Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
New Pokémon Snap - As melhores fotos são memórias de bons tempos

New Pokémon Snap – As melhores fotos são memórias de bons tempos

Foram 22 anos de fãs pedindo e finalmente, no Nintendo Switch, recebemos uma sequência de Pokémon Snap do Nintendo 64. New Pokémon Snap chegou em 30 de Abril, desenvolvido pela Bandai Namco em parceria com a Nintendo. Considerado apenas “um jogo de tirar fotos”, New Pokémon Snap expande os horizontes poligonais do original em um mundo com muito mais monstrinhos do que os originais 151 e com muito mais detalhes gráficos.

New Pokémon Snap - As melhores fotos são memórias de bons tempos

Só tirar fotos?

Em termos simples, sim. New Pokémon Snap, assim como o original, é um jogo só de tirar fotos. Mas assim como qualquer jogo, sua premissa básica é a base para a expansão da aventura com desbloqueáveis, áreas diferentes, missões e muito mais. Alguém pode dizer (e muitos já disseram) “mas Pokémon GO você pode tirar foto”. Sim, mas Pokémon GO é um jogo de captura por GPS no mundo real com função fotografia. Assim como The Legend of Zelda: Link’s Awakening tem um minigame de pesca dentro do jogo, mas não é um jogo de pesca.

A premissa das fotografias é a base do jogo, é com elas que você vai conhecer novos ambientes, “capturar” em fotos os Pokémon em seus habitat naturais, interações com o ambiente e com outros monstrinhos, tal qual um pesquisador de um canal de vida selvagem. Claro que não é um jogo para todos, assim como outros spin-offs da franquia como Pokémon Mystery Dungeon ou Pokémon Quest.

Em New Pokémon Snap a gente vai conhecer e descobrir os mistérios da região de Lental, uma região do mundo Pokémon onde estranhos fenômenos têm acontecido à alguns Pokémon. O fenômeno Illumina tem feito com que alguns Pokémon e flora do local tenha propriedades brilhantes, emitindo uma estranha luz e aura colorida. O Professor Mirror e sua assistente Rita convocaram você para fotografar a fauna local e tentar desvendar esse mistério.

E são diversas regiões para desvendar, campos, florestas, topo de montanha, cavernas, praias, de dia, de noite e todos recheados de Pokémon ativos e passeando por ali. Aumentando seu nível de exploração você ainda libera novos Pokémon nos ambientes e também tem itens como a Fluffruit e as Illuminas Orbs para ajudar você a capturar em foto as mais diversas ações e reações de cada monstrinho.

Mesmo já passando por um ecossistema você vai ser ver voltando a eles para tentar uma foto com mais estrelas, tentar desvendar um novo caminho, descobrir um novo Pokémon, uma nova reação ou mesmo tirar uma foto que alguém requisitou a você. Pois é, além das missões de história de completar a Photodex com uma foto de cada quantidade de estrelas, você ainda tem títulos para desbloquear, que dependem de missões específicas como tirar fotos de 5 Pokémon de pedra, por exemplo, e fotos em situações específicas, como fotografar o vôo de um Ducklett.

E não é porque é um jogo recheado de missões que não tem plot ou um “final” para a história e por mais que o jogo te leve pela mão por muitos lugares, ainda há aqueles quebra-cabeças que depende de você tentar, pesquisar, investigar e usar todas suas “armas” possíveis para decifrar, e isso é muito bom.

New Pokémon Snap - As melhores fotos são memórias de bons tempos

#SemFiltro

A indústria fotográfica cresceu muito rápido dentre esses 22 anos de diferença entre os títulos da franquia e isso se reflete um pouco em uma das grandes novidades do título. É possível re-editar as fotos tiradas, bem como adicionar stickers, efeitos e molduras antes de subir na sua página para os outros jogadores do mundo verem e derem “like” na sua fotos. Quase como um Pokégram! É uma adição bem vinda e divertida ao jogo.

Mesmo com uma resolução gráfica aquém do esperado para um jogo que segue um caminho linear nos ambientes, para a franquia e para a desenvolvedora Bandai Namco, é um jogo que apresenta um cuidado com o universo de que faz parte. Principalmente visível no modo dock, a qualidade gráfica fica bem melhor no modo portátil, e o jogo em si também faz muito bom uso do modo com o motion control e o giroscópio do Switch, que te faz procurar os Pokémon como se tivesse realmente uma câmera na mão. As personalidades dos Pokémon estão bem representadas e a jornada é divertida e encantadora mesmo sem uma trilha memorável como o original apresentou de maneira melhor.

A pouquíssima dublagem deixa um gostinho de quero mais, ainda mais após um jogo sem voiceover nenhum como Pokémon Sword & Shield e a falta de uma tradução em português se vê muito presente quando o jogo é basicamente direcionado a crianças para se aventurarem nesse mundo deslumbrante. É uma ótima memória, assim como boas fotos que já não mais se fazem como antigamente.

Revelando as fotos

Mas como disse acima, New Pokémon Snap não é para todo jogador, não é um jogo de ação rápido ou um RPG estratégico, é um jogo de contemplação e conquista de missões, descobrir, tentar achar o melhor ângulo, passear e se apaixonar por cada reação. New Pokémon Snap é uma ótima volta aos velhos tempos de jogos mais tranquilos, demorados, e funciona muito bem ao atingir na nostalgia dos antigos treinadores Pokémon da década de 90. Mas também encanta crianças que são apaixonadas pelo universo dos monstrinhos. Seria o jogo ideal para jogar com um filho ou sobrinho se tivesse legendas em português, mas ainda assim é uma incrível jornada de volta a esse mundo espetacular.

New Pokémon Snap chega no preço regular de AAA da Nintendo, por R$299,00 e você pode adquirir pela eshop nacional do Switch e também por este link.

New Pokémon Snap
8.7 / 10 Nota Final
Prós
- Ótima sequência do original de 64
- Muitas missões e desbloqueáveis
- Ambientes vivos e com fator replay
- Bela ambientação e personalidade dos Pokémon
- Perfeito no modo portátil com giroscópio e alguns elementos em touch screen
Contras
- Trilha sonora não memorável
- Alguns detalhes técnicos e gráficos aparentes
- Falta uma tradução PT-BR
- Pouquíssima dublagem
Resumo
Recheado de nostalgia e missões, New Pokémon Snap é um título incrível em um spin-off de Pokémon, mesmo não sendo para qualquer tipo de público. Se você busca uma aventura tranquila, completando missões e procurando a melhor foto da reação de um Pokémon em seu habitat, esse jogo é para você!
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: New Pokémon Snap foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]