Story of Seasons: Pioneers of Olive Town - Colhendo os frutos da evolução do gênero

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town – Colhendo os frutos da evolução do gênero

Pioneers of Olive Town chega como uma ótima adição aos jogos de fazenda para o Nintendo Switch. O jogo vem com muitas melhorias se comparado aos seus antecessores e houve melhorias que deram um upgrade no gameplay!

Em outubro do ano passado, a desenvolvedora Marvelous e a distribuidora XSEED anunciaram Story of Seasons: Pioneers of Olive Town para o Nintendo Switch. O game foi lançado no Japão no dia 23 de fevereiro deste ano e veio para o ocidente no final de março deste ano.

O jogo se assemelha aos seus predecessores, e coloca o jogador no papel de um jovem que decide largar a sua vida na cidade para cuidar da fazenda abandonada de seu avô. Porém a natureza tomou conta do lugar, o que exigirá um grande trabalho para restaurar e reconstruir a fazenda.

Durante as últimas duas semanas pude jogar bastante e vivenciar ao máximo todas as experiências do jogo, e já adianto que houve melhorias significativas. Story of Seasons bebeu da fonte de jogos como Stardew Valley e Animal Crossing e trouxe algumas novidades, tais como museu, craft e irrigadores (o que é maravilhoso)!

Conhecendo Olive Town

Olive Town é uma cidade portuária muito charmosa. Ao chegar na cidade você será recepcionado pelo prefeito Victor, e durante os dias que sucederão outros moradores visitarão sua casa e pedirão que você ajude a consertar Olive Town.

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town - Colhendo os frutos da evolução do gênero
A cidade de Olive Town é uma das mais bonitas que a franquia apresentou até o momento.

Alguns lotes da cidade estarão vazios na sua chegada à cidade e ao concluir tarefas designadas pelo prefeito e pelos moradores a sua cidade subirá de nível, uma vez que a cidade suba de nível “recompensas” serão obtidas. Ao todo são 10 níveis, a loja de roupa será desbloqueada no nível 3 e o salão de cabeleireiro no nível 5, por exemplo.

A vida no campo

A fazenda deixada pelo seu avô estará abandonada e com muitos problemas à serem consertados: muitas árvores e matos espalhados por todo o cenário, construções destruídas, animais soltos e pontes quebradas.

Você irá morar em uma tenda até conseguir expandir sua casa e durante os dias receberá todas as ferramentas necessárias para conduzir a vida na fazenda do jeito que preferir.

Algumas melhorias foram trazidas para o jogo, como um inventário específico para guardar suas ferramentas, irrigadores, personalização detalhada do personagem e níveis de habilidade. Ao realizar tarefas você ganhará experiência e isso aumentará a habilidade do personagem com agricultura, comunicação, pescaria, dentre outras habilidades. Conseguir esses níveis de habilidade são muito importantes e facilitarão a vida na fazenda, por exemplo, ao começar na fazenda você só poderá semear uma semente por vez, mas aumentando o nível de agricultura para o nível 4 será desbloqueado a capacidade de semear nove sementes de uma vez. Quem jogou Stardew Valley conhece esses níveis de habilidades e é algo que agregou muito para Story of Seasons.

A fazenda estará destruída e você precisará de muitos materiais para reconstruir e trazer vida para a fazenda. Para isso o jogo trouxe muitos maquinários que auxiliarão no processo, e já adianto que dezenas de máquinas serão necessárias para criar os itens necessários para a reparação de pontes e construções. Eu mesmo possuo mais de dez máquinas para produção de barras e mais de quinze máquinas para a produção de tábuas, visto que o jogo exige muito desses materiais.

