Jogos coop online e offline para jogar no Nintendo Switch com amigos

Jogos coop online e offline para jogar no Nintendo Switch com amigos

O Dia dos Namorados ainda está longe, mas você pode ser romântico ou romântica com seu par! Que tal aproveitar um tempinho com jogos online para jogar juntinhos?

Se você está de quarentena em casal, ou até mesmo se mora com outro membro da sua família, a boa notícia é que o Nintendo Switch pode ser o console perfeito pra aproveitar e jogar online com mais de uma pessoa. A notícia melhor ainda é que, como você já sabe, ele vem com dois controles de fábrica pra isso! Olha, que perfeito!

Então a ideia dessa matéria nasceu de um papo que eu tive com uma amiga sobre dicas para jogos para aproveitar em dois, mas online. Jogar offline é sempre legal e tal, mas aquela sensação de cooperatividade ou competições online sempre deixam as coisas mais divertidas, não é não?

Por isso vou falar de uma listinha que separei aqui, com as principais dicas neste sentido:

Vídeo original de 15/05/2020

NES e SNES

Muita gente hoje já deve assinar o Nintendo Switch Online, já que ele é um serviço obrigatório pra quem quer jogar online e se você quiser aproveitar boa parte dessa lista, também vai precisar dele!

Por isso muita gente já deve saber que, quem assina o Nintendo Switch Online recebe acesso a emuladores oficiais de NINTENDINHO e SUPER NINTENDO, com vários jogos disponíveis, e alguns deles funcionando online!

É verdade que os jogos aqui não têm foco na cooperatividade, mas sim em modos competitivos. Jogos como os clássicos Ice Climbers e Balloon Fight, da própria Nintendo, já são legais com esse multiplayer online e local.

Mas é legal porque, em alguns jogos, você pode interagir com os usuários. No Super Mario do NES, por exemplo, o segundo jogador pode usar o segundo controle pra apontar locais no cenário ou até aplaudir caso veja algo legal.

De qualquer forma, assinem o Nintendo Switch Online, você vai precisar!

SUPER SMASH BROS. ULTIMATE

Não dava pra começar essa lista sem um dos melhores jogos do Switch! Em Super Smash Bros. Ultimate você pode jogar de maneira cooperativa com uma outra pessoa, encarando jogadores do mundo todo em equipes.

E é claro, além disso, vem todas as qualidades que fazem de Super Smash Bros. Ultimate um jogo completo: elenco de peso, recheado de personagens famosos, lutas divertidas, controles bem feitos, gráficos animais… Tudo que transforma esse Smash Bros. na versão realmente definitiva da série.

Mesmo para quem não gosta de jogo de luta – apesar de Smash não ser exatamente de luta, mas essa é uma discussão para outro momento –, pode se divertir bastante com o game. Poucas coisas se comparam a estar em uma grande batalha e, do nada, pegar uma Pokébola e lançar contra o Solid Snake, por exemplo. Enfim, Smash é Smash e poder jogar coop com ele é uma experiência incrível.

MARIO KART 8 DELUXE

Mario Kart 8 Deluxe é o melhor Mario Kart já feito, sem nenhum exagero. O jogo é cheio de conteúdo, cheio de personagens e karts personalizados, que aliás, viram até motos, carros de luxo, vários modelos. Dá para jogar online com outra pessoa sentadinha no seu sofá e você pode combinar de tentar pegar os primeiros lugares do pódio juntos! Correndo contra outros competidores, pode ser uma boa ideia, não?

Não tem muito mais o que dizer de Mario Kart 8 Deluxe além do que já foi tanto falado. Quem já segue o canal Coelho no Japão sabe que ele é excelente e se você não sabia ainda, está sabendo agora! Sem falar que é um jogo que roda bonito, a 60 FPS, lisinho, dá para jogar zoando com os itens, derrubar os outros jogadores da pista. Foi pensado pra ser um game redondinho, por mais que ele seja de apenas um gênero, que é o de corrida.

STREETS OF RAGE 4

Um jogo recente e muito, mas muito divertido! É o clássico dos anos 90 de volta, para quem tem mais de 25 ou 30 anos e sente saudade de um bom jogo “beat’em up”. Esse é quase obrigatório em termos de multiplayer cooperativo. Dá pra jogar offline com até 4 pessoas, mas o modo online te deixa jogar em duplas.

É claro que o ideal é ter dois Switchs e duas cópias do jogo, mas mesmo se não tiver acesso a isso, é um game que vale a pena demais. A história pode ser meio curta, mas ele tem fator replay muito alto. Dá para destravar skins, personagens, artes. Dá para jogar em outras dificuldades. Mudar estilo do visual, botar um gráfico mais retrô. Conteúdo e diversão não vai faltar.

STARDEW VALLEY

Stardew Valley pode ser uma pequena exceção nessa lista, pois seu multiplayer cooperativo precisa de dois consoles e cada jogador precisa ter uma cópia do game. Mas calma, se você já tiver dois Switch, ou Switch Lite, o jogo em si é baratinho, é coisa de 15 dólares.

