Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Switch Fit! MELHORES jogos de exercício, queimar gordura e se movimentar no Nintendo Switch

Switch Fit! MELHORES jogos de exercício, queimar gordura e se movimentar no Nintendo Switch

Já estamos há muitos meses de uma quarentena que vai e volta e aquela “barriguinha” está crescendo. E se a sua academia está fechada, mas você tem um Nintendo Switch, SEUS PROBLEMAS ACABARAM! O Canal Coelho no Japão fez (em agosto de 2020) uma seleção com 10 jogos dos gêneros mais variados possíveis, mais que qualquer outro vídeo do assunto na internet, dos melhores jogos para se exercitar, confira!

Vídeo original de 13/08/2020

A – Fitness

É claro que o primeiro jogo tem que ser o tão buscado e nunca achado:

1. Ring Fit Adventures

Lançado bem modestamente em 2019, num vídeo isolado, sem Direct nem nada, Ring Fit Adventure na verdade se tornou um sucesso, mesmo antes da quarentena, batendo 2,17 milhões de unidades vendidas em 2019. Em 2020 o jogo já passou das 3 milhões de unidades, e ultrapassou no Japão as vendas de FINAL FANTASY 7!

O jogo, representante da série Fit no Switch, trouxe o universo Fit e cruzou com Adventures, trazendo uma campanha completa, com fases, mundos, chefes, e RPGs por turno! Sim, porque o sistema de batalha é em turno em um jogo Fitness. Se não fosse o suficiente, ele recebeu uma atualização grátis, incluindo um modo de jogo inédito baseado em músicas de games! 

Ou seja, é o Ultimate Fitness game!

2. Jump Rope Challenge

Esse aqui é quase que mais um aplicativo do que um jogo. Jump Rope Challenge é um jogo gratuito lançado pela Nintendo por conta da quarentena, onde você estabelece e cumpre uma meta diária de ‘’pular corda’’ usando seu Joy-Con. 

E pronto, é isso, extremamente simples e objetivo, é só um presente da Nintendo pra vc não ficar sem se mexer enquanto está em casa e você pode jogar em Coop. Mas lembrem-se de não esperar muito porque é um jogo 100% grátis, não tem itens para gastar, não tem DLC, nada, é um jogo sem fins lucrativos que a Nintendo desenvolveu na hora do almoço.

Mas, nós temos outras opções pra você, bem mais em conta!  Sendo a principal alternativa, também publicada pela Nintendo, apesar de não ser feito por ela:

3. Fitness Boxing

Esse tem demo, então para pelo menos começar você já não gasta nada. Fitness Boxing é um jogo primeiramente de Fitness, e depois de Boxing, como sugere seu nome, mas tem uma veia aí de jogo rítmico também.

Você vai boxear no ritmo de várias músicas, mas calma, essas músicas ficam só de fundinho, são arranjos simplificados, para ficar só fundo sem a música roubar a cena. Você vai passar o exercício ouvindo mesmo é a sua treinadora te mostrando a postura e os movimentos.

Como todo bom jogo Fitness, ele tem um calendário proposto de exercícios, mostrando quantas calorias você perdeu, quanto precisa fazer pra perder X calorias, etc, é um jogo realmente voltado para exercícios. O game pode ser jogado de 2 também, para, além de perder peso em casal, se divertir!

B – Exclusivos Cartoon Sports

Mas se você quer boxear mais seriamente, nós temos um real jogo de luta competitivo que pode ser jogado em Motion Control, e ele é o:

4. ARMS

ARMS é um exclusivo muito bom que foi “apagado” talvez, por ser um jogo quase que de lançamento do Switch, e também porque após o anúncio de Super Smash Bros. Ultimate, a Nintendo realmente largou o jogo. Voltando a dar destaque somente com a DLC de ARMS no próprio Smash.

Você anda, soca, defende e dispara seu ataque especial, tudo com o mover dos seus Joy-Cons! Apesar dos pro-players jogarem em sua maioria o jogo no Pro Controller, sem motion control, existe também quem se arrisca competitivamente com a jogabilidade com movimento.

Mas se o seu objetivo é perder calorias, esquece competitivo. ARMS também é um excelente jogo pra se jogar casualmente! Ele tem modos party como volley, basquete, e outros, e o seu modo de luta tradicional pode ser jogado com até 4 pessoas, ou seja, bota a família toda pra fazer exercício!

Um outro exclusivo que pode ser usado pra queimar calorias, mas também pode ser jogado de modo “normal” é o:

5. Mario Tennis Aces

Esse jogo foi lançado em 2018, e deu uma dividida na base do Switch, muitos gostaram da campanha e das mecânicas competitivas, outros acharam que era melhor ter ficado no lado party mesmo. O jogo tem um modo separado para o Motion Control, com as mecânicas mais avançadas, ou simplesmente o tradicional; dentre esses modos, nós recomendamos aquele onde a bola é maior e mais “bexiga”, facilitando para novos players, já que você pode chamar seus amigos e jogar em até 4 pessoas!

