Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
There Is No Game: Wrong Dimension - Pensando fora da caixinha

There Is No Game: Wrong Dimension – Pensando fora da caixinha

Alerta de Spoiler: tem jogo sim. E muito!

There Is No Game: Wrong Dimension, do estúdio desenvolvedor Draw Me A Pixel, é uma aventura point-and-click e quebra-cabeça incrível, um dos destaques da Nintendo Indie World de Abril de 2021 e um título totalmente inesperado que te leva a pensar fora da caixa, afinal isso não é um jogo. Ou é?

Recheado de cliques, enigmas, quebra de quarta parede, RPG, aventura, point-and-click, mistérios, narradores, elementos da vida real, Pinball, Tetris, dimensões, free-to-play e muita comédia. There Is No Game: Wrong Dimension é um ar fresco de novidade de diferentes gêneros, mesmo que dentro de um só: puzzle.

There Is No Game: Wrong Dimension - Pensando fora da caixinha

Dimensão Errada

There Is No Game: Wrong Dimension começa com o narrador dizendo que ali não há jogo nenhum e cabe a você descobrir a verdade dessa sentença e desvendar alguns segredos. E a história contada é muito importante, o que faz a tradução das legendas em português realmente necessária. Claro que com uma dublagem seria ainda melhor, mas já é meio caminho andado.

E a partir dessa declaração de que não há jogo, você usa os analógicos e um botão para se aventurar clicando em elementos da tela. Mas o jogo funciona ainda melhor no portátil com a tela sensível ao toque, o que para mim foi a melhor escolha para jogar, já que o jogo funciona inteiramente ao toque e arrastar itens na tela.

E você precisa pensar fora da caixa. É um jogo incrível nesse sentido, te fazendo pensar realmente em coisas que você nunca imaginaria. Sem dar spoiler e atrapalhar a jogatina que é interessantíssima, você vai precisar clicar em elementos que você nem imaginaria que fazem parte do “não-jogo”. Isso aliado a personagens (narradores e personagens que aparecem no jogo) com personalidades muito bem trabalhadas e uma arte detalhada que vai desde cartunesco a 8bit, passando por vídeos realistas dependendo de onde você está na jogatina.

Fora da Caixa

Os enigmas e elementos puzzle de There Is No Game: Wrong Dimension são muito bem utilizados mesmo quando você está na dimensão de um jogo de RPG por exemplo. E o jogo te faz pensar em coisas extremamente fora da caixa para realizar tarefas dentro do game. Vez ou outra você pode até usar o sistema de ajuda que existe no jogo, e assim ver que algo está bem na sua cara, mesmo sendo algo que você nunca iria imaginar.

É até difícil comentar muito sobre There Is No Game: Wrong Dimension sem estragar a experiência, já que o brilho da jogabilidade é descobrir os enigmas e segredos do jogo e se aventurar nessa história cheia de personalidade, carisma e muito “não-jogo”.

There Is No Game: Wrong Dimension - Pensando fora da caixinha

The End?

There Is No Game: Wrong Dimension traz quebra-cabeças que você precisa pensar fora da caixa. Por vezes muito fora da caixa! Com personagens recheados de personalidade e carisma e uma jogabilidade bastante divertida, com muitos momentos “eureka!”. Incrível no portátil com touch-screen e muito divertido, mesmo sendo rápido é desafiador e vale os R$66,25. There Is No Game: Wrong Dimension é uma experiência puzzle point-and-click que vale muito a pena ser vivida. “Ou não, você pode fechar o jo… não-jogo e ir embora, AGORA!” (em sotaque russo)

9 / 10 Nota Final
Prós
- Jogo puzzle incrível
- Enigmas com resoluções bem loucas e interessantes
- Incrível no portátil
- Personagens carismáticos
- Outros gêneros de jogos muito bem utilizados
Contras
- Falta uma dublagem em português, mesmo com legendas
- Alguns bugs fizeram necessário reiniciar o jogo
Resumo
There Is No Game: Wrong Dimension é um puzzle que te faz buscar as soluções em locais inusitados, traz um narrador carismático e uma gameplay que funciona muito bem no portátil. É divertido, insano e muito interessante. Vale muito a pena experimentar esse "não-jogo"!
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: There Is No Game: Wrong Dimension foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Draw Me A Pixel para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]