E é um game super de boa, de cuidar da sua própria fazendo, podendo fazer isso com a ajuda de outro jogador. As funções mais básicas envolvem explorar a fazendo, cultivar legumes, extrair itens de minas, tudo sempre no seu ritmo, sem se cobrar muito, aproveitando o clima tranquilo. Se vocês forem um casal, dá até pra casar dentro do game!

Pode ser uma boa alternativa, caso você não queira investir em um game mais caro do mesmo tipo, como por exemplo Animal Crossing que, aliás, é nossa próxima recomendação!

ANIMAL CROSSING NEW HORIZONS

Se você também curte jogos no estilo “fazendinha” tipo Stardew Valley, mas tem uma grana a mais pra poder aproveitar um dos principais jogos atuais da Nintendo, vá de Animal Crossing: New Horizons.

já tem várias matérias e vídeos sobre o jogo, com dicas, guias, lives gravadas, curiosidades, serviços pra iniciantes. Enfim, uma série de coisas já publicadas para quem tá chegando agora e para quem já conhecia. Aliás esse é o jogo que eu mais tenho aproveitado em casal. Eu e Mary visitamos a ilha um do outro, nos ajudamos trocando itens, fazendo brincadeiras de minigames montados no cenário. A gente gravou um vídeo juntos pro canal e também gravamos uma gincana online, dá uma olhada porque ficou engraçado demais:

Se quiser entender sobre o game, recomendo este vídeo aqui. É mais caro que a maioria dos jogos que são vendidos apenas online, é verdade, mas vale demais a experiência. Você nunca vai ter falta do que fazer dentro de Animal Crossing: New Horizons.

DUNGEON CRAWLERS

Se você gosta do gênero de dungeon crawlers, eu tenho uma recomendação quádrupla pra te dar! Diablo 3 ou Torchlight 2 ou Nine Parchments ou Darksiders Genesis. O “dungeon crawler” é um gênero de game que lembra bastante RPGs clássicos, quando você entrava em masmorras pra vencer monstros e coletar tesouros. A tradução do termo é praticamente essa: “rastejador de masmorras” ou “explorador de masmorras” de maneira mais adaptada.

E qualquer um desses dungeon crawlers que citei vai te divertir bastante com seus modos cooperativos facilitados, do tipo que você pode entrar no meio de uma partida e aproveitar com quem está do seu lado, mesmo jogando online. Todos estes games possuem similaridades, como a temática de fantasia e até a ambientação medieval em alguns casos. Mas é claro que Diablo 3 é um dos destaques.

Por mais que seja um jogo já considerado antigo até, Diablo 3 envelheceu muito pouco. Ainda bate de frente com grandes lançamentos atuais e o melhor de tudo é que no Switch você compra a versão completa, a Eternal Collection. E, pra completar, ele ainda vem com o selo Blizzard de qualidade. Você sabe que quando a Blizzard tá envolvida, o game vai ser no mínimo bom!

RESIDENT EVIL REVELATIONS 2

Resident Evil Revelations 2 tem um dos melhores modos cooperativos da série! Basicamente, ele é um modo puramente focado em desafios, onde os jogadores precisam ao chegar ao fim de diversas missões juntos.

Diferentemente da campanha, os inimigos possuem níveis e habilidades especiais, que vão te dar mais trabalho. Conforme você avança no Raid Mode, pode melhorar seus personagens e tal, sempre com bastante variedade. Revelations 2 já é um jogão que meio que passou um pouco batido quando foi lançado no Switch, mas fica de olho que ele também tá sempre em promoção e vale muito a pena por conta desse coop bem variado e especial.

DAUNTLESS

Dauntless é outro jogo que vai requerer dois consoles pra jogar, mas olha pelo lado bom: o jogo é de graça! A premissa é bem simples: crie um personagem, escolhe seu estilo de arma e armadura e vá caçar monstros gigantes com amigos!

Aliás, o jogo é feito redondamente pra ser jogado com amigos. Encarar os monstros desse game sozinho não é boa ideia… Por isso a experiência é perfeita voltada para o coop mesmo. Se a descrição te lembrou Monster Hunter, é porque é isso mesmo. Ele é bem parecido com Monster Hunter e até tem uma versão de Monster Hunter no Switch, mas Dauntless tem uma “pequena” vantagem por ser de graça!

MINECRAFT

Minecraft anda super em alta e não é por um acaso. Mesmo hoje em dia ele ainda é um dos jogos de sobrevivência e criatividade mais completos já feitos!Ele é outro game que dá para jogar em modo cooperativo se você tiver dois Switch em casa, além de uma cópia do jogo comprada em cada aparelho. É possível criar um mapa e construir coisas juntos, criar projetos, coletar recursos, sair em missões.

