrule. Esta homenagem é um tanto quanto inusitada, pois ela não foi inspirada necessariamente em alguém famoso. Até mesmo porque Zelda não era um nome comum naquela época. Zelda foi inspirada em Zelda Fitzgerald, esposa do escritor americano Francis Scott Fitzgerald. Além do game ter sido inspirado na infância de Miyamoto, ele deu uma entrevista explicando o porquê do nome da Zelda em 2007:

Zelda era o nome da esposa do famoso romancista Francis Scott Fitzgerald. Ela era uma mulher famosa e bonita, e eu gostei do som de seu nome. Então, eu tomei a liberdade de usar seu nome no primeiro título da série.

Shigeru Miyamoto

Então assim nasceu a Princesa Zelda de Hyrule!

Balrog/M. Bison (Mike Tyson)

Essa com certeza é uma das curiosidades mais conhecidas sobre Street Fighter 2. Estou falando da mudança de nomes do Barlog com o M. Bison (Ou Mike Bison) e da homenagem que a Capcom fez ao lutador Mike Tyson.

A semelhança do nome dele e do visual era tão grande com Mike Tyson, que a Capcom optou por trocar o nome dele pra Barlog na versão americana. Só pra esclarecer as coisas: o Barlog que a gente conhece, foi originalmente chamado de M. Bison no Japão. E o ditador, que era chamado de Vega, virou o M. Bison.

Mas aí fica a dúvida: se era uma homenagem, por que a Capcom decidiu mudar? É porque na época que saiu o Street Fighter 2, o empresário do Mike Tyson era muito conhecido por criar polêmicas e processar empresas sem motivo. Então a Capcom decidiu não deixar tão parecido assim e mudar as coisas.

A partir daí a empresa achou que isso poderia causar muitos problemas pra ela se o empresário do pugilista quisesse processá-la por fazer uma homenagem ao Mike Tyson. A vida da Capcom não ficou fácil depois disso, porque isso gerou outro problema. O mundo inteiro passou a conhecer o M. Bison como Barlog, enquanto só o Japão iria conhecer ele como M. Bison. Pra evitar essa confusão, a comunidade passou a chamar eles apenas pelos apelidos como: o Ditador (Dictator), Garra (Claw) e Boxeador (Boxer).

Robert Garcia (Steven Seagal)

Pra começar a nossa lista, vamos falar do Robert Garcia. Isso mesmo, aquele carinha lá do The King of Fighters, ou KOF pros mais íntimos. Então, meus amigos, o Robert Garcia é inspirado em Steven Seagal, daqueles filmes que passam domingo a noite. Steven Seagal, na verdade, é um ator que é mestre em artes marciais e ficou famoso lá na década de 90.

Mas e o nome dele? Então, o Robert Garcia também é inspirado em Andy Garcia. Garcia ficou conhecido por causa de filmes como Os Intocáveis, que contou como o Al Capone foi preso. E também participou de filmes como Poderoso Chefão.

Bill Rizer & Lance Bean (Arnold Shwartzenegger e Sylvester Stallone)

A dupla de personagens de Contra não poderia ter sido inspirada em ninguém menos do que Arnold Shwartzenegger e Sylvester Stallone, astros dos filmes de Sessão da Tarde! Bill Rizer é Arnold Shwartzenegger, enquanto Lance Bean é Sylvester Stallone.

A Konami apostou certo em pegar personagens icônicos do cinema de ação e dar uma repaginada neles.  Com isso, eles podiam pegar vários personagens do cinema e juntar tudo pra fazer personagens de um jogo. Só que ainda é importante lembrar que essa homenagem, provavelmente foi pra que a empresa não precisasse pagar pelos direitos autorais, né? 

Era um jeito de ganhar dinheiro em cima do sucesso de filmes sem necessariamente ser um jogo inspirado em um filme.  Porque a gente sabe que geralmente não costuma dar muito certo, né? Só ver o jogo do ET. E o sucesso foi grande, porque o Contra se tornou um sucesso no exterior! Ela foi uma das franquias de maior sucesso da Konami fora do Japão.

Samus Aran (Pelé)

Meus amigos, esse aqui é o mais chocante de todos, eu diria! E pra fechar muito bem a lista. Já que a gente tá falando de nomes e origens, você consegue imaginar em quem a Samus Aran do Super Metroid é inspirada?

Pelé! 

É, isso mesmo! O nome do Pelé é Edson ARANtes do Nascimento. Entendeu? E não é brincadeira não. A informação foi realmente confirmada pelo diretor da franquia, o senhor Yoshio Sakamoto e o desenhista Hiroji Kiyotake, em uma entrevista de 2004 pro site Nintendo Dream.

E a explicação dessa origem é porque o Sakamoto é muito fã de futebol. E então ele quis homenagear o mais atleta de futebol do século que, segundo ele mesmo disse, se chamava “Alguma coisa Arantes do Nascimento”.

Então ficou Aran, porque combinava com a personagem.

Mas a história não para por aí, porque o visual delas foi inspirado nas atrizes Sigourney Weaver e Kim Basinger. Sigourney Weaver interpreta ninguém menos, do que a Tenente Ripley, que é protagonista do filme Alien, outra forte grande referência para o Super Metroid. Já a Kim Basinger participou de filmes como 007 e Batman do Tim Burton, que saiu em 89.


E você, já sabia dessas inspirações? Conta para a gente nos comentários!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]