Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Nintendo anuncia Game Builder Garage para Nintendo Switch

Nintendo anuncia Game Builder Garage para Nintendo Switch

Por meio de seu Twitter oficial, a Nintendo anunciou Game Builder Garage, que consiste em um programa para Nintendo Switch em que os usuários do console poderão desenvolver os seus próprios jogos e compartilhar com os demais jogadores. O aplicativo lança em 11 de Junho por R$149,00 na eShop brasileira.

Com o Game Builder Garage, será possível aprender sobre programação de jogos, ter aulas de ensino a respeito de como criar os jogos além do modo de programação livre, onde o usuário pode desenvolver o jogo como deseja.

Também será disponibilizado um mouse compatível que poderá auxiliar no desenvolvimento dos jogos. E aí, ansioso pra ver? Confira abaixo o comunicado oficial da Nintendo sobre do jogo:

Você já sonhou em criar seu próprio videogame? 

Esse sonho pode se tornar realidade com o software Game Builder Garage, lançado exclusivamente para o console Nintendo Switch em 11 de junho. Com este novo software, crianças e pais e todos os outros podem se divertir aprendendo a criar e compartilhar seus próprios videogames. 

Ao conectar criaturas coloridas chamadas Nodon, qualquer pessoa pode desfrutar de aprender como criar seu próprio jogo por meio de lições divertidas e guiadas que cobrem o básico da programação de jogos visuais – e nenhuma experiência anterior é necessária!

Nodon são criaturas com grandes personalidades que são usadas para ajudar a construir seus jogos do zero.  Existem dezenas de Nodon no Game Builder Garage, cada um com uma função única, e você pode aprender a construir jogos apenas conectando-os de várias maneiras. Por exemplo, você pode criar e mover um personagem semelhante a um humano com um stick analógico apenas conectando Stick Nodon com Person Nodon! 

Assim, você aprenderá o básico da programação de jogos de uma forma divertida e intuitiva. Você também será capaz de criar uma grande variedade de tipos diferentes de videogames – desde jogos de plataforma de rolagem lateral a pilotos de kart e aviões espaciais!

“Para quem sempre quis fazer seus próprios videogames, o Game Builder Garage é o lugar perfeito para começar”, disse Nick Chavez, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Nintendo of America. “Por meio do uso de lições guiadas e personagens Nodon memoráveis, o Game Builder Garage ajuda a tornar a criação de videogames tão divertida quanto jogá-los!”

Ao inicializar o Game Builder Garage pela primeira vez, você pode começar com o Modo de aula.  Aqui, você encontrará o colorido e peculiar Nodon, as criaturas que você usará para aprender o conceito básico de programação visual em aulas interativas passo a passo que você pode fazer no seu próprio ritmo. 

Essas lições são projetadas para serem divertidas, envolventes e perfeitas para pessoas de todos os níveis de experiência, com pontos de verificação entre os jogadores para testar seus conhecimentos resolvendo pequenos quebra-cabeças ou tarefas. No modo de Programação Livre, você pode dar vida às suas próprias ideias de jogo, colocando em teste todas as habilidades aprendidas nas lições.  Com o simples toque de um botão, você pode alternar entre a tela de programação e do jogo para testar rapidamente sua criação e ver como ela funciona.

Se você está procurando um pouco de inspiração, pode trocar e baixar jogos com amigos e familiares pela internet ou por meio de uma conexão sem fio local.  Esta é uma ótima maneira não apenas de exibir algumas de suas próprias criações, mas também de conferir os jogos criados por outros jogadores.  Você pode até entrar no modo de Programação Livre para puxar a cortina sobre a programação de jogos carregados por outros jogadores para estudá-los e aprender alguns truques de sua preferência!

Embora o Game Builder Garage possa ser controlado com um controlador Joy-Con, um controlador Nintendo Switch Pro ou os controles do sistema Nintendo Switch Lite, você também pode criar jogos usando um mouse compatível conectado à porta USB do dock Nintendo Switch.  Essa opção de controle pode ser mais fácil para pessoas que amam a sensação de um mouse ao navegar no software.