C – Musica/Dança

E se em vez de chacoalhar raquetes quer chacoalhar baquetas, vamos sair dos esportes e partir para os musicais rítmicos, começando com o excelente:

6. Taiko no Tsujin

Taiko no Tsujin é um jogo da Bandai Namco e é baseado na manifestação cultural japonesa de tocar Taiko, que é um tambor, envolvendo ritmo e performance de grupo. Mas esse jogo é também um dos melhores e mais completos jogos rítmicos do Switch! Ele tem muitas músicas, incluindo de jogos como Splatoon e até de animes como “Head cha la” de DBZ e é ÉPICO! 

Mas ele não é moleza não, prepare seu braço, pois você vai perder calorias chacoalhando para lá e para cá, e uma hora jogando Taiko eu aposto que vai dar pra compensar aquele Kit Kat depois do almoço. É sério, jogar esse game no Motion Control é cansativo, mas mesmo assim muito divertido.

O próximo jogo já é bem conhecido, mas não dava para não citar:

7. Just Dance (18, 19 ou 20)

Muitos menosprezam Just Dance, ele é um lançamento anual e não é uma série que busca grandes inovações, mas ele segue se aprimorando, é um jogo de dança muito bom e que funciona sim muito bem no Switch, garante ótimas risadas e muita caloria queimada.

Mas de fato, é um jogo simples, se você está afim de um, pesquise na internet qual tem as músicas que você mais gosta e manda ver!

Um outro jogo de dança é o:

8. Zumba Burn It Up!

É a mesma pegada do Just Dance, mas com Zumba. Esse jogo é mais “cru” em termos de produção, é só o dançarino com um cenário de fundo, chega até ali a beirar um psicodélico. Porém, muitos acham a Zumba um exercício melhor, então, se for pra pegar o Just Dance só pra emagrecer, de repente esse vale mais a pena.

D – Diversos

Um jogo que não é de ritmo ou dança mas, você vai gastar calorias principalmente no modo de ritmo é o:

9. Super Mario Party

Jogar o modo tradicional de Mario Party pode até engordar, pois você pode chamar uma galera pra comer uma pizza, mas, ele tem um modo de jogos ritmos que se jogado no Extend ou no Hard, você vai com certeza dar uma suada.

São minigames rítmicos, que, aliados à competição, vão tirar sua preguiça e te arrancar até a última gota de suor. Além disso, você pode jogar os minigames mais exercitantes, 8 sugestões da equipe:

  • Trike Harder
  • Social Climbers
  • Precision Gardening
  • Feeding Friendsy
  • Net Worth
  • Home On The Rango
  • Rowboat Uprising
  • Get Over It

Além, claro, dos 10 rítmicos.

O próximo é um jogo super esquecido do eShop, que a gente só descobriu a existência quando fizemos a pesquisa para esta matéria, mas ele pode sanar os viúvos do Wii Fit, é o:

10. Yoga Master

Como nossa Wii Fit Trainer não deve ter uma nova aparição no Switch, se você tinha saudades, ou se quer ter uma experiência de Yoga com um jogo virtual de instrutor, é uma boa pedida. Além de uns visuais que lembram aqueles comerciais dos anos 90 de CDs de música romântica, o jogo tem músicas ambiente bem “good vibes”, o que deve ajudar.

Além disso ele tem um pacote de DLC gratuito de “músicas ambiente” e de qualquer forma, fica de curiosidade para vocês a existência desse jogo.

E para encerrar a nossa lista, após jogos de esporte, rítmicos, Fitness, Party Games e até Yoga! Temos Ele! O jogo matador de dragões que agora vai matar suas calorias! SIM! Estamos falando dele:

11. Skyrim

É isso mesmo meus amigos, o port de Skyrim tem incluso um modo de Motion Control a lá The Legend of Zelda: Skyward Sword! Claro que são movimentos leves, mas aposto que se você pegar um set de escudo+espada e se deixar imergir pelo viciante mundo de Skyrim, jogando algumas horas, você está jogando um RPG enquanto faz exercício (A gente avisou que teria jogos de todos os estilos)!

Esperamos que vocês tenham gostado, mas, se vocês estão desanimados, desacreditados de começar a se exercitar nós ainda temos um jogo para mostrar de brinde que é o:

Gym Hero – Idle Fitness Tycoon

Nesse jogo o seu objetivo é fazer o seu avatar perder peso e tornar seu quarto um verdadeiro centro de exercícios! Então de repente você começa com ele, zera o jogo, dá uma motivada, e então se encoraja dizendo “se meu avatar pode, eu também posso!”