Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Que a Força esteja com você!
Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

O lançamento de Star Wars Episódio IX: A Ascenção Skywalker pode ter “terminado” a saga que tanto amamos e acompanhamos pelas últimas 4 décadas, mas o que este filme fez foi simplesmente fechar as aventuras cinematográficas do clã Skywalker que começaram em 1977. Afinal, Star Wars nunca terminará.

A plataforma de streaming Disney+ tem todos os filmes em 4K, além de séries como The Mandalorian e uma avalanche de outros projetos sendo tocados. Além disso, novas trilogias, spin-offs, jogos e muito mais estão a caminho do público. Com LEGO Star Wars: The Skywalker Saga chegando ao Switch em 2021, a galáxia muito distante estará mais próxima de você por muito tempo ainda.

A franquia Star Wars tem um história longa e rica com o mundo dos video games. Abaixo, veremos uma lista dos top 10 de melhores jogos dessa tão amada franquia que já foram lançados em todas as plataformas da nossa querida Big N. Lembrando que esta lista expressa somente a opinião deste repórter, não necessariamente do Portal Project N ou dos outros colaboradores.

Vamos embarcar nessa jornada para uma galáxia muito… Ah, vocês sabem o resto!

10. Star Wars: Republic Commando (eShop Nintendo Switch)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Star Wars: Republic Commando é um jogo que envelheceu surpreendentemente bem e promete ser muito divertido neste port para o Nintendo Switch. O sistema de esquadrão é satisfatório, os elementos de HUD são limpos e há muita diversão na atmosfera enquanto você usa seus blaster pelas três histórias da campanha. Não há dúvidas que o level design é um pouco arcaico, não há muitas variedades de inimigos, os visuais tiveram pouco polimento e é uma pena que o modo multiplayer foi totalmente removido. No geral, porém, é um retorno muito bem vindo a um dos melhores jogos Star Wars já feitos.

9. Star Wars: Rogue Squadron (Nintendo 64)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

A primeira incursão da desenvolvedora Factor 5 em um cockpit de uma nave dos Rebeldes, Star Wars: Rogue Squadron, lançado para Nintendo 64 em 1998, deu aos donos do console muito pano pra manga na discussão sobre qual console tinha os melhores jogos. Com o Expansion Pack conectado ao console, o visual era incrível para a época, e o controller do Nintendo 64 encaixava bem com a mecânica arcade de jogo. Com muitos diálogos em áudio e efeitos sonoros típicos de Star Wars durante a gameplay, este era um jogo excelente que ainda tem muitos fãs por aí.

8. Star Wars Episode III: Revenge of the Sith (Nintendo DS)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Também disponível para Game Boy Advance, Star Wars Episode III: Revenge of the Sith da Ubisoft foi uma grata surpresa. Este é um jogo 2D side-scroller com estilo cartunesco único, animações fluídas e controles responsivos. A versão para DS também tem algumas seções espaciais que funcionavam bem e o modo dogfighting estava dispo nível em modo multiplayer também. O jogo colocava Jedi contra Jedi (apesar de não ter o jogador matando jovens padawans) e aborda todos os pontos altos do filme com precisão. O conjunto no geral é muito bom.

7. Super Star Wars (SNES)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

O jogos de Star Wars para Super Nintendo podem não ter sido os mais fiéis ou os melhores jogos feitos baseados na franquia, mas eram jogos de plataforma sólidos que que deram a muitas pessoas a dose perfeita de ação Star Wars no Super Nintendo. Eles são bonitos, permitem controlar diferentes personagens e ainda arriscam em variedade de gameplay com seções de veículos. Com versões para Game Boy cheias de downgrade para se adaptarem à tela monocromática, eles são jogos que podem não ter mudado o mundo, mas como jogos de plataforma baseados em filmes, só podemos aplaudir a qualidade do que foi feito.

6. LEGO Star Wars: The Force Awakens (Nintendo Wii U)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Também lançado para Nintendo 3DS, LEGO Star Wars: The Force Awakens trouxe a nova trilogia para o mundo LEGO na geração de novos consoles que proporcionaram uma fidelidade gráfica nunca vista antes. Pela primeira vez o jogador poderia ver arranhões e luzes saltando das peças de plástico e isso foi um upgrade extraordinário caso o jogador só tenha experimentado jogos LEGO Star Wars no Nintendo DS ou no Nintendo Wii. É um jogo sólido, cheio de humor e que captura a essência do filme, especialmente para os mais jovens.

5. Super Returns of the Jedi (SNES)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Fechando a trilogia original no Super Nintendo, você pode terminar a batalha contra o lado obscuro da Força (bem, até Palpatine voltar de alguma forma à existência e a Nova Ordem voltar à cena e colocar tudo em risco novamente). O nível de dificuldade é um pouco menor que nos outros dois jogos da série Super Star Wars, além de conter cinco personagens jogáveis (incluindo Leia e Wicket) e a oportunidade de dar a Jabba, Vader e Palpatine uma bela sova. Seria muita falta de educação não terminar esta batalha.

4. Star Wars: The Force Unleashed (Nintendo Wii)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Feito pelo estúdio Krome, Star Wars: The Force Unleashed continha um modo duelo multiplayer sob medida e que era prazeroso. De fato, a versão para Nintendo Wii não é ruim, só não era tão polida, suave e divertida quanto gostaríamos. A versão para Nintendo DS teve um downgrade para estar disponível no console. No geral é um ótimo jogo, só gostaríamos de uma pouco mais de poder Jedi.

3. Star Wars Episode I: Racer (Nintendo 64)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Star Wars Episode I: Racer entrou na mesma onda de jogos de corrida frenéticos anti-gravidade como WipeOut e F-Zero X. Mesmo não sendo tão suave, este jogo capturou com precisão a essência da melhor sequência do filme Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma e adicionou um profundo upgrade e sistema de troca de peças, além de um esquema de controles que permitia o jogador sentir na pele o que era ultrapassar Sebulba, Ben Quadinaros e os outros pilotos. O Game Boy Color ganhou uma versão um tanto limitada, mas a versão para Nintendo 64 é um dos melhores jogos com a marca Star Wars. Felizmente, um port para Nintendo Switch está disponível com alguns polimentos em HD.

2. Star Wars: The Force Unleashed II (Nintendo Wii)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Uma sequência geralmente pouco aprovada em outras plataformas, a versão de Nintendo Wii de Star Wars: The Force Unleashed II era a aprovada pela maioria. O seu modo multiplayer era bom, mas como tivemos que vadear pelos pântanos de Dagobah para chegar até aqui, competência te leva ao longe em um jogo Star Wars. Um jogo honesto, que fechou com competência este spin-off pouco compreendido.

1. Super Empire Strikes Back (SNES)

Melhores jogos Star Wars nos consoles Nintendo

Estendendo as seções de ação a pé do material de origem em uma aventura 16-bit side-scroller, Super Empire Strikes Back apimenta o típico jogo de plataforma com com seções de veículos também. Você tem a chance de jogar como Luke, Han Solo ou Chewbacca, andar de tauntaun, pilotar um snow speeder e um X-Wing, voar em uma campo de asteroides com a Millenium Falcon e, como se não bastasse, duelar contra Dath Vader. Um pouco difícil, mas é o melhor jogo Star Wars já feito nos consoles da Nintendo.

O que acha desta lista? Com certeza você tem a sua lista preferida, então compartilhe aqui nos comentários o seu ranking. Feliz Dia Star Wars!