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town - Colhendo os frutos da evolução do gênero
Muitas máquinas

Mudanças da franquia

Se compararmos Pioneers of Olive Town com seus antecessores, é perceptível algumas mudanças, como o upgrade das ferramentas. Quem jogou o último Story of Seasons se lembra que era necessário usar muito a sua ferramenta antes de poder realizar o upgrade. Isso não acontece em Pioneers of Olive Town, você não precisa ganhar “experiência” com sua ferramenta antes de realizar o upgrade, você só precisará dos itens e do dinheiro para melhorar a sua ferramenta.

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town - Colhendo os frutos da evolução do gênero
Mapa da Cidade

Por falar em ferramentas, o jogo trouxe duas novas “ferramentas” que acrescentaram muito na gameplay. A mais notável delas é o balde, essencial para remover as poças de águas que ficarão na fazenda e também importante para conseguir argila. A segunda ferramenta nova que temos é a câmera fotográfica, com ela podemos tirar fotos de animais silvestres e doar essa foto para o museu, feito isso o museu irá criar uma estátua do animal fotografado.

O jogo agregou um museu em seu escopo. Muito similar ao que já vimos em Animal Crossing e Stardew Valley, porém ele peca em seu design, embora ele tenha diversas galerias, falta profundidade. O design do museu não enche os olhos e muitas vezes nos deparamos com um design genérico ao extremo, por exemplo, ao doar uma concha ela é retratada como um borrão preto no aquário, apenas. O jogo peca em muitos detalhes que infelizmente atrapalham na imersão do jogo.

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town - Colhendo os frutos da evolução do gênero
Aquele borrão no aquário é uma concha!

Conclusão

Pioneers of Olive Town trouxe melhorias perceptíveis, porém ainda há coisas para serem melhoradas. Graficamente o jogo deixa a desejar em alguns momentos e o jogo peca em muitos detalhes como as conchas que são desenhos chapados deixados no chão.

Não se trata de um jogo barato, o jogo chega ao mercado custando U$49,99 dólares e com uma DLC de 20 dólares disponível para compra. Comprando tudo o jogo sai na base dos U$ 70 dólares. Por isso acredito que o jogo poderia ter entregado mais. Um museu mais bem estruturado assim como visto em Animal Crossing, mecânicas de minerar mais interessantes e profundas. Grande parte do meu tempo no jogo ficou em correr atrás de materiais para produção de barras e tábuas. O plantio se tornou background em quase toda a parte do jogo. Em muitos momentos me vi com muito dinheiro e pouca aplicação, visto que sempre era necessário materiais para dar usabilidade ao dinheiro. Aumentar a casa? Dinheiro + materiais. Melhorar a ferramenta? Dinheiro + materiais. Restaurar construções e pontes da fazenda? Muitos materiais. Me vi preso em um ciclo de produção de materiais em longa escala onde o dinheiro do jogo não era o meu maior desafio.

Tendo em vista alguns dos problemas do jogo, tenho que ressaltar que houve melhorias significativas que fizeram toda a diferença. O designer dos personagens estão muito mais bonitos, a montagem do personagem principal está muito bem detalhada, o calendário dentro do menu facilitou muito o dia-a-dia, a cidade está muito bonita e com muitos NPC’s e construções. Terem colocado a ferramenta de câmera fotográfica trouxe uma nova gama de possibilidade para o jogo. A inclusão de muitos maquinários não é de todo o mal, só acredito que poderiam ter suavizado na quantidade de itens exigida pelo jogo e na demora de produzir os materiais.

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town - Colhendo os frutos da evolução do gênero
Criação do personagem principal

É um jogo que vale a pena se você curte jogos do gênero. Você passará dezenas de horas jogando e nem verá o tempo passar. São muito as tarefas à serem feitas na fazenda, todas bem divertidas e que justificam a compra.

Trailer de Lançamento do Jogo

[rwp_box id=”0″]


[Nota do Editor: Story of Seasons – Friends of Mineral Town foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela ONE PR Studio para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Fire Emblem: Three Houses e Pikmin 4 são seus jogos favoritos do Switch. Instagram: @pvgm91 X: @pvgm91 F.C: 6972-9848-6184