O bom do Minecraft, como sempre, é a liberdade. O jogo te deixa fazer o que quiser, sem limitações que não sejam as naturais do ambiente, como os monstros que aparecem ou a necessidade de construir ferramentas com recursos naturais. Uma outra opção para quem gosta de jogos nesse estilo é PORTAL KNIGHTS, que também tem modo cooperativo online.

O Portal Knights tem um estilo gráfico mais modernizado e elementos de RPG. Seu personagem pode ter classes, como arqueiro ou mago, e evoluir de nível conforme sua classe. Mas a gente tem também elementos bem comuns em relação ao Minecraft, como construção de cenários e coleta de materiais. Então fica a dica aí como alternativa.

DRAGON BALL

Para quem gosta de anime eu vou ter duas recomendações pra dar nesse sentido e as duas são de Dragon Ball! A primeira delas é Dragon Ball Xenoverse 2. O jogo é um RPG com batalhas 3D no estilo do clássico Tenkaichi Budokai. Mas o legal é que tem missões que dá pra jogar online, cooperativamente.

E sem brincadeira, esse é um dos jogos de Dragon Ball mais completos já feitos em termos de personagem. Ele tem TUDO. Se você quiser comprar os DLCs, tem até personagens de Dragon Ball Super e do novo filme do Broly.

Outro jogo de Dragon Ball, que também tem vários personagens, incluindo do Super, é Dragon Ball FighterZ. Esse é de luta, produzido pela mesma galera que faz a série Guilty Gear, a Arc System Works, então você já espera um jogo de luta bem maneiro e caprichado. E ele é, de verdade, um dos melhores do gênero. E dá pra jogar coop, no modo Party Battle, que te deixa participar com até outros dois jogadores, cada um controlando um personagem no mesmo time, contra batalhas envolvendo vários chefões. É bem legal e inusitado, né, já que poucos jogos de luta fazem algo assim atualmente.

JOGOS DE TIRO

O Switch tem duas opções muito boas pra quem gosta de jogos de tiro, e quando eu digo “opções”, é porque são duas bem distintas mesmo, para dois tipos de público.

A primeira delas é Wolfenstein Youngblood, que te deixa jogar a campanha inteira de maneira cooperativa, tendo dois aparelhos, mas sem precisar de uma cópia extra – você pode dar “de presente” pra um amigo, no caso o seu par ou familiar! E Wolfesntesin, claro, é um jogo de tiro mais realista, violento. Envolve guerra contra nazistas em uma realidade paralela, então, se você curte, é seu prato principal.

Agora a outra opção é Splatoon 2, o divertido exclusivo da Nintendo. Ele não tem multiplayer cooperativo local no mesmo aparelho, apenas via rede, mas você pode jogar normalmente com outra pessoa que também tenha uma cópia, de maneira cooperativa e em partidas online, competitivas ou cooperativas.

Esse é um shooter em terceira pessoa lindo, e super inclusivo também pra quem não tá acostumado com games de tiro. Onde seu objetivo principal não é matar inimigos, mas sim PINTAR O chão. Cada time tem armas de tinta de cores diferentes, e quem pintar mais o chão ao final do jogo, vence. É legal pq se vc tiver mira boa, você pode até derrotar inimigos, mas eles sempre voltam após alguns segundos. Mas mesmo se você não quiser focar nos inimigos, pode ajudar o time só pintando o chão e abrindo caminho, pois assim os personagens do seu time correm 2x mais rápido na tinta.

MARVEL ULTIMATE ALLIANCE 3

Quer um jogão com os principais heróis da Marvel dos cinemas e um monte de gente dos quadrinhos? Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order é o melhor que temos no Switch, e é bom mesmo! Esse jogo é um RPG de ação e pancadaria. Ele lembra um pouco Diablo e também tem um estilo meio dungeon crawler, mas a cooperatividade dele é sempre no mesmo grupo de quatro personagens selecionáveis, o que é bem legal.

Tem Vingadores, Defensores, X-Men, os DLCs trazem Quarteto Fantástico, mais X-Men, o grupo do Homem-Aranha, enfim, dezenas de heróis, alguns que nunca tiveram filmes, inclusive, participando da festa pra você poder jogar. E aí dá pra juntar ataques, fazer combos, combinar golpes com os amigos, tem muita coisa pra ser explorada em Marvel Ultimate Alliance 3. Esse é um jogo que foi feito sob medida pra quem quer jogar junto.

TRINE

Toda a série Trine, com quatro jogos no total, está disponível no Switch e qualquer um deles é altamente indicado para jogar coop! Em Trine a ideia é bem simples: você pode controlar um dos personagens disponíveis, geralmente variando entre guerreiro, ladra, mago, etc, e passar de fases com progressão 2D e plataformas, mas sempre resolvendo quebra-cabeças.

O jogo é 3D e se passa em um mundo de fantasia. Os gráficos são sempre muito bonitos e fazem valer a pena. A aventura varia bastante e o desafio sempre aumenta em cada fase. Não são jogos pra se terminar em uma “sentada só”, é pra aproveitar com bastante calma – e são 4!

[Vídeo original de 15/05/2020]